Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Meu pc atual tem as seguintes especificações:

- EVGA GTX 970 4Gb

- Core i5 -6500 (3,2 Ghz até 3,6 Ghz)

- placa-mãe Gigabyte h110m-h ddr3

- 8 GB RAM

É um PC que comprei entre 2015 e 2016, ainda me serve bem, mas gostaria de dar um upgrade para rodar melhor os jogos atuais e da próxima geração. O pc, por exemplo, roda o GTA 5 de boa ainda, mas obviamente que não no potencial máximo do jogo.

Como atualmente as placas de vídeo mais "robustas" estão muito caras (os hardwares em geral), encontrei alguns itens que me agradaram, mas não sei se seriam compatíveis entre si, se seriam um bom custo benefício (conseguir jogar os atuais jogos e os próximos no ultra ou alto por uns 4 anos pelo menos) etc.

Pensei em adquirir um processador AMD Ryzen 5 3500x e uma placa de vídeo AMD RX 580 8GB. Para isso, sei que teria que substituir também a placa-mãe e a RAM, o que

encareceria o upgrade.

As dúvidas, portanto, são as seguintes:

1- são boas opções? Tendem a aguentar bem pelos próximos 4 ou 5 anos (jogos no ultra ou alto)?

2- é um bom momento para comprar, considerando a instabilidade e a alta do dólar? Não sei se espero, ou se a tendência é encarecer ainda mais - o processador está por R$ 1.099,00 e parece que, há pouco tempo, estava bem mais em conta.

3- Qual placa-mãe de bom custo-benefício seria indicada?

São muitas as dúvidas, mas serei muito grato se puderem me ajudar.

Abraços

Postado

@artur_9991 Olha é uma boa configuração, tua memória não é DDR4 né? e a fonte é qual?

Olha se teu computador atual te atende, não faz muito sentido fazer uma troca nesse momento, dolar ta batendo 6 reais. 

Se não tiver te atendendo ai vale a pena ver o upgrade.

Edit: o que você pode fazer é talvez trocar a placa de vídeo, mas a 970 ta dando um caldo ainda, aguenta bem jogos fullHD.

Postado
37 minutos atrás, artur_9991 disse:

1- são boas opções? Tendem a aguentar bem pelos próximos 4 ou 5 anos (jogos no ultra ou alto)?

A configuração escolhida é sim muito boa, o porém da história é que a diferença de desempenho entre sua configuração atual e essa que pretende pegar é tão pequena que não justifica o investimento.
Pra valer a pena teria que investir em uma placa de vídeo como a 1660 por exemplo.
Vou deixar 2 comparativos pra você ter ideia do quanto o desempenho das duas placa é próximo.
Link 1

Link 2

Claro que tem a diferença de velocidade das memórias (DDR3 x DDR4) e maior margem para jogos multiplayer pela quantidade de Threads do R5, mas ainda sim acho um ganho muito pequeno pra tanto gasto.

2- é um bom momento para comprar, considerando a instabilidade e a alta do dólar? Não sei se espero, ou se a tendência é encarecer ainda mais - o processador está por R$ 1.099,00 e parece que, há pouco tempo, estava bem mais em conta.

Bom momento realmente não é, porém não vejo chance do dólar recuar em meio a nossa crise política e claro a pandemia.

Pra ter toda essa longevidade que você pretende a Rx 580 não é uma boa opção, eu partiria direto pra uma 1660 ou mesmo pra uma Rtx 2060, ai sim valeria a pena (Claro desde que haja disponibilidade financeira).

Outro fator também é que pra configuração atual 8Gb de memória é pouco, além claro do dual channel fazer muita diferença nos jogos. Neste caso 16Gb seria o ideal.

No fim das contas tudo depende de quanto você pretende gastar e outro detalhe fundamental que não foi mencionado, qual a fonte você utiliza no momento, pois dependendo do modelo seria necessária a troca.

3- Qual placa-mãe de bom custo-benefício seria indicada?

Qualquer B450 atende bem essa configuração (Não sendo uma Biostar)

Postado

@João Dub @NIGHT FALL Muito obrigado pelas respostas.

