Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho três dúvidas, só para garantir.

Minha configuração atual é:

Processador Ryzen 3 3200G.

placa-mãe Prime b450m Gaming/br

GPU: Rx 570 Gaming

Ram: 8GB (2x4 Crucial ballistix sport lt 4gb 2666)

Minha intenção é aumentar a Ram, a placa possui 4 Slots. Só utilizei 2.

Primeiro:

Se eu colocar esses 2x4 +

2x4 sendo HyperX Fury, 2666MHz, DDR4, CL16 (https://www.kabum.com.br/produto/103953/mem-ria-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2666mhz-ddr4-cl16-preto-hx426c16fb3k2-8).

Total: 4x4

Daria conflito com a crucial ballistix? Ambas fariam dual channel? Ou ambas perderiam?

Se der conflito, sugestões de quais 2x4 poderia pegar?

Segundo:

1x8 da HyperX Fury, 2666MHz (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547)

Total: 2x4 + 1x8.

A crucial perderia o dual channel? Ou continuaria dual channel enquanto a Fury ficaria em single até eu pegar outra?

Terceiro:

Li que quando se faz 3x4 com APU, o perde-se desempenho. Mas se tratando de um vídeo offboard, não faz tanta diferença.

É verdade?

É isso.

Postado

Não aconselho a fazer 2x4 +8 porque não ficará dual Chanel (o pente de 8 vai ter que ficar num canal, se ele fica em e os 2x4 em outro, as de 2x4 terão diferenças pra de 8 e ficará single, e AMD perde muito desempenho se ficar em single chanel. Minha dica é vender seus pentes de 4gb logo(porque pente de 4gb a tendência é desvalorizar muito e ficar igual pente de 2gb, aí você se demorar pra vender vai acabar vendendo isso a 50 reais o pente, então aconselho a vender logo ) e pegar 2x8 gb do mesmo modelo e marca (compre junto, pois às vezes mesmas marcas e modelos podem vir com características diferentes).

Em placa onboard a diferença é grande mesmo, em offboarx é menor, mas pode chegar a 30% porque processadores AMD trabalha junto com o clock da Ram, entao single Chanel ou clock de ram baixo da muita diferença de desempenho.

Postado

Entendi a situação.

Uma última dúvida, caso eu continuasse com 2x4, e colocasse elas junto com 2x8, as 2x4 perderiam desempenho ou se completariam?

Postado

@Legoshil acho que se você colocar 8+4 em cada canal e setar frequência e latência elas certinho(nesse caso vai prevalecer a frequência menor ) , talvez possa funcionar, ou dar instabilidade, tem placa que não se dá muito bem com 4 slots. Mas entre 24gb com frequência menor e 16gb com frequência maior, os 16 gb ganham porque dificilmente os 24gb faram mais desempenho que dariam de numa frequência maior. Você pode fazer o teste, provavelmente 16gb dará mais certo, aí você vende os 2x4 ou se ficar bom os 24gb aí pode continuar.

adicionado 38 minutos depois

@Legoshil acho que se você colocar 8+4 em cada canal e setar frequência e latência elas certinho(nesse caso vai prevalecer a frequência menor ) , talvez possa funcionar, ou dar instabilidade, tem placa que não se dá muito bem com 4 slots. Mas entre 24gb com frequência menor e 16gb com frequência maior, os 16 gb ganham porque dificilmente os 24gb faram mais desempenho que dariam de numa frequência maior. Você pode fazer o teste, provavelmente 16gb dará mais certo, aí você vende os 2x4 ou se ficar bom os 24gb aí pode continuar.

Mas sinceramente, não estamos em tempos muito bons de comprar logo 2x4 kkkk. Tá muito caro, a menos que ache usado no Ml por preço bom. Se o consumo estiver muito alto, Tenta então um pente de 8gb de um modelo que tenha certeza que vai achar pra comprar igual depois, aí hora que acabar a quarentena você compra outro a um preço melhor, 16gb mesmo em single pode ter desempenho bom comparado a 8gb dual em caso dos jogos que consomem muita, pois aí mesmo sendo memórias rápidas, o fato do consumo estar o limite faz tornar um fator limitante porque aí o sistema começa usar a memória do HD de ram, aí sim fica lento, 2x4 +8 gb pode ser uma opção boa sim por enquanto até você vender os 2x4 e abaixar os preços da Ram para comprar mais um pente de 8

Postado

Levando tudo em consideração, percebo que 2x8 seria um bom investimento ( quando os preços estiverem mais acessíveis ), farei isso quando os tempos melhorarem ou caso uma promoção bem bacana. Eu prefiro pegar novo por um preço legal, já tive trauma de pegar usado e a maquina ta novinha...

