Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou novo aqui mas depois de uma compra que fiz fiquei preocupado e resolvi pediu ajuda aqui.

comprei um roteador DIR-878 AC1900 da D-Link, todas as funções dele são muito boas, já está a caminho de minha residencia. No entanto, comprei sem nem me atentar às configurações do modem da operadora, que é a vivo. O modem é o VDSL ASL-54121T. Percebi que ele não possui nenhuma porta giga ethernet, são todas fast, e o roteador que comprei é giga ethernet.

É possível ligar um modem com portas fast em um com portas giga? Se sim, terei algum prejuizo quando a qualidade do sinal? Outra coisa, junto com o modem comprei também um cabo de rede Cat6 para ligar os dois modens, pois imaginei que assim teria todo o desempenho prometido pelo Giga ethernet e também porque não me atentei com o fato do modem da vivo ser fast ethernet.

podem me ajudar nesta questão? não tenho muito conhecimento na área.

Postado

@Jefferson Ális Salgado Lim Pode ligar um fast em giga sem problema, mas se tu for utilizar mais de 100Mb/s vai ter "gargalo", para ficar mais claro conectar Fast Ethernet numa rede com cabo e roteador Gigabit vai ter perda de performance o mesmo vale para computadores com entrada Gigabit e conexão Fast.

• Curtir 1
Postado

Da pra ligar normalmente equipamento fast Ethernet em um switch ou roteador gigabit, o único porém é que a rede cabeada inteira fica limitada ao padrão mais lento fast Ethernet, mas o wifi em si não é afetado, pois se trata de outra rede física.

100mbps ainda é o suficiente pra maioria das aplicações, a menos que você tenha internet acima de 100Mb ou use um NAS, nesse caso a rede fast Ethernet seria um garga-lo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se o modem é 10/100 tanto faz. Você já está limitado a velocidade mais baixa dele. A vantagem é que sua rede interna, se conectada em gigabit para todos os pontos (PCs), será mais rápida.