Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R7 3700x Recém montado bios mostra 95ºc


Posts recomendados

Olá, 

 

Acabei de montar meu computador com a seguinte configuração:

 

Processador: AMD ryzen 7 3700x

Cooler: AMD prism wraith (o que veio com o processador)

placa-mãe: asrock b450m steel legend - Bios: 2.70

Ram: Corsair veagence rgb pro 2x8 3600mhz

Placa de Vídeo: AMD Red devil RX 5700 XT

Fonte: nidus 500w

Gabinete: BG-007

 

Ainda sem sistema operacional instalado.
 

edit: temperatura do quarto: 16ºc

 

Eu montei o computador, liguei e entrei na bios, fui olhar a temperatura da cpu, assim que ligo, ela sobre abruptamente e estaciona nos 95ºc.

 

C17F124B-89D6-43EC-9E4C-B623F5A76643.thumb.jpeg.cec9d9a9686477ec76397e4cf2ed5d22.jpeg


O detalhe é que mesmo deixando o pc funcionando nessa temperatura por alguns minutos não noto aumento físico de temperatura. Gabinete gelado, ventilação bem fria.

 

Quais as possibilidades? Eu sei que mesmo sem cooler o cpu não deveria atingir essa temperatura em idle. Pode ser algum defeito na placa-mãe? Bios desatualizada? Vale a pena tentar instalar o sistema operacional para medir a temperatura via software? ou corro risco de danificar algo se ignorar esses 95º mostrados pela bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@McLovin ignore, não é relevante pra questão. você instalou corretamente o cooler?


Bom foi minha primeira instalação, mas segui as instruções de um colega mais experiente mostrei tudo por chamada de video antes de instalar, eu diria que o cooler está ok.

 

De qualquer forma não quis abrir o pc e reinstalar o cooler ainda, porque acredito que 95° é uma temperatura muito alta mesmo que não tivesse cooler algum, estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@McLovin sua bios quase é a mais recente, instale a 2.90 GLOBAL

adicionado 1 minuto depois

@McLovin não, sem o cooler bem instalado ou sem o cabo da fan conectada, a temperatura sobe muito mesmo, pois o processador naturalmente esquenta bastante por estar recebendo energia pra funcionar. se eu fosse você, conferia o cooler mais uma vez antes de instalar a nova BIOS só pra ter certeza.

adicionado 2 minutos depois

@McLovin caso tenha duvida, assista:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@McLovin sua bios quase é a mais recente, instale a 2.90 GLOBAL

adicionado 1 minuto depois

@McLovin não, sem o cooler bem instalado ou sem o cabo da fan conectada, a temperatura sobe muito mesmo, pois o processador naturalmente esquenta bastante por estar recebendo energia pra funcionar. se eu fosse você, conferia o cooler mais uma vez antes de instalar a nova BIOS só pra ter certeza.

adicionado 2 minutos depois

@McLovin caso tenha duvida, assista:

 


Bom, acabei vendo o resto da mensagem apenas agora, já atualizei a bios, e a temperatura se manteve com o mesmo comportamento. Para efetuar a reinstalação do cooler preciso tirar a placa-mãe do gabinete ou não é necessário? Deu muito trabalho pra instalar tudo. Para limpar a pasta  térmica uso papel correto? Tem algum cuidado específico antes de abrir o pc? Espero alguns minutos após desligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reinstale o cooler, deve ter instalado errado porque as presilhas sao duras. Deve estar meio torto ou algo do tipo. Nao precisa tirar a placa-mãe pra reinstalar. O cooler nao deve ter nenhum tipo de "jogo" e deve estar 100% fixo e estatico...

 

Pra limpar a pasta termica basta alcool isopropilico ou limpa contato. Tira uma foto da base do cooler e do processador pra vermos como espalhou ela.

 

Meu chute: Nao vai precisar limpar porque acredito que nao esta tendo contato entre os 2 de maneira suficiente, entao nao espalhou nada. Acho que so voce de tirar e colocar ja deve ser suficiente...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@McLovin

4 minutos atrás, Brc disse:

Reinstale o cooler, deve ter instalado errado porque as presilhas sao duras. Deve estar meio torto ou algo do tipo. Nao precisa tirar a placa-mãe pra reinstalar. O cooler nao deve ter nenhum tipo de "jogo" e deve estar 100% fixo e estatico...

