Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite senhores, esta TV inicialmente apresentava o defeito de ligar e desarmar, piscava o logo na tela e a TV desarmava. Medindo a fonte, a tensão de 5V (stand by ) estava ok, mas a tensão de 13V, 40V, 80V ( driver dos leds ) apareciam e iam a 0v quando a TV desarmava, a tensão de 400v ( tensão da fonte PFC ) estava ok. Após ver um video de dicas, fui até rs802, como foi mencionado no video, este resistor fornece alimentação para os pwms da fonte principal e PFC , aparecia 15V no emissor indo a 0v quando a TV desarmava, percebi que havia uma solda fria em rs802. Após ressoldar este resistor, ligando a TV em standby a tensão de 5V está ok, mas as outras não aparecem, (normal ), mas quando se aperta a tecla power, queima o fusível de entrada, mesmo na lâmpada em série. Já medi os diodos que retificam as tensões de 13V, 40V, e da fonte PFC, todos ok. O curioso é que ligando a TV, ela fica em stand by sem queimar o fusível, descartando curto na fonte primária. Não consegui o esquema nem da placa da fonte, nem da TV, se alguém tiver e puder me passar, agradeço, alguma dica também será bem vinda

Postado

boa tarde amigo, já fiz isso. Como o fusível só queima quando se aciona o power e a fonte de 5V é a única que fica ok. Desliguei o conector do back light, pois um curto nele, sobrecarrega o driver dos leds ( fonte de 40 e 80V ) e estas funcionam dependendo da de 13V, iria desarmar esta também, mas mesmo sem o conector ligado continua queimando o fusível de entrada FS801 quando aciona o power. Resolvi testar os componentes fora da placa, e como para a fonte de 13V funcionar, ela precisa da fonte PFC ( a de 400V ) funcionando, testei os componentes desta fonte e encontrei QP 801 ( FET 13NM60N ) com baixa resistência entre seus terminais. Troquei o mesmo, mas o defeito persiste. Vou continuar desligando os componentes das outras fontes ( 13, 40 e 80V ) e ligando a TV para ver om que linha de alimentação está esse curto. Qualquer novidade posto aqui. Não to achando o esquema dessa TV, seria bem mais fácil, se alguém tiver, por favor me passa

Postado
Em 14/05/2020 às 13:51, gerson.cc disse:

encontrei QP 801 ( FET 13NM60N )

pode ser o Ci que controla este FET ou o trafo que ele alimenta em curto, verifique um possivel curto na saida deste trafo (diodos e capacitores)....

não descarte este curto na placa principal tambem... se posivel, faça um teste isolando as outras tensões entre a placa da fonte e a placa principal, deixando passar para a principal, apenas a tensão de standby...

• Curtir 1
Postado

Bom dia amigos, RESOLVIDO o defeito, e confesso, foi um erro primário meu.........rsrsrsrs. Como já relatado, o defeito inicial era a tela ficar piscando porque a fonte desarmava. Analisando e seguindo dicas cheguei em RS802 ( SMD de 10 ohms ) com solda fria. Ressoldado o mesmo, a TV ligava em stand by mas assim que se apertava o botão power, o fusível FS801 queimava. Medindo componentes ohmicamente cheguei a QP801 ( mosfet 13NM60N ) com baixa resistência em seus terminais. Trocado o mesmo pelo equivalente IRF840, o defeito persistia. Este mosfet faz parte da fonte PFC que gera 400v e a partir desta , as fontes de 13v e 40v são geradas. Desligando esse mosfet ( IRF840 ) a fonte ligava e após o botão power ser acionado, não queimava mais o fusível de entrada, mas desarmava em seguida por não haver 13v. Após medir todos os componentes que eram ligados a QP801 e não encontrar nada avariado, resolvi trocar esse mosfet IRF840 pelo original 13NM60N e a fonte passou a funcionar com as tensões ok e assim a TV normalizou com funcionamento ok. O que ocorreu na verdade é que o mosfet 13NM60N tem um encapsulamento plástico e quando eu o troquei pelo IRF840, este tem encapsulamento metálico. Assim, quando eu parafusei este no dissipador, acabei fechando curto nesse mosfet e toda vez que aciionava o botão power fazendo essa fonte funcionar, ocorria o curto queimando o fusível

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...