Com relação à fonte, aceito sugestões. Até então, meu pc ficava ligado apenas num estabilizador (me julguem). Mesmo com todas as pesquisas sobre fontes, na época meu pai, que ajudou na compra do PC, insistiu na necessidade de manter o estabilizador.

Na verdade, a configuração atual ainda está bem ok para mim. A vontade pelo upgrade tem também um componente "afetivo": meu irmão está no 3º colegial e no ano que vem irá morar fora para cursar a faculdade. Ele tem muita vontade jogar alguns jogos como Assassin's Creed Odissey que, na máquina atual, já não rodam. Queria dar um up pelo menos para poder jogar esses jogos.

Pensei que a RX 580 fosse muito superior à GTX 970 por conta de um vídeo que vi comparando a RX 580 com a GTX 1660 e aparentemente a diferença era pequena (depois coloco aqui o vídeo da comparação).

Com relação à memória, sim, pretendo passar para 16gb, mas quanto a isso acho que não tem tanta polêmica com relação a modelos ou marcas boas (tem?). Como a minha placa atual é ddr3, na verdade eu perderei as memórias atuais e terei que comprar novas, por isso comentei que encareceria.

Postado
10 horas atrás, artur_9991 disse:

Até então, meu pc ficava ligado apenas num estabilizador (me julguem). Mesmo com todas as pesquisas sobre fontes, na época meu pai, que ajudou na compra do PC, insistiu na necessidade de manter o estabilizador.

Mostre este vídeo a ele.

Com relação à fonte, aceito sugestões.

Corsair Cx450, Pcyes Eletro V2 450w, Pichau Piddus 500w, Deepcool Da500w, Super Flower 450w.
Qualquer uma destas atende tranquilamente uma nova configuração.

Pensei que a RX 580 fosse muito superior à GTX 970 por conta de um vídeo que vi comparando a RX 580 com a GTX 1660 e aparentemente a diferença era pequena (depois coloco aqui o vídeo da comparação).

Entre a Gtx 970 e a Rx 580a  diferença é de apenas uma geração, já entre a 970 e a 1660 são duas gerações, entãp o salto é considerável.
Seu maior problema atualmente nem é tanto a placa de vídeo, mas sim o processador.
Os jogos atualmente estão fazendo muito uso de CPU, Assassin's Creed Odyssey é um ótimo exemplo, até processadores mais fortes estão suando a camisa.
Uma possibilidade interessante também seria trocar primeiro a plataforma (placa-mãe, Processador e Memória e fonte), e ver até onde sua 970 empurra bem os jogos atuais. Se o desempenho não for satisfatório, ai sim você pensaria em trocar a Vga.

Nos testes que eu já vi, ela ainda da um caldo.
Link

11 horas atrás, artur_9991 disse:

Com relação à memória, sim, pretendo passar para 16gb, mas quanto a isso acho que não tem tanta polêmica com relação a modelos ou marcas boas (tem?).

Tem umas marcas bem ruinzinhas, mas já são marcas conhecidas por fabricarem produtos de baixa qualidade como HP, Multilaser etc.
Corsair, Crucial, Hyperx e G-skill são as mais conceituadas e você encontra em tudo que é loja do ramo.

Postado

@NIGHT FALL @NIGHT FALL Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade!

Com relação à duvida que fiquei por conta da RX 580 8gb, foi devido a esse vídeo aqui:

O que eu pensei foi realmente isso, de repente trocar processador, placa-mãe, memória e fonte e ver o que dá. Acredito que já daria uma diferença boa.

Mas, aí, o R5 3500x seria mesmo uma boa opção, ou já deveria ser um processador mais novo? Meu medo é trocar só essas peças e, mais para frente, para trocar a placa de vídeo, ocorrer alguma incompatibilidade.

Postado

@artur_9991 A intel logo mais vai lançar sua 10 geração no mercado, a plataforma AMD te permite mais upgrades futuros, fora a diferença de preço. 

o 1600AF perde um pouco em desempenho em jogos realmente, mas ganha em multi tarefa. 

Eu to com um e com a gtx 970 e to gostando. 

Postado
1 minuto atrás, artur_9991 disse:

Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade!

Com relação à duvida que fiquei por conta da RX 580 8gb, foi devido a esse vídeo aqui:

Lock Gamer. Sensacional esse canal.

