Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disposição dos coolers fans


Posts recomendados

@osmar gomes Os frontais jogando ar para dentro, os demais jogando para fora. O ideal no seu caso é ter quarto ventoinhas instaladas, pois se colocar a quinta jogando ar para fora vai acabar criando um fluxo de ar negativo, o que causa captura de poeira pelas frestas do gabinete. Três puxando ar para dentro e 1 jogando para fora como sugerido pelo @Caio Ferreira gera um fluxo positivo, que por sua vez recicla ar quente e perde eficiência de arrefecimento. Tente fazer fluxo neutro, dois jogando ar para dentro (no tampo frontal) e dois para fora (traseira e superior mais ao fundo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações @osmar gomes 

Eu tive uma experiência prática com algumas fans e gabinetes, então acredito que você precisa entender o seguinte.

 

  • A tua melhor fan de potencial mais forte, soprando para fora, (ATRÁS). Essa é a fan mais importante do gabinete, e se for para ter somente uma no gabinete, ela é a escolha certa; pois enquanto ela remove o ar quente, automaticamente a pressão atmosférica adiciona ar para dentro do gabinete. Remover o ar quente de dentro de um gabinete fechado é mais importante do que assoprar para dentro; pois você já tem a fan soprando no dissipador térmico, (COOLER), então as fans da chassi são acréscimos para melhorar a temperatura ambiente. Mas em um gabinete ABERTO sem as tampas e sem ventilador virado nele, aí sim acredito que a fan traseira assoprando para dentro poderia ser melhor, porém prefiro deixar a tampa fechada devido a poeira, mas dependendo das condições extremas, algumas medidas extremas e temporárias podem ajudar. E na minha experiência nos diversos gabinetes que já usei, independente do ar quente tender a subir, o ar que a (fan traseira) joga para fora é mais quente do que o ar que a (fan no teto atrás) joga para fora, ou seja, a traseira tem mais capacidade em remover o ar quente; independente se coloco apenas uma delas ou as duas.

 

  • Fans dianteiras assoprando para dentro, com aberturas frontais para que essas fans tenham por onde pegar o ar de fora para dentro. Existem gabinetes com vidro frontal fechado nas laterais da fronte, isto impede as fans frontais de puxarem algum ar fresco. Com gabinetes assim existem parafusos legais com suportes emborrachados que podem instalar o vidro frontal mais afastado da chassi; com este espaçamento na lateral da fronte faz com que as fans possam puxar um bom ar de fora do gabinete. 

 

  • As fans instaladas no teto direccionamos para tirar o ar quente do gabinete, devido ao fato do ar quente tender a subir; com a fan no teto atrás sempre sendo mais importante que as no teto a frente. E lembre-se que a pressão atmosférica trabalhará a favor das fans atrás que assopram para fora, principalmente se o teu gabinete estiver no alto e bem arejado. Então não serão "somente duas fans frontais para dentro", mas sim "duas fans frontais para dentro mais a pressão atmosférica". E outra coisa, amigo Osmar, é que a fan no teto a frente quando próximas a fan frontal de cima, tende a soprar mais forte que a fan no teto atrás. E isto porque ela tira o ar fresco que a fan frontal de cima assopra para dentro, enquanto a fan no teto atrás removerá menos ar quente porque a fan traseira já estará removendo bastante ar quente, então a fan de teto atrás remove "as sobras" hehe. Por isto é melhor uma fan na lateral, na porta do gabinete, soprando para dentro, do que no teto a frente. O problema de deixar a grade de teto sem fan é que além de deixar a setup feia, tende a cair mais poeira por ali se você não fechar essa parte que não terá a fan. E se as fans frontais forem muito fortes, a fan do teto a frente ajudará com uma circulação mais dinâmica. Mas ainda prefiro a fan na porta hahah. 

 

   Além do posicionamento, você precisa se esforçar para adquirir fans com um bom CFM (fluxo de ar), e rotação. Por enquanto das fans para gabinete abaixo de 60 CFM + rotação baixa que experimentei e achei inútil, tão inútil me desfiz de todas. Dê uma pesquisada sobre este detalhe. E tomando cuidado com o ruído, pois muita gente se arrepende de fans com alto ruído na hora de estudar... Dependendo das fans, depois de um dia inteiro ligadas, quando você desliga o computador você sofre até uma pressão nos ouvidos hahah, parece até quando estamos na estrada viajando de grandes altitudes para uma praia.

