Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou um membro novo no fórum, mas já acompanho a tempos e venho aqui pois necessito de um computador tanto para jogar alguns joguinhos (alguns são "pesados") quanto para acesso normal e trabalhos. 

O orçamento que eu pretendo gastar ainda não foi feito, mas não quero que ultrapasse o valor de R$ 3.000, além de que não será comprado todas as peças de uma vez, neste mês e no próximo queria investir pelo menos R$ 800,00 á R$ 1.000,00 para cada mês. 

As configurações eu ainda não me decidi, por isso estou aqui, quais vocês indicariam? 

AMD Ryzen ou Intel? SSD ou HDD? 2 pentes de 4gb ou 1 pente de 8gb? placa-mãe Asus ou Gigabyte? GTX ou RX?

Estive bastante interessado no processador Intel Core i3-9100F pelo o preço que está (R$ 569,00) e por ser "bonzinho" aos meus olhos eu considerei, até conhecer o AMD Ryzen 3 3400G. Porém não sei qual melhor, considerando que toda minha vida no máximo que eu cheguei a usar foi um Dual Pentium ou um Celeron fraquinho dos anos 2012.

Resumidamente, preciso montar um computador de até R$ 3K, que tenha pelo menos essas seguintes configurações: 

placa-mãe ddr4 que suporte jogos e tenha uma durabilidade boa;

Processador bom que eu possa ficar com ele por pelo menos nos próximos 2-3 anos;

Essas são as duas coisas que mais anseio em ter primeiro. 

Desde já, obrigado pelo o esforço e atenção xD

Perdoem-me se coloquei em lugar errado. 

Postado

Já que você vai comprar mes a mes montaria ele assim:
Primeiro compre:
Gabinete e 2xCooler fan no minimo.

Fonte de preferência uma de 600w com pfc ativo de marca.

Aqui vai as escolhas faz uma semana que a intel lançous sua nova linha com socket 1200, ao mesmo tempo tem só 3 dias que a amd soltou a nova bios para socket am4 e até agora só placas da marca msi receberam a atualização que libera o uso de rams com mais de 3500mhz.

A minha sugestão para comprar os itens mes a mes:

placa-mãe uma b450/x570 para socket AM4

O processador um ryzen 5 3600/7 2400/7 2700

2x8gb ddr4 2666mhz ou 3200mhz(depende da placa que você comprar)

SSD 1tb da Seagate ou da Crucial

Placa de video rx 590 ou 1660ti(é provavel que placas melhores abaixem o preço até lá.

Postado

Os ryzen 2600 em diante ainda irão durar por pelo menos 10 anos tranquilamente. O que você realmente pretende fazer com seu computador? Apenas jogar ou irá fazer stream? O que você tem costume de deixar aberto durante o período em que está jogando? Porque o processador que você citou é de 4n/4th e não é recomendado para multitarefas. Ryzen é mais voltado para trabalhos, criação de arquivos 3D, renderização e coisas do gênero. Mas não significa que não pode ser usado para jogos. Tanto é que os Ryzen estão dominando o mercado brasileiro.

Entre i3 9100 e um R1600 AF, sem sombras de duvidas o 1600. E o preço é o mesmo. Está na promoção na Kabum por apenas R$599 e você pode conferir aqui.

A melhor placa-mãe (na minha opinião) com o melhor custo/benefício é a B450 Aorus. Mas você também pode escolher a Steel Legend. O Preço da B450 está saindo por R$599 e você pode conferir aqui.

Um detalhe é que ela já vem atualizada para suportar a terceira geração dos ryzen (os ryzen 3xxx) além de ter dissipador nos VRAM o que é extremamente importante além de ter 4 slot para memória ram.

Os ryzen tem um leve ganho de desempenho trabalhando em dual channel, então se você conseguir colocar 2x4 ou 2x8 seria o melhor. Use o que caiba no seu bolso. Mas eu realmente indico as RAM de 2666MHz por ter um valor acessível. E tem um artigo aqui no fórum sobre testes de memória a 2400, 2666 e 2933MHz. O ganho de desempenho de 2933Mhz não compensa o valor a ser pago. Além do mais, em todos os jogos testados o 2666 sempre se sobressai melhor. Vou deixar o link para você conferir aqui.

Eu acredito que, um HD de 1TB e um SSD de 120GB seja o suficiente para você guardar bastante coisa (jogos, arquivos e etc). Se você pesquisar bem, você paga no máximo 350 a 390 reais em ambos.