 

Pra limpar a pasta termica basta alcool isopropilico ou limpa contato. Tira uma foto da base do cooler e do processador pra vermos como espalhou ela.

 

Meu chute: Nao vai precisar limpar porque acredito que nao esta tendo contato entre os 2 de maneira suficiente, entao nao espalhou nada. Acho que so voce de tirar e colocar ja deve ser suficiente...

 

 

 

adicionado 0 minutos depois

@McLovin se você tem dificuldade pra saber se instalou da forma correta, é melhor fazer o processo fora do gabinete pra ver se está tudo certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira @Brc

 

EC49480C-BA97-4FE2-8466-ECAEEC627E04.thumb.jpeg.485469ff4c698f49d1d085ae1d5935f7.jpeg
 

E94B8245-6B48-4981-BDA3-55705FB749BC.thumb.jpeg.a09b98bbb024df29bc0ad0bb8a245f92.jpeg

 

Bom, o cooler meio que estava mexendo um pouquinho, tentei anexar um vídeo, mas não foi possível, sobre o encaixe do cooler, basta prender a presilha dos 2 lados certo? Se for apenas isso, estava feito.

 

Não possuo álcool isopropílico nem limpa contato.

 

Edit: putz! Não vi que tinha que puxar aquela trava, quando tentei a primeira vez está fazendo muita pressão na placa-mãe, então imaginei que não precisasse, acho que encontrei meu problema

 

edit 2: será necessário trocar a pasta térmica? Ou essa é suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, McLovin disse:

@Caio Ferreira @Brc

 

EC49480C-BA97-4FE2-8466-ECAEEC627E04.thumb.jpeg.485469ff4c698f49d1d085ae1d5935f7.jpeg
 

E94B8245-6B48-4981-BDA3-55705FB749BC.thumb.jpeg.a09b98bbb024df29bc0ad0bb8a245f92.jpeg

 

Bom, o cooler meio que estava mexendo um pouquinho, tentei anexar um vídeo, mas não foi possível, sobre o encaixe do cooler, basta prender a presilha dos 2 lados certo? Se for apenas isso, estava feito.

 

Não possuo álcool isopropílico nem limpa contato.

 

Edit: putz! Não vi que tinha que puxar aquela trava, quando tentei a primeira vez está fazendo muita pressão na placa-mãe, então imaginei que não precisasse, acho que encontrei meu problema

 

edit 2: será necessário trocar a pasta térmica? Ou essa é suficiente?

Tenta reinstalar assim mesmo sem retirar a pasta. Ve como fica, se ficar ruim dai voce compra uma nova e compra alcool tambem

 

As vezes a propria pressao do cooler acaba deixando ela direito sem bolhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Brc disse:

Tenta reinstalar assim mesmo sem retirar a pasta. Ve como fica, se ficar ruim dai voce compra uma nova e compra alcool tambem

 

As vezes a propria pressao do cooler acaba deixando ela direito sem bolhas


Reinstalei, corretamente desta vez, Temperatura por volta de 65º subindo devagar!


muito obrigado pela ajuda! @Caio Ferreira @Brc @Halisson Aparecido
 

Detalhe: 65º ainda não é muito alto para idle? Pode ser a pasta térmica? 
 

Tenho hardware de sobra para o que vou fazer com o pc, recomendam alguma configuração afim de deixar o pc mais frio, mesmo que perca um pouco de performance?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, McLovin disse:


Reinstalei, corretamente desta vez, Temperatura por volta de 65º subindo devagar!


muito obrigado pela ajuda! @Caio Ferreira @Brc @Halisson Aparecido
 

Detalhe: 65º ainda não é muito alto para idle? Pode ser a pasta térmica? 
 

Tenho hardware de sobra para o que vou fazer com o pc, recomendam alguma configuração afim de deixar o pc mais frio, mesmo que perca um pouco de performance?

 

Na bios o PC fica meio quente mesmo, porque o VCore fica alto. Nao esqueca que o ryzen ainda tem picos de tensão e de temperatura instantaneos, entao é normal voce bater o olho e ver que chegou a 75 so de mexer o mouse.

