Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

1) Faça uma função que receba um vetor X de 30 elementos inteiros, gerados aleatoriamente com números de 1 a 100, por parâmetro, e retorna, também por parâmetro, dois vetores A e B. O vetor A deve conter os elementos pares de X e o vetor B os elementos ímpares. No método main() faça o preenchimento do vetor, envie para a função juntamente com os dois vetores que receberão os números pares e ímpares e imprima os três vetores.

 

2) Crie uma função que receba, por parâmetro, uma matriz A(5,5), calcule o fatorial de cada um dos elementos da matriz, substitua o valor original de cada posição pelo valor do fatorial e retorne a matriz alterada. Utilize a função que calcula fatorial que já foi criada em outra atividade. Imprima a matriz no método main() antes e depois de chamar a função.

  • Obrigado 1
Postado

Boa noite amigo,

 

A política do fórum é tirar dúvidas, não resolver exercícios.

Por gentileza informe as dúvidas que você tem sobre os exercícios para que o pessoal possa ajudar.

  • Obrigado 1
Postado

@devair1010  É que ele chama "alterar um vetor recebido por um ponteiro parâmetro da função" de "retornar através do parâmetro". Retornar não está se referindo a usar a palavra chave return nesse caso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Consegui fazer os dois.

1) Faça uma função que receba um vetor X de 30 elementos inteiros, gerados aleatoriamente com números de 1 a 100, por parâmetro, e retorna, também por parâmetro, dois vetores A e B. O vetor A deve conter os elementos pares de X e o vetor B os elementos ímpares. No método main() faça o preenchimento do vetor, envie para a função juntamente com os dois vetores que receberão os números pares e ímpares e imprima os três vetores.

 

#include

#include

#include

int aleatorio(int max){

return rand()%max+1;

}

void parImpar(int x[30], int a[30], int b[30]){

int i, cont_a = 0, cont_b = 0;

for(i=0; i<30; i++){

if(x%2==0){

a[cont_a] = x;

cont_a++;

}else{

b[cont_b] = x;

cont_b++;

}

}

}

int main()

{

setlocale(LC_ALL,"portuguese");

srand(time(NULL));

int x[30], a[30], b[30], i;

for(i=0; i<30; i++){

x = aleatorio(100);

a = -1;

b = -1;

}

parImpar(x, a, b);

printf("Vetor X:\n");

for(i=0; i<30; i++){

printf("[%d] ", x);

}

printf("\n\n");

i = 0;

printf("Vetor A(pares):\n");

while(a!=-1){

printf("[%d] ", a);

i++;

}

printf("\n\n");

i = 0;

printf("Vetor B(ímpares):\n");

while(b!=-1){

printf("[%d] ", b);

i++;

}

return 0;

}

 

2) Crie uma função que receba, por parâmetro, uma matriz A(5,5), calcule o fatorial de cada um dos elementos da matriz, substitua o valor original de cada posição pelo valor do fatorial e retorne a matriz alterada. Utilize a função que calcula fatorial que já foi criada em outra atividade. Imprima a matriz no método main() antes e depois de chamar a função.

 

#include

#include

#include

int aleatorio(int max){

return rand()%max+1;

}

int fatorial(int n){

int i, fat=1;

for(i=n; i>=1; i--){

fat = fat * i;

}

}

void fatorialMatriz(int m[5][5]){

int i, j;

for(i=0; i<5; i++){

for(j=0; j<5; j++){

m[j] = fatorial(m[j]);

}

}

}

int main()

{

setlocale(LC_ALL,"portuguese");

srand(time(NULL));

int mat[5][5], i, j;

//preenche a matriz com números aleatórios

for(i=0; i<5; i++){

for(j=0; j<5; j++){

mat[j] = aleatorio(10);

}

}

printf("Matriz original:\n");

//imprime a matriz original

for(i=0; i<5; i++){

for(j=0; j<5; j++){

printf("[%d] ", mat[j]);

}

printf("\n");

}

fatorialMatriz(mat);

printf("\n\n");

printf("Matriz alterada com o fatorial:\n");

//imprime a matriz modificada

for(i=0; i<5; i++){

for(j=0; j<5; j++){

printf("[%d] ", mat[j]);

}

printf("\n");

}

return 0;

}

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!