Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Preciso da ajuda de vocês. Tenho um notebook ASUS X550L que funcionava perfeitamente até essa semana. Desliguei ele na quinta a noite e na sexta amanheceu com um problema: velocidade da minha net que era de 100 megas, está limitada em 10 megas. USO INTERNET NELE VIA CABO, não uso wireless. 

- Meu plano de internet contratado é de 100 megas;
- Meu roteador é o TL-WR841N;
- Meu notebook acessava a net, VIA CABO, com essa velocidade de 100 megas até quinta a noite agora; 
- Sexta de manhã a velocidade ficou limitada em 10 megas, conforme pode ser visto na imagem abaixo; 
- Já testei o cabo com outro note e a velocidade bate 100 megas; 

- No wifi do mesmo notebook, ela atinge velocidades superiores a 100 megas;
- Conferi o drive e ele tá atualizado em 12//02/2020;

Já procurei aqui no fórum, já procurei na net algo parecido e nada! Gostaria muito da ajuda de vocês.

O que vocês acham que pode ser?

Velocidade net.jpg

• 3 semanas depois...
Postado

Atualização:

- Peguei um desktop que tinha aqui em casa e coloquei no lugar do notebook. Pluguei no mesmo cabo e para minha surpresa as vezes a velocidade fica em 10,0 Mbps e as vezes em 100,0 Mbps. Ou seja, o problema parece não ser do notebook. E sim do cabo ou do roteador.

- Testei trocar a porta LAN que o cabo está conectado e a velocidade mudou de 10,0 Mbps para 100,0 Mbps. Achei então que poderia ser problema da porta. Mas no dia seguinte aquela porta que estava dando 100,0 Mbps, volta a apresentar velocidade limitada em 10,0 Mbps exigindo que eu faça uma nova troca de porta. E assim tenho feito todos os dias.

Alguém sabe o que pode ser?

Postado
1 hora atrás, Matheus Gonçalves Barbosa disse:

Olá @Guilherme.Aut
Aparentemente é problema no cabo, ele é de 4 vias ou 8 vias ? tenta fazer a troca dele e ver se soluciona o problema.

O cabo é de 8 vias e é novo. E esse mesmo cabo, que foi instalado há uns 3 meses, sempre funcionou na velocidade de 100 Mbps. Do nada ele começou a variar. Será que é mesmo o cabo? Se for eu vou ter que trocar, mas não quero comprar 15/20 metros de cabo de novo e o problema persistir.

• 4 semanas depois...
Postado

@Matheus Gonçalves Barbosa

1) Não, as portas não tem sinais de oxidação. Eu já troquei o cabo de porta, coloquei em outras portas que estão funcionando com 100 Mbps e quando eu troco o problema persiste. E o pior é a sazonalidade, as vezes conecta com velocidade de 10 Mbps e as vezes de 100 Mbps.

2) Desabilitei a AUTO NEGOCIAÇÃO, coloquei 100 Mbps FULL DUPLEX e continua com o problema: as vezes conecta com velocidade de 10 Mbps e as vezes de 100 Mbps.

Uma dúvida: o cabo em si pode limitar a velocidade? Ou a velocidade é sempre limitada pela placa de rede <---> modem/roteador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...