Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de como aproveitar melhor o win2000


Neo - Matrix

Posts recomendados

  • Membro VIP

Aproveite melhor seu Windows 2000

Por Toni Cavalheiro - PC Master

Aprenda a configurar servidores Web, Telnet e de terminais neste sistema operacional

Escolher o melhor sistema operacional para sua empresa é sempre uma tarefa complicada. Mas, na grande maioria dos casos, o escolhido acaba sendo o Windows 98. Porém, pouca gente sabe que este software não foi criado para uso em ambientes corporativos. O sistema operacional da Microsoft para estes casos é o Windows 2000, um software que você aprenderá a tirar melhor proveito nesta reportagem.

A principal diferença deste Windows em relação ao 95, 98 e ME é que ele já oferece a maioria dos servidores utilizados no dia-a-dia das empresas. Só para citar alguns exemplos, o Windows 2000 já conta com um servidor de páginas Web, um de FTP, outro de Telnet e até mesmo um servidor de terminais. Este último recurso permite que você abra terminais em qualquer estação Windows que esteja conectada à sua rede local. E são exatamente estes servidores que você aprenderá a utilizar nesta reportagem.

Além disso, vale destacar que estas não são as únicas qualidades do Windows 2000. Embora ele tenha uma interface muito parecida com a do Windows 98, as semelhanças acabam por aí. Para começar, o kernel do 2000 é muito mais sofisticado do que o do Win98. Só para você ter uma ideia das vantagens que o Windows 2000 apresenta, é muito comum encontrar pessoas que estejam utilizando máquinas Windows 2000 durante meses sem que tenha ocorrido um único GPF (General Protect Fault - Falha de Proteção Geral).

Aliás, vale lembrar que este sempre foi um dos principais problemas do Windows 95, do 98 e até mesmo do NT.

Acompanhe agora um passo-a-passo mostrando como tirar mais proveito do Windows 2000 e instalar alguns dos servidores que já vem com este sistema.

Servidor WWW e FTP

O Windows 2000 já vem com o Internet Information Server 5.0, um dos servidores de páginas Web e FTP mais polêmicos de todos os tempos. Trata-se de um excelente software para você hospedar seu site, mas houve tantos casos de ataques bem-sucedidos em versões anteriores deste servidor que ele acabou ganhando uma má-fama no mercado. Mas você não precisa se preocupar, pois – na grande maioria dos casos – as falhas de segurança já foram corrigidas nesta versão 5.0 do IIS.

Deixando os boatos de lado, o IIS tem seus pontos fortes e fracos. A principal vantagem é certamente a facilidade de uso: com poucos cliques do mouse você pode ter um servidor Web ou FTP configurado corretamente, uma tarefa que seria bem mais complicada se fosse feita no Apache (o principal concorrente do IIS).

A segredo desta facilidade é uma ferramenta do Windows 2000 chamada MMC (Microsoft Management Control), um ambiente integrado em que você controla diversas funções do sistema operacional. A grande jogada deste método de administração é que, uma vez que você aprendeu como o MMC funciona, fica fácil controlar qualquer serviço do Windows 2000.

Quanto às desvantagens do IIS, é impossível não citar a integração da segurança do servidor com a autenticação do Windows 2000. Neste programa, tudo funciona através da mesma base de dados de usuários, de forma que a conta Guest precisa estar habilitada no Windows 2000 para que outros usuários tenha permissão de acessar seu site Web. Este recurso é muito interessante para quem já está acostumado a administrar redes Windows 2000, mas é um verdadeiro terror para pessoas que não estão habituadas com este sistema operacional.

Configurando o IIS

Embora o IIS já esteja disponível como padrão no Windows 2000, é necessário que você habilite este recurso. Para fazer isto, siga o procedimento abaixo:

1. Entre no Control Panel e acesse a opção Add/Remove Programs. Clique em Add/Remove Windows Components e, na tela que se abrir, marque a opção Internet Information Server (IIS). Neste momento você deve ter em mãos o CD-ROM do Windows 2000, pois ele certamente será pedido. Aguarde o término da instalação do programa e, se necessário, reinicie seu computador.

2. Quando sua máquina reiniciar, os servidores Web e FTP já estarão funcionando. Para acessar a tela de configuração, clique no botão Start, escolha Administrative Tools e clique em Internet Services Manager. O programa de gerenciamento dos servidores será aberto em sua tela.

3. Dê um clique duplo sobre o nome do seu servidor e, em seguida, clique sobre o serviço desejado (Default FTP Site ou Default Web Site). Pronto, agora é só clicar com o botão direito do mouse sobre o serviço e escolha as opções New e Site.

4. Se você quiser um site usando as configurações padrão do servidor, basta arrastar o arquivo desejado para a pasta c:\inetpub\wwwroot. A única recomendação é que você chame sua página inicial de default.htm – e não index.html, como a maioria das pessoas costumam fazer (embora isto também possa ser configurado).

