Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um pc que montei há 4 meses, e que começou a apresentar vários problemas de hardware após a instalação da última att do windows 10 pro. Motivo pelo qual eu havia retornado à versão anterior. Porém quis formatar o pc, já que já estava com ele há 4 meses, e acabei instalando de novo a última att do windows e de novo os problemas começaram. Da primeira vez que instalei a att tive uma tela azul com problema com a placa de vídeo, opções da bios referentes a velocidade do processador e das memórias ram reduziram para valores padrão, e meu ssd nvme secundário parou de ser reconhecido. Resolvi o problema do ssd dando um boot com um pendrive contendo o ubuntu, e iniciando o processo de instalação do ubuntu até selecionar as partições etc. Daí reiniciei o computador e o ssd havia sido reconhecido novamente. Em seguida retornei a versão anterior. Mas agora depois de ter formatado e instalado a última att, o ssd que contem o windows parou de ser reconhecido hoje depois do computador reiniciar sozinho. Já tentei dar o boot com o pendrive do ubuntu e fazer o mesmo processo que tinha feito anteriormente, mas dessa vez não funcionou, o ssd continuou não sendo mais reconhecido. Alguém poderia me ajudar?

Segue minha configuração:

Mobo: ASUS rog strix x470-f gaming

Memória RAM: 64gb (4x16) ddr4 3600mhz

Placa de vídeo: rtx 2080super galax

SSDs: 2x XPG S40 de 1tb cada

Processador: AMD ryzen 9 3900x

PS: olhei na bios e é encontrado apenas 1 ssd nas opções de boot.

Postado

Uma dica...nas opções de boot ele só mostra dispositivos bootáveis, verifique se esse disco contém a partição responsável pelo boot, ela é separada da C

adicionado 1 minuto depois

Use o Ubuntu, e execute o Gparted para olhar as partições

Postado

Sim f_neto esse ssd que aparece na bios possui uma partição do windows, porém esta partição do windows não apareceu no ubuntu quando fui selecionar a partição para instalar o ubuntu, só apareceu o disco onde esta partição se encontra. E o problema persiste, ao reiniciar a máquina sem o pendrive do linux, o sistema fica pedindo um disco com o sistema que seja válido. Creio que quando o pc reiniciou sozinho, talvez alguma parte da inicialização do windows tenha se corrompido. Estou pensando em instalar uma imagem do windows em um pendrive e tentar reinstalar o windows pelo pendrive, porém só consigo fazer isso num macbook, pois o único computador que possuo disponível é um macbook, isso é possível? digo, fazer um pendrive bootável pro windows 10 pro dentro do macOS?

Postado

No Mac não sei, mas você pode usar um Linux no modo Live, ou seja, experimentar sem instalar
Baixar e instalar o Vetoy Multiboot no pendrive, depois é só colar a ISO de um Windows para a raiz do pendrive e já está pronto para iniciar o pc pelo usb
Tem um vídeo gringo que mostra como fazer, mas vou deixar um resumo 

Downn direto:
https://www.ventoy.net/en/download.html
ventoy-1.0.08-linux.tar.gz

Baixe e descompacte 
Pelo terminal acesse a pasta que contém o script Ventoy2Disk.sh
Exemplo:
cd Downloads/ventoy-1.0.08/

Execute o chmod para o script:
sudo chmod +x Ventoy2Disk.sh

Execute o sh indicando para instalar no pendrive, no exemplo é a sdb:
sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb
Responda com y todas as perguntas

Depois é só copiar e colar, ou arrastar, as imagens .iso para a raiz do pendrive ou subpastas
Aceita iso de Linux, Windows, WinPEs, etc...
Inicie o computador pelo USB, ele aceita nos modos BIOS ou UEFI

Assista a partir dos 1:46 min que é a partir do download
https://www.youtube.com/watch?v=9QU1EjQ48H0

Postado

Entrei no linux live e abri o gparted e ele encontrou todas as partições do ssd onde está o windows, incluindo a partição de boot, vou tentar reiniciar agora e ver se ele encontra o windows.

IMG_20200512_130105.jpg

adicionado 20 minutos depois

Funcionou, vou fazer uma formatação pelo pendrive do windows 10 e não vou mais instalar essa última att.

• 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!