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Crashes e BSOD - Minidump corrompido e chkdsk vê arquivos corrompidos


Ir à solução Resolvido por Daniel Good God,

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Postado

Prezados, boa tarde.

 

Acredito que o título descreva bem um problema que estou tendo. Recentemente aumentei a memória RAM do PC e troquei de placa de vídeo. Nos primeiros dias parecia tudo bem. Entretanto, agora, tenho tido crashes do nada em quase todos os games, simplesmente fecha e volta para o desktop. Em alguns momentos tenho tidos BSODs também, inclusive quando esses crashes ocorrem. Antes vinha tendo apenas umas travadas durante o jogo (até abri um tópico aqui sobre isso). Nesses momentos o SSD ia a 100% de uso, CPU e GPU iam a quase zero. 

 

Agora, tenho tido esses BSODs e jogar ficou impossível. As temperaturas estão ótimas, no máximo 60C.

Tentei analisar o minidump mas o sotware diz que os 4 minidumps criados nos últimos dias estão corrompidos e não podem ser lidos. Ele sugeriu rodar o chkdsk.

Fiz isso, rodei o comando chkdsk c (dois pontos) e ele me deu o seguinte retorno:

 

"O tipo do sistema de arquivos é NTFS.

AVISO!  Parâmetro /F não especificado.
Executando o CHKDSK no modo somente leitura.

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
O registro de atributo (400010, "") do segmento de registro de arquivo 6D890
está corrompido.
O segmento 6D890 do registro do arquivo está corrompido.
  671488 de registros de arquivos processados.
Verificação de arquivos concluída.
  11649 registros de arquivos grandes processados.

Erros encontrados. CHKDSK não pode continuar em modo somente leitura."

 

Em seguida tentei o chkdsk /f, que me retornou:

"C:\Windows\system32>chkdsk /f
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
Não é possível bloquear a unidade atual.

Não é possível executar o CHKDSK porque o volume está sendo usado por outro
processo. Deseja agendar a verificação
deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado? (S/N)"

 

Estou, portanto, entendendo que há algum erro no meu SSD o que tem produzido travadas, crashes e BSOD.

Tentei de novo o comando chkdsk c e ele não apresentou erros, da segunda vez.

 

Alguém tem alguma luz para este pobre quarentenário de quarentena que trabalha muito e perdeu sua principal fonte de diversão? Risos

Desde já obrigado!

Postado
58 minutos atrás, Daniel Good God disse:

Não é possível bloquear a unidade atual.

voce tem que usar o parâmetro /x para desmontar o disco

chsdsk C:/f /r /x

 

Postado

@f_neto @f_neto Obrigado!

 

Tive outro BSOD (estão acontecendo cada vez mais frequentemente, quando tento jogar). Agora não preciso mais do que 5 minutos com qualquer game aberto! Meio receio é que seja a placa de vídeo. Hoje fazem 7 dias que a comprei.

 

Dessa vez consegui abrir o minidump.

A tela azul dá o seguinte erro: 

 

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

 

Analisei o minidump. Recebi o seguinte:

 

Crash dumps are enabled on your computer.

Crash dump directories:
C:\Windows
C:\Windows\Minidump

On Wed 13/05/2020 15:34:54 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\051320-20250-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x1B69C0)
Bugcheck code: 0xA (0x14, 0x2, 0x0, 0xFFFFF80164870100)
Error: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above. This is a software bug.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Tue 12/05/2020 00:35:27 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\051220-10000-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x1B69C0)
Bugcheck code: 0x3B (0xC0000005, 0xFFFFF80653331E54, 0xFFFFF8846DA3DF40, 0x0)
Error: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that an exception happened while executing a routine that transitions from non-privileged code to privileged code.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Mon 11/05/2020 22:53:56 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\051120-13421-01.dmp
This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x1B69C0)
Bugcheck code: 0xA (0xFFFFF806DE94C4F8, 0x2, 0x0, 0xFFFFF8075E502775)
Error: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: NT Kernel & System
Bug check description: This indicates that Microsoft Windows or a kernel-mode driver accessed paged memory at DISPATCH_LEVEL or above. This is a software bug.
This bug check belongs to the crash dump test that you have performed with WhoCrashed or other software. It means that a crash dump file was properly written out.
The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.