A diferença em alguns jogos é pequena mesmo, mas em alguns chega a 20~30 fps.

11 minutos atrás, artur_9991 disse:

Mas, aí, o R5 3500x seria mesmo uma boa opção, ou já deveria ser um processador mais novo?

Não que o R5 3500x não seja uma boa escolha, mas no preço atual dele eu acho que não vale a pena, ele custa na casa de 1100 (Sendo um 6/6) enquanto o R5 3600 custa 180 reais a mais e é um 6/12.
No quesito longevidade e poder de fogo o 3600 é muito mais negócio.

21 minutos atrás, artur_9991 disse:

Meu medo é trocar só essas peças e, mais para frente, para trocar a placa de vídeo, ocorrer alguma incompatibilidade.

Então abandona esse medo porque isso não existe.

Você pode pegar uma plataforma de 2020 e colocar uma placa de vídeo lá de 2005 que vai funcionar.
Da mesma forma pode pegar uma plataforma la de 2005 e colocar uma placa de 2020 que também vai funcionar.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL  Por essa diferença não tão grande assim em alguns games, compensaria pensar na 1660 agora, ou esperar um pouco e tentar uma rtx 2060 ou 2070? O fato de a 1660 ser de 6Gb e não 8Gb pode ser um problema?

o Ryzen 5 3600 seria este?

https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-5-3600-hexa-core-3-6ghz-4-2ghz-turbo-35mb-cache-am4-yd3600bbafbox?gclid=Cj0KCQjw-_j1BRDkARIsAJcfmTEmq2sQCI-Oy17SNqlVg_QbVDoIDDSIfzoKIam_jSVGSfBK6nwfDPoaAknwEALw_wcB

Se sim, realmente a diferença está pequena. Acha que não é o caso, agora, de pensar obrigatoriamente em um processador dos mais caros? Este tende a ter uma boa longevidade? Estava achando ele por coisa de 500, 600 reais a mais que o 3500x, mas esse do link está com pouca diferença de preço.

E, no caso, seria melhor essa linha da AMD mesmo, ou um Core i5-9600 KF 3.7 ghz (4.66 Ghz max.)? Está por cerca de 1.280 reais.

Postado
12 minutos atrás, artur_9991 disse:

@NIGHT FALL  Por essa diferença não tão grande assim em alguns games, compensaria pensar na 1660 agora, ou esperar um pouco e tentar uma rtx 2060 ou 2070?

A questão é quanto você pode gastar, pensando em longevidade quanto mais forte a placa melhor, porém tem um detalhe, se você não tem intenção de jogar em resoluções maiores (2.5k ou 4k) a 2070 não é uma boa escolha, é muito pode de fogo pra Full Hd, neste caso 2060 casa melhor.

18 minutos atrás, artur_9991 disse:

O fato de a 1660 ser de 6Gb e não 8Gb pode ser um problema?

Quantidade de VRAM não é o que dita o desempenho da placa, se fosse assim a Rx 580 de 8gb seria mais forte que a Gtx 1660Ti por exemplo, que possui apenas 6Gb.
Foque-se no desempenho geral das placas, não apenas em uma especificação isolada.

25 minutos atrás, artur_9991 disse:

O próprio.

27 minutos atrás, artur_9991 disse:

Acha que não é o caso, agora, de pensar obrigatoriamente em um processador dos mais caros? Este tende a ter uma boa longevidade?

Pra jogos em Full Hd não, o 3600 é mais que suficiente.

27 minutos atrás, artur_9991 disse:

Este tende a ter uma boa longevidade?

Sim

28 minutos atrás, artur_9991 disse:

E, no caso, seria melhor essa linha da AMD mesmo, ou um Core i5-9600 KF 3.7 ghz (4.66 Ghz max.)? Está por cerca de 1.280 reais.

I5 9600 também é um 6/6 assim como o R5 3500x. Vai atender bem por um tempo mas começa a ficar no limite em alguns jogos como BF4 por exemplo então a tendencia é que não seja tão longevo quanto um processador com mais threads.

Postado

@NIGHT FALL É que já vi alguns jogos cujos requisitos recomendados pedem 8gb de VRAM, então fiquei receoso.

Da 1660 para as rtx a diferença é bem grande, não?