GPU é meio que relativo, pois com o preço do dolar nas alturas os preços das placas de vídeo no brasil também pode aumentar consideravelmente. Mas eu indico a RX580 de 8GB. Caso o preço esteja muito alto, pesquise pela RX570 de 8GB. Caso ambas não caiba no seu bolso você pode pega a de 4GB mesmo que irá lhe servir muito bem.

Fonte é essencial você ter uma de PCF ativo e de marca. Se seguir os conselhos acima, uma de 600w irá lhe suprir e ainda aguentará upgrades futuros sem problema. As marcas que eu acho confiável são: PCYes, Seasonic, Pichau Nidius e Corsair CX (modelo CX e não VS).

Gabinete eu apenas recomendo que pegue um que seja instalado a fonte na parte de baixo do gabinete, de resto, vá ao que lhe agradar mais.

Qualquer duvida é só comentar.

• Obrigado 1
Postado

Reforço o que o companheiro de cima falou. A config acima é uma intermediária que ira rodar todos os games atuais.

A diferença da RX 580 para a 590, e algo de 10/15% de diferença. Então, a não ser que a diferença de preço seja entre 100/150 reais, fique na RX 580

A 1660Ti é superior a essas duas, e seu comparativo da AMD já seria um 5500XT

Mas, dentre todas as custo-beneficio de placa de vídeo seria a RX 580.

para a placa-mãe AMD, recomendaria uma gigabyte gaming B450. Tem bons dissipadores nos vrm, e faz um dual channel com frequências a quase 3000mhz. A Aorus e a stell legends também são de qualidade, então escolheria a mais barata dentre as 3

Para os processadores ryzen, o inicial seria o 1600AF. Mas caso tenha orçamento maior, pegue o ryzen 5 3600. Seus 6/12 aguentam vários games atuais, e já serve para trabalhos e stream 

Caso seu foco seja realmente trabalho e stream, pegue o Ryzen 7 2700, que é 8/16

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, IgorAlexandre disse:

Os ryzen 2600 em diante ainda irão durar por pelo menos 10 anos tranquilamente. O que você realmente pretende fazer com seu computador? Apenas jogar ou irá fazer stream? O que você tem costume de deixar aberto durante o período em que está jogando? Porque o processador que você citou é de 4n/4th e não é recomendado para multitarefas. Ryzen é mais voltado para trabalhos, criação de arquivos 3D, renderização e coisas do gênero. Mas não significa que não pode ser usado para jogos. Tanto é que os Ryzen estão dominando o mercado brasileiro.

Entre i3 9100 e um R1600 AF, sem sombras de duvidas o 1600. E o preço é o mesmo. Está na promoção na Kabum por apenas R$599 e você pode conferir aqui.

A melhor placa-mãe (na minha opinião) com o melhor custo/benefício é a B450 Aorus. Mas você também pode escolher a Steel Legend. O Preço da B450 está saindo por R$599 e você pode conferir aqui.

Um detalhe é que ela já vem atualizada para suportar a terceira geração dos ryzen (os ryzen 3xxx) além de ter dissipador nos VRAM o que é extremamente importante além de ter 4 slot para memória ram.

Os ryzen tem um leve ganho de desempenho trabalhando em dual channel, então se você conseguir colocar 2x4 ou 2x8 seria o melhor. Use o que caiba no seu bolso. Mas eu realmente indico as RAM de 2666MHz por ter um valor acessível. E tem um artigo aqui no fórum sobre testes de memória a 2400, 2666 e 2933MHz. O ganho de desempenho de 2933Mhz não compensa o valor a ser pago. Além do mais, em todos os jogos testados o 2666 sempre se sobressai melhor. Vou deixar o link para você conferir aqui.

Eu acredito que, um HD de 1TB e um SSD de 120GB seja o suficiente para você guardar bastante coisa (jogos, arquivos e etc). Se você pesquisar bem, você paga no máximo 350 a 390 reais em ambos.

GPU é meio que relativo, pois com o preço do dolar nas alturas os preços das placas de vídeo no brasil também pode aumentar consideravelmente. Mas eu indico a RX580 de 8GB. Caso o preço esteja muito alto, pesquise pela RX570 de 8GB. Caso ambas não caiba no seu bolso você pode pega a de 4GB mesmo que irá lhe servir muito bem.

Fonte é essencial você ter uma de PCF ativo e de marca. Se seguir os conselhos acima, uma de 600w irá lhe suprir e ainda aguentará upgrades futuros sem problema. As marcas que eu acho confiável são: PCYes, Seasonic, Pichau Nidius e Corsair CX (modelo CX e não VS).