 

   E um gabinete próximo a uma janela, ou porta, traz uma diferença bastante notável, enquanto os gabinetes escondidos no chão, não são uma melhor decisão. Eu deixo o meu no alto e próximo a uma janela. Mas as janelas baixas de primeiro a terceiro andares viradas para a rua, transito, podem trazer bastante sujeira. Só não sei até que andar o transito influencia nisto.

 

   Espero ter ajudado também; e abraços 😁

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@de Deus Me comprometo humildemente a ler tudo que escreveu em breve, mas os primeiros parágrafos foram agravantes. Entendo que queira contribuir e repassar conhecimentos, mas a questão toda é bem mais simples do que exemplificou ali. Seja como for, que bom que deseja participar e contribuir. Na minha humilde opinião, é o primeiro passo para se tornar uma pessoa bem vinda em qualquer ambiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@de Deus Me comprometo humildemente a ler tudo que escreveu em breve, mas os primeiros parágrafos foram agravantes. Entendo que queira contribuir e repassar conhecimentos, mas a questão toda é bem mais simples do que exemplificou ali. Seja como for, que bom que deseja participar e contribuir. Na minha humilde opinião, é o primeiro passo para se tornar uma pessoa bem vinda em qualquer ambiente. 

 

Na verdade, enquanto você estava lendo eu estava fazendo alterações (editando) enquanto Osmar se encontra offline, então estive consertando uma observação equivocada que fiz. Então terminei de alterar justamente antes de você dar [enter] nesse novo comentário hehe. Obrigado pela tua boa intenção, e fico no aguardo para as demais observações afim de me alertar em quaisquer possível equivoco ali.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Boa noite meu querido amigo, novamente eu li e reli esse link indicado para relembra-lo, pois dantes conheço esse link. É definitivamente um bom conteúdo, mas que não atende a todas as situações práticas. A física é muito mais do que levar somente esse link em consideração hehe. 

 

Eu escrevi aquele textinho a cima justamente para atender a maior parte das experiências que o nosso amigo @osmar gomes possa vir a ter em sua vida; pelo menos enquanto utilizarmos essa engenharia de gabinete fechados refrigerados a ar. 

 

Cada frase em meu comentário é bastante relevante na prática e foi testado fisicamente sem achismos. É a única coisa que eu sei sobre computadores, pois fui obrigado a aprender devido as condições de muito calor e verões onde eu morava 😆. Actualmente estou em Curitiba e até mesmo aqui venho usufruindo de cada uma destas observações.. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@de Deus entendo seu ponto de vista. Entendo também que sua perspectiva é baseada na sua experiência, e bem sei o valor disso. Saliento sempre a importância de um fluxo de ar equilibrado simplesmente porque ele atende a rodas as necessidades, em todas as situações, pela minha experiência e conhecimento. 

 

Não me presto a observar cada especificidade do cenário de cada usuário. Me atenho, sim, ao que sei ser universalmente produtivo, pois temos uma infinidade de usuários em nossa comunidade e, com isso, precisamos ser breves e eficientes em transmitir a informação. 

 

Defendo sempre que o fluxo de ar neutro é o ideal, que o fluxo de ar positivo tem seus pontos negativos na criação de pontos de ar quente no interior do gabinete, bem como defendo que fluxos negativos, por mais que tenham o melhor resultado na questão de arrefecimento, tem pontos negativos no acúmulo de poeira que causa acúmulo de calor com o tempo.

 

Enfim, respeito sua opinião. Tento bem adequar a minha aos diversos públicos como você bem faz. 

 

Abraços.

adicionado 2 minutos depois

Extra: parabéns pelo texto que desenvolveu. Pessoalmente não tenho o hábito de copiar e colar textos (exceto pelas minhas indicações regulares de gabinetes), mas compreendo que é produtivo e muitíssimo bem vindo nesse ambiente. Enfim, parabéns pelo esforço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!