Sobre jogar 4k etc., a 2060 aguentaria também, se for o caso? Ou só a 2070 pra cima? A 2070 é coisa de mil reais mais cara que a 2060, é uma diferença realmente considerável...

E no caso, SE quiser eventualmente jogar nas maiores resoluções, também precisaria ser um outro processador? Por ora, acho que nem está muito "quente" isso de jogos em 4k, mas quem sabe mais para a frente isso se torne regra...

Última coisa: meu receio com processadores AMD é a questão do superaquecimento. Tive um notebook que era bom para jogos há uns anos atrás (hp pavilion 6), mas esquentava demais. Tenho medo de ter problemas com isso no cpu.

Vi alguns comentários falando que o 3600 esquenta bem etc., por isso tenho também esse "medo" da AMD rs.

E com relação à RAM, 2x8Gb é melhor que 1x16GB?

Postado
58 minutos atrás, artur_9991 disse:

@NIGHT FALL É que já vi alguns jogos cujos requisitos recomendados pedem 8gb de VRAM, então fiquei receoso

Depende de muitos fatores, o principal deles a resolução. Pra full Hd 8Gb já é muita coisa.

58 minutos atrás, artur_9991 disse:

Da 1660 para as rtx a diferença é bem grande, não?

Comparativo Gtx 1660 x Rtx 2060
Link Aqui

Vantagem da RTX não é apenas o desempenho, mas a possibilidade de usar Raytracing que deixa os jogos muito mais bonitos.

1 hora atrás, artur_9991 disse:

Sobre jogar 4k etc., a 2060 aguentaria também, se for o caso? Ou só a 2070 pra cima? A 2070 é coisa de mil reais mais cara que a 2060, é uma diferença realmente considerável...

Depende do jogo. No geral até 2.5k ela roda tranquilo já em 4k a jogabilidade fica sofrível.
Rtx 2060 4k

E no caso, SE quiser eventualmente jogar nas maiores resoluções, também precisaria ser um outro processador? Por ora, acho que nem está muito "quente" isso de jogos em 4k, mas quem sabe mais para a frente isso se torne regra...

Vai depender da placa escolhida. Até a RTX 2060 o R5 3600 empurra tranquilo, acima dela já seria necessário pegar algo mais forte.

Última coisa: meu receio com processadores AMD é a questão do superaquecimento. Tive um notebook que era bom para jogos há uns anos atrás (hp pavilion 6), mas esquentava demais. Tenho medo de ter problemas com isso no cpu.

Os amd's antigo realmente eram mais quentes, principalmente a linha FX, porém comparar um desktop com um notebook é completamente sem sentido, ainda mais sendo HP.

Tenho medo de ter problemas com isso no cpu.

Desde que se preocupe com o fator refrigeração não terá nenhum problema, mesmo com o modelo mais quente do mercado.
Gabinete bem ventilado é indispensável para o bom desempenho de refrigeração.
Porém pra sua surpresa, a linha nova da Amd (Ryzen) esquenta menos que a linha atual da Intel devido ao projeto e também a litografia que é menor nos Amd.

E com relação à RAM, 2x8Gb é melhor que 1x16GB?

Sim, pra fazer uso do recurso Dual Channel é preciso de 2 pentes de memória.

Postado

@NIGHT FALL Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vi esse video e pensei que pudesse ter algum problema de superaquecimento, mas tem comentários falando de Core i7 que esquenta até mais. Acho que depende mesmo é de uma boa estrutura de refrigeração, né?

Acho que, no fim das contas, vou pensar em fazer o upgrade de processador, placa-mãe e memórias e deixar a placa vídeo um pouco mais pra frente. Com o Ryzen 5 3600 e eventualmente a gtx 1660 ou rtx 2060, as fontes seriam as mesmas recomendadas acima?

Abraços e obrigado pela ajuda.

Postado

Com o Ryzen 5 3600 e eventualmente a gtx 1660 ou rtx 2060, as fontes seriam as mesmas recomendadas acima?

Boas fontes de 500 atendem muito bem. A pichau niddus 500w esta de  279 no site da pichau.

Postado

@NIGHT FALL Beleza, valeu.