Gabinete eu apenas recomendo que pegue um que seja instalado a fonte na parte de baixo do gabinete, de resto, vá ao que lhe agradar mais.

Qualquer duvida é só comentar.

na verdade o i3-9100f ta por mais barato uns 50-100,00 e as rx tão começando a faltar no mercado.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101918&gclid=Cj0KCQjw17n1BRDEARIsAFDHFexjaPO43yJQrlrfrR0EgN9v36tI-JkBxqZZVpX7FJt389Sx09DbO6AaAls7EALw_wcB

Postado
2 minutos atrás, Julio Barros disse:

A diferença no preço não condiz com o desempenho. 1600 é muito superior. As RX podem estar em falta no site que você procura, mas em todos que eu olho (zoom, submarino, pichau, kabum, terabyte) ainda tem bastante GPU RX. O que uma não tem a outra complementa.

Postado

@Julio Barros

9 minutos atrás, Julio Barros disse:

Primeiro compre:
Gabinete e 2xCooler fan no minimo.

Fonte de preferência uma de 600w com pfc ativo de marca.

O gabinete e os dois Cooler Fan no qual você fala é aqueles gabinetes com os coolers frontais? O gabinete seria uma das últimas opções pois ainda tenho 2 gabinetes (super velhos, se brincar tem ferrugem nele) aqui em casa. Fora que design de "lindezas" eu não ligo muito. Recomendaria um gabinete RGB? 

Em quesito de fonte, um modelo mais caro que encontrei mas me agradou um pouco foi a "Fonte 600W TT SMART RGB 80 PLUS WHITE" da Thermaltake. Há um modelo da KCAS que é R$ 100,00 mais barato que a da Thermaltake, o modelo é a "600W KCAS 80 PLUS BRONZE". Qual escolheria? Ou acha melhor uma opção dos sites como Aliexpress/Kabumm (sites de fora), achei estes dois modelos numa das melhores lojas de informática da minha cidade. Uma custa R$ 479,90 e outra R$ 374,90, respectivamente. 

23 minutos atrás, Julio Barros disse:

Placa-mãe uma b450/x570 para socket AM4

O processador um ryzen 5 3600/7 2400/7 2700

2x8gb ddr4 2666mhz ou 3200mhz(depende da placa que você comprar)

SSD 1tb da Seagate ou da Crucial

A respeito da placa-mãe da qual você citou, achei o preço um pouquinho elevado para qual queria gastar. Diga-me, o modelo da Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, pode ser considerável? Valor mínimo de R$ 569,00. 

Á memória SSD, queria uma de pelo menos 250GB (pelo menos uns 400 reais) e poderia ser adicionado um HDD para armazenamento de dados, etc. Isto é uma solução a curto prazo, pois no começo do próximo ano consideraria trocar para 1TB ou menos. 

adicionado 16 minutos depois
24 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Pesquisei e gostei bastante da RX580 8GB, porém o preço dela extrapola e muito o meu orçamento. Provavelmente devo escolher uma de 4GB. Mas qual? Não pesquisei muito a fundo sobre os preços, mas a diferença de preço entre a RX580 4GB e a RX570 4GB é de por volta R$ 120,00. Qual recomendaria? 

E somente 120GB de SSD ajudaria mesmo? Mesmo somente com isso, o sistema "ligaria em 10 segundos"? Como dizem.. Obrigado pela recomendação, estou anotando tudo!

adicionado 23 minutos depois

@IgorAlexandre @dimitri5992 A respeito das dúvidas, a princípio eu gostaria de um PC somente para jogos, estudos e trabalho. Mas creio que futuramente venha subir na cabeça o desejo de fazer streams/filmagens. Foi algo que sempre tive, mas que agora é um desejo que está coberto. Creio que futuramente faça streams mas não acredito que será de jogos pesados demais  

Postado

Nas fontes o plus white sempre é melhor.

A placa-mãe é bom pegar uma top de linha pra depois não ficar afundado sem opções de processadores para melhorar independentemente do preço, minha recomendação é que seja no minimo uma b450.

os cooler fan são os ventiladores que ficam pendurados nos gabinetes eles servem para acelerar a retirada do ar quente de dentro, geralmente nos gabinetes mais simpleszinho, fica um cooler fan atrás e outro na lateral.

engraçado que as lojas que eu entrei eram exatamente essas: submarino, pichau, kabum, terabyte, 3 delas não tinha rx 570, 560 nem 550, e as 580 tinham poucas peças tipo 5 em cada loja.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!