Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, 

Poderiam me ajudar por favor 

Pasta2.xlsx

O meu objetivo é fazer um gráfico dinâmico (anexo 1 ) e tabela dinâmica (anexo 2) como as informações do gráfico abaixo, porém eu quero uma segmentação de dados para poder separar por destino.
Na tabela da coluna A até a coluna N eu tenho uma tabela que puxarei os dados, cada linha nessa tabela refere-se a um peso liquido (coluna F) e outras informações, porém tenho mais de uma linha de informações para uma mesma data  
( coluna I), acredito que se eu conseguir na tabela da coluna AB até AD colocar o saldo ( é o menor valor da coluna L de acordo com a data, coluna I) para cada destino em seu determinado dia, eu consigo criar o gráfico que eu quero. 

Obs: Para Arcos inicialmente eu tenho um saldo de 30.000 e a cada dia estou diminuindo esse saldo com o peso acumulado do dia referente a cada destino.
Obs: Para Volta Redonda  inicialmente eu tenho um saldo de 5.000 e a cada dia estou diminuindo esse saldo com o peso acumulado do dia referente a cada destino.

Muito importante: Caso eu não tenha nenhuma linha referente a data na tabela da coluna A até M o saldo na tabela AB até AD será igual ao ultimo saldo (na própria tabela AB até AD) para que quando eu faça o gráfico eu tenha barras preenchidas até o fim do mês independente se tem linha referente a data na tabela da coluna A até M ou não.

Eu preenchi na tabela referente a coluna AB até AD manualmente como exemplo. O gráfico e a tabela são apenas ilustrativos.

Postado

@djacy.neto Na verdade não, o arquivo que você me mandou considera o valor de  30.000 para qualquer destino, uma das premissas é considerar 30.000 para Arcos e 5.000 para Volta Redonda.

O gráfico não atualiza a meta, por exemplo se a meta no dia 01 é de 30.000 para Arcos e no dia 10 ja foi somado de peso liquido (coluna F)  10.000 a meta então seria 20.000. Mas o principal para mim é ajustar os valores de saldo, tudo bem ficar sem a meta. O saldo por exemplo, no dia 07 é de 103403,18 ou seja, muito maior do que os 30.000 iniciais, como eu estou tirando saldo a tendencia é que esse valor seja decrescente, na tabela dinâmica acho que você somou, o correto desse saldo seria 29.899,62 para Arcos e 4.591,59 para Volta Redonda conforme a tabela da coluna AB até AD, que eu preenchi manualmente.

Obs: no gráfico o saldo que é a barra azul sempre será crescente e a meta que é a linha verde sempre será decrescente.

Postado

@Luis Geraldo Nesse caso a meta é diaria e aplica valores diferentes para cada destino certo?

voce pode na coluna da meta aplicar a formula SE para determinar os valores...(=se(coluna_destino="arcos";valor_meta_arcos;valor_meta_volta_redonda)

isso se as metas estiverem fixas. agora se a meta for de acordo com o valor acumulado,

aconselho fazer um calculo de porcentagem em cima dele

Postado

@djacy.neto  ainda sim não ajuda. 

Acho que me expressei mal, vamos tentar de outra forma. O que eu queria por favor é uma tabela dinâmica com o menor valor da coluna L (titulo saldo) separado por dia, ou seja, ficaria de forma automática em uma tabela dinâmica os  dados conforme eu preenchi manualmente (coluna AF até AJ)  ,esse saldo vai ser a minha barra azul no gráfico dinâmico, conforme no exemplo (coluna AF até AJ) 

Obs: A meta de Arcos é igual a 30.000 - (800 * quantidade de dia que ja passaram do mês) e Volta Redonda 5000 - (50 * quantidade de dia que ja passaram do mês)

Pasta2.xlsx

image.png.cc2317bab7f56d0c4dc424d59b929b42.png

Lembrando dessa obs: Muito importante: Caso eu não tenha nenhuma linha referente a data na tabela da coluna A até M o saldo na tabela AF até AJ será igual ao ultimo saldo (na própria tabela AF até AJ) para que quando eu faça o gráfico eu tenha barras preenchidas até o fim do mês independente se tem linha referente a data na tabela da coluna A até M ou não.

O meu principal objetivo é fazer o gráfico com saldo, se não tiver a meta tudo bem.

Obs: Quando tentei fazer o grafico manualmente percebi que os valores organizados da forma que está na coluna AF até AJ facilita a montagem do grafico, melhor que da  coluna AB até AD.

Postado

@Luis Geraldo  essa planilha voce vai ter uma para cada mes ou quer ter uma para trabalhar direto?

porque essa meta para fazer calculando o decréscimo de dias do mes precisa de uma tabela só para fazer essa conta.

caso nao seja necessario a meta, a dinamica fica bem simples,  ela mostra assim:

image.png.006d259e95f026b0c928509435ec59c1.png

quando a gente faz a segmentação de dados como eu fiz no arquivo em anexo, usando o Destino como critério, fica dessa forma:

sem seleção:

image.png.119c2f999258901b2be69d4e34ad140d.png

Destino Arcos:

image.png.339b2b8a9e7d54d67e27c98d545c7d8b.png

Destino Volta Redonda:

image.png.180a76d33a4eec5ab11b35399ad68c61.png

se preferir sem a segmentação, deixa dessa forma:

image.png.6da0643b67f08d9aa491dadbeab35e2e.png

image.png

image.png

Pasta3.xlsx

Postado
1 hora atrás, Luis Geraldo disse:

image.png.cc2317bab7f56d0c4dc424d59b929b42.png

Seria mais fácil usar macro ou apenas fórmulas.

Com fórmulas você pode usar UNICO nas datas e nas outras colunas (Arcos/Volta redonda) uma matricial para pegar os mínimos.

2108116601_print(2).png.da2eb441e027e272b4c7ccf2d129bba8.png

Aí você poderia aplicar outras fórmulas condicionais para ajustar determinados valores como o caso dos zerados.

• Curtir 1
Postado

@Midori Só com a dica de buscar o minimo na tabela dinâmica já me atendeu em 50%. Esse modo que você disse que seria mais fácil com fórmula ou macro, poderia me enviar a planilha por gentileza, pois não sei como usar fórmulas UNICO nas datas (Excel 2010)

Obrigado

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Boa noite, @Midori

Apliquei na tua planilha uma fórmula na coluna Q que retorna as datas da coluna I sem repetidos.

Se foi útil, clique em Curtir.

Quando o tópico estiver solucionado, marque como Resolvido. (Na minha assinatura tem um link para uma instrução de como proceder).

[]s

28_05_20_Rórmula para retornar únicos_Patropi.xlsx

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...