Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Asus X550L: problema placa de rede velocidade limitada


Posts recomendados

Boa tarde,

Preciso da ajuda de vocês. Tenho um notebook ASUS X550L que funcionava perfeitamente até essa semana. Desliguei ele na quinta a noite e na sexta amanheceu com um problema: velocidade da minha net que era de 100 megas, está limitada em 10 megas. USO INTERNET NELE VIA CABO, não uso wireless. 


- Meu plano de internet contratado é de 100 megas;
- Meu roteador é o TL-WR841N;
- Meu notebook acessava a net, VIA CABO, com essa velocidade de 100 megas até quinta a noite agora; 
- Sexta de manhã a velocidade ficou limitada em 10 megas, conforme pode ser visto na imagem abaixo; 
- Já testei o cabo com outro note e a velocidade bate 100 megas; 

- No wifi do mesmo notebook, ela atinge velocidades superiores a 100 megas;
- Conferi o drive e ele tá atualizado em 12//02/2020;

Já procurei aqui no fórum, já procurei na net algo parecido e nada! Gostaria muito da ajuda de vocês.

O que vocês acham que pode ser?

Velocidade net.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualização:

 

- Peguei um desktop que tinha aqui em casa e coloquei no lugar do notebook. Pluguei no mesmo cabo e para minha surpresa as vezes a velocidade fica em 10,0 Mbps e as vezes em 100,0 Mbps. Ou seja, o problema parece não ser do notebook. E sim do cabo ou do roteador.

- Testei trocar a porta LAN que o cabo está conectado e a velocidade mudou de 10,0 Mbps para 100,0 Mbps. Achei então que poderia ser problema da porta. Mas no dia seguinte aquela porta que estava dando 100,0 Mbps, volta a apresentar velocidade limitada em 10,0 Mbps exigindo que eu faça uma nova troca de porta. E assim tenho feito todos os dias.

Alguém sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Gonçalves Barbosa disse:

Olá @Guilherme.Aut
Aparentemente é problema no cabo, ele é de 4 vias ou 8 vias ? tenta fazer a troca dele e ver se soluciona o problema.

 

O cabo é de 8 vias e é novo. E esse mesmo cabo, que foi instalado há uns 3 meses, sempre funcionou na velocidade de 100 Mbps. Do nada ele começou a variar. Será que é mesmo o cabo? Se for eu vou ter que trocar, mas não quero comprar 15/20 metros de cabo de novo e o problema persistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme.Aut As pontas não tem nenhum indicio de oxidação ? Tenta desabilitar a auto negociação do seu Windows como ultimo teste.

image.png.d498ba3205db5c14af11f2aaff2a171f.png

 

image.png.08200c664424cb0ef2d1712819d7b418.png

 

image.png.d61cc69d5058fe7640d2f0820689f86b.png

 

Se esses passos n resolver, eu tentaria refazer as pontas novamente, antes de repassar todo o cabo. Grande indício de ser o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Matheus Gonçalves Barbosa

1) Não, as portas não tem sinais de oxidação. Eu já troquei o cabo de porta, coloquei em outras portas que estão funcionando com 100 Mbps e quando eu troco o problema persiste. E o pior é a sazonalidade, as vezes conecta com velocidade de 10 Mbps e as vezes de 100 Mbps.

2) Desabilitei a AUTO NEGOCIAÇÃO, coloquei 100 Mbps FULL DUPLEX e continua com o problema: as vezes conecta com velocidade de 10 Mbps e as vezes de 100 Mbps.


Uma dúvida: o cabo em si pode limitar a velocidade? Ou a velocidade é sempre limitada pela placa de rede <---> modem/roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!