Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há pouco tempo comecei a ter problemas com meu pc, ele vive reiniciando sozinho e eu ainda não consegui identificar o problema, segue as especificações dele:
► Processador - Intel Core i7 4790 3.6GHZ 8MB Cache

► Placa de vídeo - NVidia GEFORCE GTX 960 2GB 128BIT

► placa-mãe - (LGA1150) GIGABYTE H81M-H

► Memória RAM - 8GB ( 2x4 ) DDR3 1600MHz

► Hard Disk - 1000GB HD SATA 3 6.0GB/s

► Fonte - 550W Cooler Master 80 PLUS
Há cerca de um ano eu formatei o PC e separei o mesmo HD em duas unidades de memória, uma de 116gb pra deixar o sistema do Windows e outra de 814gb pra jogos, programas, etc.
Eu monitorei a temperatura do meu PC durante os jogos e a temperatura do processador e da placa de vídeo ficava entre 60~70°C, que acredito ser normal e mesmo fora de jogos ele reinicia sozinho, então não sei se chega a ser algum problema relacionado à insuficiência do meu PC em relação a processador e tal. Depois de um tempo, a unidade de memória de 116gb acabou ficando cheia, com somente 10gb disponíveis e queria saber se ele tá reiniciando por causa disso ou algo assim, é realmente do nada, às vezes eu estou só assistindo um vídeo no navegador e ele reinicia.

• Membro VIP
Postado

Aparentemente está tudo certo.

Você usa filtro de linha, estabilizador, nobreak ou liga direto na tomada?
Tente deletar as coisas dessa unidade que está cheia para liberar espaço, assim você confirma se o problema é a falta de espaço. Sempre é bom deixar um espaço livre pro Windows trabalhar, baixar updates e fazer a paginação.

Postado

@jvrios O primeiro suspeito no seu caso é a fonte. As fontes cooler master, em sua maioria, são de má qualidade. Seria então conveniente testar outra fonte de qualidade (uma Corsair de 450W já seria suficiente). 

Sobre seu sistema, 10 GBs livres no drive de sistema não são suficientes e isso pode sim ser um problema. O sistema precisa no mínimo do mesmo volume de armazenamento que tem de memória RAM instalada, sendo que se o sistema usar hibernação esse volume pode subir substancialmente. O que recomendo que faça é que mova as pastas de usuário para a unidade D.

Para isso você pode ir ao C:, abrir a pasta "usuários", abrir a pasta do seu usuário (você precisa estar logado na conta do usuário que vai mover), selecionar as pastas Documentos, Downloads, Imagens, Área de Trabalho, Favoritos, Músicas e Vídeos, recortá-las e colá-las para outra pasta de sua preferência na unidade D.

Se tiver outros usuários, repita a operação para cada um.

Além disso, certifique-se de que todos os jogos estão mesmo instalados na unidade D, sendo que se você faz uso de Steam, Origin e outros similares, o ideal é que esse programa seja instalado na unidade D.

Se em algum momento precisar reformatar seu PC, aumente o volume da unidade C para pelo menos 150Gb, idealmente 200. 

Além disso, você está sim com temperaturas um pouco altas e isso pode ser uma causa de desligamento automático. Se estas forem suas temperaturas em idle (computador ocioso), então você está superaquecendo consideravelmente. Seu gabinete precisa de uma quantidade boa de ventoinhas, dispostas corretamente, para não sufocar a GPU e a CPU. Certifique-se de que tem todas as ventoinhas possíveis devidamente instaladas e funcionais, com todas as do painel frontal e inferior puxando ar para dentro do gabinete, e todas as superiores e traseiras jogando ar para fora. 

Qual é mesmo o modelo de cooler que sua CPU usa? É o original Intel? Se for, estude a possibilidade de adquirir um cooler avulso de qualidade, pois isso beneficia bastante a CPU para jogos. Um Cooler Master Hyper 212 seria mais que suficiente, mas se quiser investir extra em um Hyper 212 Turbo ou um MA410P, o investimento valerá a pena, pois esses coolers duram facilmente por uma década ou mais, podendo ser reutilizados em futuros upgrades.

Postado
12 minutos atrás, grievous disse:

Aparentemente está tudo certo.

Você usa filtro de linha, estabilizador, nobreak ou liga direto na tomada?
Tente deletar as coisas dessa unidade que está cheia para liberar espaço, assim você confirma se o problema é a falta de espaço. Sempre é bom deixar um espaço livre pro Windows trabalhar, baixar updates e fazer a paginação.

Ligo direto na tomada
Vou formatar o computador pra ver se resolve o problema, vou aproveitar e unificar o espaço de memória

Postado

@jvrios usar programas externos para redimensionar partições (ou até o próprio gerenciador de disco do windows) envolve enormes riscos. Qualquer falha durante o processo pode acarretar na perda de todo o conteúdo do HD e, em alguns casos, até a perda do disco em si. Não recomendo. Se quiser fazer redimensionamento, faça um backup completo dos seus dados (jogos e programas terão de ser reinstalados um a um). Se quiser reaproveitar o sistema, pode usar o macrium reflect (disco inicializavel), mas o procedimento requer intimidade com o programa e é difícil de descrever em um post. Você teria que fazer o backup da unidade C e depois excluir todas as partições. Após a exclusão, teria que recuperar o backup redimensionando o disco C.

Enfim, esta é a opção mais simples e rápida (e segura, sobretudo), seria de instalar o sistema inteiro novamente, do zero.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!