Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Video na frequência máxima sem estar rodando algo pesado


Posts recomendados

Faz uma ou duas semanas que tive esse problema, quando olhava o MSI Afterburner, percebi que a minha placa (Geforce GTX1050 TI) estava com frequência limite de 1729MHz e temperaturas de 50-55°C na área de trabalho, sendo que o normal é 38-40°C. Essa estado ficava por volta de 1 minuto e dps abaixava, mas se eu abrisse qualquer janela nova, ela voltava à mesma coisa. Olhei vários posts na internet do que poderia ser, fiquei as duas semanas tentando resolver, n era Bitminer, vírus, driver da placa, nada. Um dia fui observar junto com o gerenciador de tarefas e percebi que ao finalizar o processo "DWM-1" (gerenciador de janelas da área de trabalho) o problema parava por um tempo mas depois voltava, tentei pesquisar outras respostas, agora envolvendo este processo, botei tudo no modo economia, fiz varredura de antivírus, mas nada funcionou. Então resolvi formatar o PC de vez, presumindo ser algum erro de configuração do windows. Instalei então o Windows 1703, fui atualizando aos poucos e vendo se em alguma atualização o problema voltaria, fui da 1703 para a 1903 e depois para a 1909, o problema não voltou. Decidi então começar a atualizar os drivers da placa, um por um, percebi que após a "442.19" ( a qual eu uso atualmente), a frequência começava a se comportar de forma diferente, quando eu minimizava o jogo, ela continuava alta por um tempo, como se ele ainda estivesse aberto, mas depois diminuía gradativamente, mas não apresentava as frequências e temperaturas altas como antigamente.
Foi assim que consegui resolver então o problema, Formatando o windows e baixando um driver um pouco menos atual, ele é de 02.03.2020, é bem recente até. Parece que o problema foi algum bug no windows quando passei pra alguma atualização.

 

Outros problemas: Durante o problema, as frequências e temperaturas altas também eram causadas quando eu mexia o mouse muito rápido, utilizava a barra de rolagem de um aplicativo qualquer, ou passava o mouse no MSI afterburner, nos gráficos para aparecer a marcação vertical. Após a formatação, o V-Sync travava o FPS em 58, frametime apresentava uma variação constante e visualmente dava pra perceber que não havia fluidez nos quadros, como se ele mostrasse um quadro anterior depois do já produzido, como se estivesse lagado, o boneco andava pra frente dando saltinhos para trás. Resolvi este problema apenas desconectando o cabo HDMI da placa, com o PC desligado, ligando o PC e recolocando o cabo apenas após o PC já está ligado, pois presumi que fosse alguma má identificação do monitor pela placa e isso resolveu o problema, agora o V-Sync funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!