Para matar o tópico de vez, pesquisando sobre as placas fiquei em dúvida se a AMD também tem boas placas atuais, ou se fica bem para trás da Nvidia. Vi ainda comparativos da RTX 2060 e a GTX 1080, que me deixaram ainda mais confuso kkk

Dito isto, dentre essas placas, qual a melhor (não se atendo exatamente às marcas, mas aos modelos)?

- Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 5700 XT Gaming OC, 8GB, GDDR6 - GV-R57XTGAMING OC-8GD

- Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti XC Black Gaming 6GB, GDDR6 - 06G-P4-1261-KR

- Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 OC, 6GB, GDDR6, REV 2.0 - GV-N2060OC-6GD

- Placa de Vídeo XFX AMD Radeon RX 5500 XT THICC II Pro, 8GB, GDDR6 - RX-55XT8DFD6

Postado
Em 16/05/2020 às 09:36, artur_9991 disse:

@NIGHT FALL Beleza, valeu.

Para matar o tópico de vez, pesquisando sobre as placas fiquei em dúvida se a AMD também tem boas placas atuais, ou se fica bem para trás da Nvidia.

Tanto AMD quanto Nvidia possuem ótima placas, esqueça essa questão de marca, como já dito anteriormente apegue-se ao desempenho de cada modelo e a diferença entre ela e o  modelo da concorrente (Rx 590 Vs Gtx 1660 por exemplo).

Vi ainda comparativos da RTX 2060 e a GTX 1080, que me deixaram ainda mais confuso

Ambas as placas são da Nvidia.
Nada mais natural que a geração atual superar a geração anterior. Assim como a linha 3000 vai superar a 2000.

Dito isto, dentre essas placas, qual a melhor (não se atendo exatamente às marcas, mas aos modelos)?

- Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 5700 XT Gaming OC, 8GB, GDDR6 - GV-R57XTGAMING OC-8GD

- Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti XC Black Gaming 6GB, GDDR6 - 06G-P4-1261-KR

- Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 OC, 6GB, GDDR6, REV 2.0 - GV-N2060OC-6GD

- Placa de Vídeo XFX AMD Radeon RX 5500 XT THICC II Pro, 8GB, GDDR6 - RX-55XT8DFD6

Levando em conta apenas desempenho, a sequencia seria (Da mais forte pra mais fraca)

Rx 5700 XT

Rtx 2060

Gtx 1660 Ti

Rx 5500 XT

Postado

@NIGHT FALL  esse kit aqui ficaria legal então?

- placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

- Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16-DR30 (é compatível com a placa-mãe? A descrição da placa-mãe diz que ela suporta até 3466 mhz, isso quer dizer que não poderia colocar uma memoria de 3600 mhz? Se essa nao for a melhor RAM compatível, favor indicar outra)

- Fonte Pichau Niddus 500W

- Processador AMD Ryzen 5 3600

- Placa de vídeo AMD Rx 5700.

Seria tudo compatível, né? Ficaria um pouco salgado (cerca de R$ 5.300,00, sendo R$ 2.500,00 a placa de vídeo), mas se ficar muito bom, talvez compense.

Postado
5 horas atrás, artur_9991 disse:

- Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz

Kit excelente.

- Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16-DR30 (é compatível com a placa-mãe? 

Basta reparar nas especificações. Ambas são DDR4, logo são compatíveis,

A descrição da placa-mãe diz que ela suporta até 3466 mhz, isso quer dizer que não poderia colocar uma memoria de 3600 mhz?

Justamente.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 18/05/2020 às 12:41, artur_9991 disse:

- Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16-DR30 (é compatível com a placa-mãe? A descrição da placa-mãe diz que ela suporta até 3466 mhz, isso quer dizer que não poderia colocar uma memoria de 3600 mhz? Se essa nao for a melhor RAM compatível, favor indicar outra)

Seria tudo compatível, né? Ficaria um pouco salgado (cerca de R$ 5.300,00, sendo R$ 2.500,00 a placa de vídeo), mas se ficar muito bom, talvez compense.

Só pegaria outra B450, pois essa não tem dissipador 

• 4 semanas depois...
Postado
Em 02/06/2020 às 12:25, brender disse:

Só pegaria outra B450, pois essa não tem dissipador 

Falta do dissipador pra um R5 3600 não fará a menor diferença, visto o projeto utilizado no VRM da placa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...