Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alta temperatura com WaterCooler


Posts recomendados

Pessoal, fiz um upgrade recentemente no meu computador e altas temperaturas estão me intrigando.

Possuo um R5 3600 + B450 AORUS ELITE, em idle fica em média de 50 graus. Isso é normal?

No stress cpu no CPU-Z ele fica entre 75-80 graus.

Meu watercooler é o H45 da Corsair. 

 

OBS.: O gabinete tem 3 fans, 1 traseiro e 2 superiores.

Todos estão jogando o ar para fora.

O watercooler está na parte frontal, em push and pull jogando o ar para dentro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O watercooler foi comprado recentemente ou você tem a algum tempo? Se tem a algum tempo, provavelmente é a água do watercooler. Caso não seja esse fator, vamos eliminando as opções. Apesar de que, 80° ainda é aceitável. O problema é quando começa a chegar em 90° pra mais. Lembrando que, você está fazendo stress no computador e isso faz com que coloque seu computador em cem porcento exigindo tudo dele. Então ele irá esquentar sim. Mas se a temperatura lhe incomoda, vamos la:

 

Antes de colocar algumas coisas em pauta, já experimentou aumentar a velocidade das FANs pelo MSI Afterbunner?

 

 

- O watercooler está bem fixo no processador?

- A pasta térmica que você utiliza, é de qualidade?

- Os FANs estão instalado corretamente?

- Como está o fluxo de ar? Consegue explicar? E qual seu gabinete?

- Durante a jogatina, quanto de temperatura chega?

 

Porque quando eu faço live e jogo o COD Warzone, a única temperatura que sobe consideravelmente é a GPU chegando a 67~70° enquanto o processador fica alterando entre 60-65. Eu tenho um R5 2600 e um WC Masterliquid 120mm da Cooler Master fazendo push-and-pull.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@m4theusbarros Bom dia amigão, tenho quase as mesma especificações que você R5 3600 + Corsair H45. 
Tenho um gabinete NZXT H500 onde tenho o H45 e +4 fans (uma fazendo push in pull no water) e as outras 3 instaladas. Uso a seguinte forma 2 puxando ar para fora (1 de trás e 1 de cima), e as outras 2 da frente empurrado o ar para dentro (resfriando). Utilizo pasta térmica da Rise Frost, meu R5 não passa de 65ºc em dias quentes nos games, teste de estress do cpu-z fico cravado 67ºc..
Obs.: apenas fiz o push in pull porque estava com uma fan sobrando aqui do meu outro gabinete, se alterou 2 a 3ºc foi muito.. 
Se você quiser posso te mandar um foto da minha montagem, abraço  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece normal pra um watercooler de 120mm. Mas eu só olharia a velocidade da bomba mesmo. 
 

você verá flutuações de temperatura e tensão em frações de segundo, é perfeitamente normal nos Ryzen devido a alta densidade de transistores de 7nm gerando calor instantaneamente em um ponto só.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunosantoz Adoraria. 

Muito obrigado pelos comentários. Vou fazer isso na BIOS e vejo o resultado!

adicionado 18 minutos depois
20 horas atrás, IgorAlexandre disse:

- O watercooler está bem fixo no processador?

   Está

- A pasta térmica que você utiliza, é de qualidade?

   Deepcool Z5

- Os FANs estão instalado corretamente?
   Sim, todo ar que sai do PC é frio.

- Como está o fluxo de ar? Consegue explicar? E qual seu gabinete?
   Frontal, entra. Superior e traseira: joga para fora do gabinete.
   AeroCool Bolt RGB

- Durante a jogatina, quanto de temperatura chega?
   67-74 graus.

 

 

adicionado 18 minutos depois
14 horas atrás, EdsonSM disse:

Qual é o seu gabinete?

 

A bomba precisa funcionar com controle de rotação desativado.
Para desativar o controle de rotação, vá na bios e deixe esse conector em Full Speed.

 

Bolt RGB da AeroCool.

adicionado 20 minutos depois

Eu entrei na bios, na parte Q-FLASH, coloquei velocidade total para CPU. Mas na opção, eu marquei PWM.
Não achei "desativado", e agora?
Lembrando: o ar que sai do gabinete é frio. Não sei porque está quente.
A gpu fica em 50 graus enquanto jogo...

adicionado 22 minutos depois

Ah, os fans são da KMEX S1225, eles estão conectados no controlador, e não na placa-mãe, e por isso não tenho controle da rotação.

Tem algum forma de controlar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, m4theusbarros disse:

Ah, os fans são da KMEX S1225, eles estão conectados no controlador, e não na placa-mãe, e por isso não tenho controle da rotação.

Tem algum forma de controlar?

 

Tem quantas fans no gabinete?
É que você não teve como ligar todas na placa-mãe e as que sobraram foram ligadas na fonte?
Para ter controle de rotação é só ligando na placa-mãe e precisariaria de cabo splitter ou hub.
Apenas o cuidado que o limite padrão do conector é de 1A (12V).
 

10 horas atrás, m4theusbarros disse:

Eu entrei na bios, na parte Q-FLASH, coloquei velocidade total para CPU. Mas na opção, eu marquei PWM.
Não achei "desativado", e agora?

 

A bomba foi ligada no cpu fan e o controle setado em PWM?
Dessa forma funciona também.
Apenas verifique a rotação da bomba na bios, creio que seja próximo de 4500 rpm.

 

Apenas complementado:

 


Tanto o Full Speed ou PWM funcionam em 12V e permitem o funcionamento correto da bomba.
A diferença é que o PWM seria mais apropriado para controle de rotação de fans de 4-pinos o que não seria o caso da bomba.

 

Mas se quiser deixar assim sem problemas, mas por convenção a fan é ligada preferencialmente no conector cpu fan e pode manter o controle padrão auto ou até mesmo deixar em PWM.
A bomba pode ser ligada em qualquer um dos outros conectores o que for mais próximo ou achar melhor.
Para desabilitar o controle de rotação deixe o Fan Speed Control em Full Speed.
 

 

 

Quais as temperaturas do processador?
Se quiser verifique com o HwMonitor disponível aqui e o Ryzen Master da AMD aqui.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Está em 4300 em média. E sim, está em PMW.
O gabinete tem 3 fans, 2x superior (removendo o ar), 1x traseira (removendo o ar).
O watercooler está na parte frontal jogando o ar para dentro. (Esse ar sai friozinho).

 

Depois que eu coloquei em PMW, em jogos ficam mais baixos. Cera de 59 graus. Mas em stress de CPU fica 70. Creio eu que seja normal.

 

Obrigado a todos!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!