Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho meu computador desde 2018 e sempre o utilizei da mesma forma no mesmo local, removendo-o só uma vez para limpeza interna. Eu o usava em um estabilizador, mas depois de ler muito sobre resolvi substituir por um filtro de linha, filtro esse que acabei por escolher iClamper Energia 5. Todavia, após ligar a máquina (já no filtro de linha) ela se desligou e não quis ligar novamente. Verifiquei os detalhes, filtro bivolt e com capacidade de potência muito acima do consumo de minha máquina. Liguei ela (minha máquina) a tomada e para minha infelicidade a mesma não ligou (nem o led frontal). Verifiquei e vi que, por desatenção, a fonte estava configurada para 110V, sendo que minha rede é 220V. Agora a pergunta: porquê nunca antes havia queimado a fonte se ela estava ligada ao estabilizador? Detalhe: meu monitor funciona normalmente no filtro, não acho que seja culpa dele. Agradeço respostas e peço desculpa pela pergunta meio boçal, sou novo no mundo entusiasta dos computadores.

Postado

A fonte já era, com sorte ela morreu sozinha e não levou nada junto, nesses tipo de caso é comum os capacitores de entrada da fonte estourarem e fazer uma bagunça, as vezes sai ate fumaça, mas em geral o PC sobrevive, já que o curto nos capacitores queima o fuzivel da fonte.

Alguns estabilizadores abaixam a tensão de entrada, tipo entra 220V e ele entrega 110V de quebra ajudando a engordar a conta de luz... o monitor não sofreu nada pois provavelmente é full range e trabalha tanto em 110 quanto 220V direto, assim como qualquer fonte decente de hoje.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...