 

Pra monitorar, pegue o hwinfo64, faça suas atividades habituais, tipo jogar etc e veja se o Average fica muito alto. Mais uma vez, o pico sempre sera alto na casa dos 75, nao importa o que voce faça porque ele gera muito calor no mesmo ponto instantaneamente, por melhor que seja o cooler, ele leva um tempo ate transportar o calor.

https://www.hwinfo.com/download/

E com esse programa, faça um teste com Stress CPU

https://www.techpowerup.com/download/cpu-z/

Se ficar muito ruim dai sim eu compraria outra pasta termica e alcool isopropilico... Se a pasta termica + alcool ficar ao redor de 100 reais, eu iria comprar é o Gammaxx 400 hehehe

 

Os outros benchmarks tipo AIDA64, blender, etc stressam muito a CPU de uma maneira que dificilmente voce ira usar a CPU, entao eu costumo ignorar mesmo. o CPUZ fica mais fidedigno ao dia a dia.

 

Da pra melhorar a temperatura melhorando o fluxo de ar colocando mais ventoinhas no seu gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brc disse:

Na bios o PC fica meio quente mesmo, porque o VCore fica alto. Nao esqueca que o ryzen ainda tem picos de tensão e de temperatura instantaneos, entao é normal voce bater o olho e ver que chegou a 75 so de mexer o mouse.

 

Pra monitorar, pegue o hwinfo64, faça suas atividades habituais, tipo jogar etc e veja se o Average fica muito alto. Mais uma vez, o pico sempre sera alto na casa dos 75, nao importa o que voce faça porque ele gera muito calor no mesmo ponto instantaneamente, por melhor que seja o cooler, ele leva um tempo ate transportar o calor.

https://www.hwinfo.com/download/

E com esse programa, faça um teste com Stress CPU

https://www.techpowerup.com/download/cpu-z/

Se ficar muito ruim dai sim eu compraria outra pasta termica e alcool isopropilico... Se a pasta termica + alcool ficar ao redor de 100 reais, eu iria comprar é o Gammaxx 400 hehehe

 

Os outros benchmarks tipo AIDA64, blender, etc stressam muito a CPU de uma maneira que dificilmente voce ira usar a CPU, entao eu costumo ignorar mesmo. o CPUZ fica mais fidedigno ao dia a dia.

 

Da pra melhorar a temperatura melhorando o fluxo de ar colocando mais ventoinhas no seu gabinete


esta com uma temperatura constante de 70º, já faz uns 15 min, não é pico, por isso minha preocupação 😕

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria um cooler master com duas fans da ate pra fazer um overclock sem dor de cabeça com uma pasta silver artick ou equivalente eu uso uma com condutividade térmica de 3.05w e ainda não esta bom temos que levar em consideração o tdp da cpu abraço a todos e vamos de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@McLovin ainda considero alta sim, mas isso pode ser alguma configuração. provável que a placa-mãe esteja jogando uma tensão alta pro processador sem necessidade. você pode fazer undervolt se souber como proceder.

adicionado 2 minutos depois
58 minutos atrás, Brc disse:

Na bios o PC fica meio quente mesmo, porque o VCore fica alto. Nao esqueca que o ryzen ainda tem picos de tensão e de temperatura instantaneos, entao é normal voce bater o olho e ver que chegou a 75 so de mexer o mouse.

 

Pra monitorar, pegue o hwinfo64, faça suas atividades habituais, tipo jogar etc e veja se o Average fica muito alto. Mais uma vez, o pico sempre sera alto na casa dos 75, nao importa o que voce faça porque ele gera muito calor no mesmo ponto instantaneamente, por melhor que seja o cooler, ele leva um tempo ate transportar o calor.

https://www.hwinfo.com/download/

E com esse programa, faça um teste com Stress CPU

https://www.techpowerup.com/download/cpu-z/

Se ficar muito ruim dai sim eu compraria outra pasta termica e alcool isopropilico... Se a pasta termica + alcool ficar ao redor de 100 reais, eu iria comprar é o Gammaxx 400 hehehe

 

Os outros benchmarks tipo AIDA64, blender, etc stressam muito a CPU de uma maneira que dificilmente voce ira usar a CPU, entao eu costumo ignorar mesmo. o CPUZ fica mais fidedigno ao dia a dia.

 

Da pra melhorar a temperatura melhorando o fluxo de ar colocando mais ventoinhas no seu gabinete

não vale a pena qualquer air cooler de entrada pra substituir esse parrudo da AMD. veja os testes: https://theoverclockingpage.com/2020/04/21/comparativo-gammaxx-gte-ou-hyper-212-black-edition-qual-e-o-melhor/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!