On Mon 11/05/2020 18:44:15 your computer crashed or a problem was reported
crash dump file: C:\Windows\Minidump\051120-21203-01.dmp
This was probably caused by the following module: dxgmms2.sys (0xFFFFF80306B547FC)
Bugcheck code: 0x3B (0xC0000005, 0xFFFFF80306B547FC, 0xFFFF960DD6067960, 0x0)
Error: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
file path: C:\Windows\system32\drivers\dxgmms2.sys
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: DirectX Graphics MMS
Bug check description: This indicates that an exception happened while executing a routine that transitions from non-privileged code to privileged code.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem.
The crash took place in a Microsoft module. Your system configuration may be incorrect. Possibly this problem is caused by another driver on your system that cannot be identified at this time.
 

 

Alguma luz!?! 

 

 

adicionado 12 minutos depois

@f_neto Tentei fazer o que você sugeriu. Recebi o seguinte retorno:

 

C:\Windows\system32>chkdsk 😄 /f /r /x
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
Não é possível bloquear a unidade atual.

Não é possível executar o CHKDSK porque o volume está sendo usado por outro
processo. Deseja agendar a verificação
deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado?

 

  • Coordenador
Postado

Basta usar CHKDSK C : /R e depois dizer que SIM e reiniciar. 

adicionado 0 minutos depois

A análise pode demorar várias horas, então fique sabendo que vai ter que deixar o PC ligado até terminar.

Postado
2 horas atrás, Daniel Good God disse:

Deseja agendar a verificação
deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado?

Responda com Sim, é normal 

Ele irá rodar o comando antes do Windows entrar, ou seja, com o disco desbloqueado ou desmontado

 

Postado
4 horas atrás, mick 07 disse:

Basta usar CHKDSK C : /R e depois dizer que SIM e reiniciar. 

adicionado 0 minutos depois

A análise pode demorar várias horas, então fique sabendo que vai ter que deixar o PC ligado até terminar.

 

3 horas atrás, f_neto disse:

Responda com Sim, é normal 

Ele irá rodar o comando antes do Windows entrar, ou seja, com o disco desbloqueado ou desmontado

 

 

Obrigado demais meus caros! Fiz os testes. Executei o comando comando

chkdsk 😄 /f /r /x

 

Me pareceu correr tudo bem. O check foi rápido até os 33%, parou aí por uns 40 minutos, depois reiniciou o sistema. Voltou à tela de teste, mas já em 100%, e iniciou o windows normalmente.

 

Achei o log de execução no log viewer:

 

Verificando o sistema de arquivos em 😄
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.

Uma verificaçao de disco foi agendada.
O Windows verificará agora o disco.                                       

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
  671488 de registros de arquivos processados.                               
Verificaçao de arquivos concluída.
  11715 registros de arquivos grandes processados.                       
  0 registros de arquivos inválidos processados.                     

Estágio 2: examinando a ligaçao do nome do arquivo...
  867 registros de novas análises processados.                         
  812246 de entradas de índice processadas.                                 
Verificaçao de índices concluída.
  0 arquivos nao indexados verificados.                              
  0 arquivos nao indexados recuperados em achados e perdidos.                     
  867 registros de novas análises processados.                         

Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Limpando 1863 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 1863 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 1863 descritores de segurança nao usados.
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
  70380 arquivos de dados processados.                                   
O CHKDSK está verificando o diário de USN...
  40461040 de bytes USN processados.                                           
Verificaçao do diário de USN concluída.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  671472 de arquivos processados.                                                                
Verificaçao dos dados do arquivo concluída.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  4076516 de clusters livres processados.                                     
Verificaçao de espaço livre concluída.

Nao há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma açao necessária.

 233866239 KB de espaço total em disco.
 216537408 KB em 403832 arquivos.
    233024 KB em 70381 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
    789739 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
  16306068 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de   58466559 unidades de alocaçao no disco.
   4076517 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

Informaçoes internas:
00 3f 0a 00 6c 3c 07 00 fc 3b 0d 00 00 00 00 00  .?..l<...;......
cb 01 00 00 98 01 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00  ................

O Windows terminou de verificar o disco.
Aguarde enquanto o computador é reiniciado.
 

 

 

Não recebi nenhuma mensagem posterior ao teste, que durou no total em torno de 1 hora e meia ou 2 horas. Estou até com medo de fazer um teste de estresse (leia jogar) e estar piorando alguma coisa no sistema.

 

Posso estar tendo problemas de hardware (GPU ou SDD), ou acreditam em problema de software? O chkdsk pode já ter resolvido a coisa toda? 

  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Daniel Good God disse:

Nao há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma açao necessária.