Falando de preço, um único pente na média (com frequência entre 2666/3200) de 8GB, por uns 250 ta caro? Eu não andei consultando os preços mas to achando cerca de 2x8 até 800 reais isso quase me deu infarto. 16GB 2x8 por 500 valeria a pena? É só pra ter uma base, falando de pente novo.

Postado
10 minutos atrás, Legoshil disse:

Levando tudo em consideração, percebo que 2x8 seria um bom investimento ( quando os preços estiverem mais acessíveis ), farei isso quando os tempos melhorarem ou caso uma promoção bem bacana. Eu prefiro pegar novo por um preço legal, já tive trauma de pegar usado e a maquina ta novinha...

Falando de preço, um único pente na média (com frequência entre 2666/3200) de 8GB, por uns 250 ta caro? Eu não andei consultando os preços mas to achando cerca de 2x8 até 800 reais isso quase me deu infarto. 16GB 2x8 por 500 valeria a pena? É só pra ter uma base, falando de pente novo.

Se a marca for boa tá valendo sim, Ram também nem é só a pandemia que deixou caro, como só tem 3 fabricantes de Chips, falta muito matéria prima pra fazer, aí tá subindo muito preço, talvez mesmo depois da Pandemia continue mais um pouco alto também, ficará bom de preço quando lançar as DDR5. Aí você vai comprar pente ddr4 8 gb por 150. Mas 250 8gb ddr4 se for marca boa, vale sim.

Postado
Em 30/04/2020 às 16:08, Legoshil disse:

Pessoal tenho três dúvidas, só para garantir.

Minha configuração atual é:

Processador Ryzen 3 3200G.

placa-mãe Prime b450m Gaming/br

GPU: Rx 570 Gaming

Ram: 8GB (2x4 Crucial ballistix sport lt 4gb 2666)

Minha intenção é aumentar a Ram, a placa possui 4 Slots. Só utilizei 2.

Primeiro:

2x4 sendo HyperX Fury, 2666MHz, DDR4, CL16 (https://www.kabum.com.br/produto/103953/mem-ria-hyperx-fury-8gb-2x4gb-2666mhz-ddr4-cl16-preto-hx426c16fb3k2-8).

Total: 4x4

Daria conflito com a crucial ballistix? Ambas fariam dual channel? Ou ambas perderiam?

Se der conflito, sugestões de quais 2x4 poderia pegar?

Segundo:

1x8 da HyperX Fury, 2666MHz (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547)

Total: 2x4 + 1x8.

A crucial perderia o dual channel? Ou continuaria dual channel enquanto a Fury ficaria em single até eu pegar outra?

Terceiro:

Li que quando se faz 3x4 com APU, o perde-se desempenho. Mas se tratando de um vídeo offboard, não faz tanta diferença.

É verdade?

É isso.

Antes de tudo, um link para referencia. Modos de Memória Intel

Primeiro:

Você ficaria com 2 módulos(Canais) em Dual-Channel, como especificado no link, marca não te faz perder seu Dual-Channel. Em relação a frequência, se houver uma de menor frequência, todas as outras serão setadas para a menor.

E esse 4x4 se referir ao Quad-Channel, sua placa-mãe não teria suporte, seria (2x4 + 2x4) cada em Dual-Channel

Segundo:

Você continuaria com 1 módulo em Dual-Channel, e 1 Single-Channel.

Você só deve seguir as especificações da sua placa-mãe como são trabalhados esses módulos, ou canais, e a organização que o link dispõe.

Postado

@Nêmesis_ Era sobre ser 2x4 + 2x4 cada uma em dual channel mesmo, era uma das minhas dúvidas! Obrigado!

Seguindo essa lógica na parte 2...duas ficariam em dual, ok, e a single channel, caso for numa frequência superior ou na mesma frequência seria prejudicada ou deixaria o dual mais lento?

Postado

@Legoshil Se for na mesma frequência tudo ok. Mas se for menor ou maior, todos seus módulos trabalharam(em frequência) na memória de menor frequência.

Ex: Dual 2x4gb 2666 + 1x8gb 3000

A de 3000 single trabalharia a 2666.

E vice-versa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...