 233866239 KB de espaço total em disco.
 216537408 KB em 403832 arquivos.
    233024 KB em 70381 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
    789739 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
  16306068 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de   58466559 unidades de alocaçao no disco.
   4076517 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

 

Seu SSD não apresentou erros, então o problema não é ele.

 

 

8 horas atrás, Daniel Good God disse:

company: Microsoft Corporation
description: DirectX Graphics MMS

Como você trocou de GPU, eu diria que pode ser relacionado a ela. Você desinstalou os driver pelo DDU e instalou os novos drivers?

 

Já fez testes SFC, DISM e na memória RAM?

Postado
9 horas atrás, mick 07 disse:

 

Seu SSD não apresentou erros, então o problema não é ele.

 

 

Como você trocou de GPU, eu diria que pode ser relacionado a ela. Você desinstalou os driver pelo DDU e instalou os novos drivers?

 

Já fez testes SFC, DISM e na memória RAM?

 

 

Bom dia!

 

Mais uma vez obrigado mick 07, pela extensa e paciente ajuda.

Acho que você está certo sobre os drivers de vídeo. Ontem tive outra BSOD e o leitor de minidump me retornou o seguinte:

 

"5 crash dumps have been found and analyzed. A third party driver has been identified to be causing system crashes on your computer. It is strongly suggested that you check for updates for these drivers on their company websites. Click on the links below to search with Google for updates for these drivers:

nvhda64v.sys (NVIDIA HDMI Audio Driver, NVIDIA Corporation)"

 

Assim, reeinstalei o driver no modo customizado e removi a opção NVIDIA HDMI Audio Driver. Estou trabalhando no PC em questão hoje, mas não pude abrir algum jogo para testar. Os BSODs têm sido só durante jogos (com uma exceção uns 3 dias atrás, que deu BSOD em idle).

 

O que me sugerem? Apenas testo, por enquanto? Será que reinstalar o driver pode resolver ou preciso remover pelo DDU de qualquer forma? 

 

Mick 07, não fiz SFC e DISM (não sei o que são esses testes) mas na memória ram eu fiz, o do próprio windows. Fiz algumas vezes, nunca retornou erro. Um dos pentes de memória é relativamente novo (3 semanas), mas rodei 2 semanas com ele sem problemas. Depois da instalação da placa de vídeo, passados alguns dias, comecei a ter os BSOD.

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

EDIT: 

Eu tinha uma GeForce GT1030 e coloquei uma GTX1650. 

Postado

Primeiro veja as especificações se conferem com o modelo

Verifique sem tem um sinal amarelo em triângulo de alerta, o que indicaria ser Fake, falsa

Clicando no ponto de interrogação voce pode fazer um teste de stress

 

GPUZ02Teste.png

Postado
1 hora atrás, f_neto disse:

Primeiro veja as especificações se conferem com o modelo

Verifique sem tem um sinal amarelo em triângulo de alerta, o que indicaria ser Fake, falsa

Clicando no ponto de interrogação voce pode fazer um teste de stress

 

GPUZ02Teste.png

 

As informações coincidem sim. Estou fazendo o teste há 45 minutos, desde que você respondeu, sem erros. Temperaturas em 65C no máximo, sem BSOD. Eu reinstalei o driver ontem à noite. Percebi que no Gerenciador de Dispositivos haviam 2 NVIDIA HDMI AUDIO DRIVER. Depois da instalação um deles sumiu. O que sumiu tinha algo de WDM escrito, não faço ideia do que seja. Estou torcendo para ter sido só esse o problema, um driver mal instalado. Tem como ver algum tipo de resultado do stress test do GPU-Z?

gpuz.jpg

Postado
2 minutos atrás, Daniel Good God disse:

Tem como ver algum tipo de resultado do stress test do GPU-Z?

Não sei, nunca fiz até o final, mas aguarde o final

Eu só verifico o andamento e se nada de anormal aparecer fico tranquilo

  • Solução
Postado

@mick 07 Fiz alguns testes após reinstalar o driver de vídeo, sem nenhum problema até então. Imagino que o driver de áudio da NVIDIA estivesse em conflito, já que após a reinstalação, passei a ter 1 e não 2 drivers NVIDIA HDMI AUDIO no gerenciador de dispositivos. Estou torcendo para que seja isso. 

Muito obrigado pela ajuda até aqui! Se eu tiver novos problemas retorno.

Valeu mick 07 e f_neto!

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