Servidor de terminais

À primeira vista, até parece impossível: um 486 com Windows 3.11, 8 MB de RAM e 120 MB de disco rígido rodando Windows 2000 e abrindo o Office em menos de 5 segundos. Isto é possível através de uma recurso chamado Terminal Service, uma das características que já vem integradas ao Windows 2000.

Este recurso permite que você abra terminais idênticos ao servidor em qualquer outra estação Windows da rede. Graças a esta característica você pode, por exemplo, adicionar usuários, controlar impressoras e até mesmo instalar novos programas no servidor usando qualquer estação. Na prática, a máquina cliente funciona apenas como uma interface entre o usuário e o Windows 2000 Server. Sua função é transmitir os comandos digitados pelo usuário e, ao mesmo tempo, exibir uma tela com a interface do Windows. No entanto, tudo isto está sendo processado diretamente no servidor – utilizando inclusive a memória e o processador do Windows 2000 Server.

Embora uma das principais vantagens do Terminal Service seja o aproveitamento de estações obsoletas de uma empresa, o dia-a-dia mostrou que este recurso consegue ir bem além disso.

Ultimamente ele tem sido muito usado na administração remota de redes, principalmente levando em conta que o administrador pode usar um acesso via linha discada para se conectar.

Configurando o Terminal Service

O acesso via Terminal é muito simples e praticamente não requer configurações. Basicamente, você só precisa habilitar o serviço no Windows 2000 e instalar um programa cliente em cada uma das estações que fará o acesso. Veja como fazer isso:

1. Entre no Control Panel e acesse a opção Add/Remove Programs. Clique em Add/Remove Windows Components e, na tela que se abrir, marque a opção Terminal Services. Pressione o botão Next e, na próxima tela, marque a opção Remote Administration Mode. Isto fará com que o acesso via terminais fique disponível para administração.

2. Após o término da instalação, você precisará gravar o programa cliente em dois disquetes de 3 ½. Isto é feito através do próprio servidor, bastando que você acesse as opções Start, Administrative Tools e Terminal Services Client Creator.

3. Com os disquetes em mãos, vá para a estação que irá realizar o acesso via terminal. Insira o primeiro disquete e rode o programa setup.exe. Aguarde a instalação do software cliente e depois execute o programa. Ele está disponível no menu Start, Programs, Terminal Services Client e, novamente, Terminal Services Client.

4. Quando o programa foi iniciado, digite o IP do servidor na opção Server e pressione o botão Connect. Um terminal gráfico será aberto em sua tela e você poderá acessar seu servidor normalmente usando o usuário Administrator.

Servidor de Telnet

O Telnet, para quem não sabe, é um método de acesso remoto que permite que você tenha acesso ao servidor através de um software em modo texto. Este recurso é muito utilizado entre os usuários de sistema Linux, mas saiba que ele também está presente no Windows 2000.

Este sistema operacional traz um eficiente servidor de Telnet que pode ser muito útil para quem precisa realizar tarefas rapidamente através de máquinas que não disponham de uma interface gráfica. Com um servidor de Telnet você pode, por exemplo, visualizar um arquivo ou uma pasta do Windows 2000 diretamente do modo texto do Linux.

No entanto, é preciso ativar algumas configurações para que você tenha acesso a este recurso. E, claro, assim como o acesso, estas opções que você irá alterar também estão acessíveis através de uma interface em modo texto. Acompanhe agora como ativar esta característica do Windows 2000 para que você possa ter acesso aos arquivos do servidor através de qualquer estação da rede, independente de plataforma.

Configurando o Telnet

O servidor de Telnet é um recurso nativo do Windows 2000, de forma que você não precise habilitá-lo para usufruir deste recurso.

No entanto, será necessário alterar algumas configurações. Acompanhe:

1. Entre no Control Panel e dê um clique duplo sobre o ícone Telnet Server Administrator. Uma tela em modo texto aparecerá. É através dela que você irá configurar todos os recursos do seu servidor de Telnet.

2. Entre na opção 3 (Display / change registry settings) e, em seguida, acesse a opção 7 (NTLM). Quando o Windows 2000 perguntar se você quer alterar os valores desta opção (Do you want to change this value?), pressione a tecla Y. Em seguida, altere este valor para 0 e confirme pressionando Y novamente.

3. Pressione a tecla 0 para retornar ao menu e escolha a opção 4 para iniciar o serviço. Pronto, agora seu servidor já está funcionando.

4. Para acessar sua máquina via Telnet, abra um prompt em qualquer estação e digite o seguinte comando: Telnet [iP do Servidor]

5. Agora tudo o que você tem a fazer é digitar um nome de usuário (por exemplo, Administrator) e a senha que está cadastrada.

Estes serviços que você conferiu são apenas algumas das características do Windows 2000 que podem ser muito úteis na sua empresa. Mas lembre-se que, além destes, há diversos outros serviços disponíveis. Para saber mais, fique de olho nas próximas edições da PC Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

Aee Cara!!

Eu tenho o WIN ME no meu micro a algum tempo...   gosto de jogos (os mais novos) e também tocar festas com programas de DJ, Internet, e uso o Turbo Pascal (q é DOS)..  

Como vou ter q formatar meu micro meio logo... estou pensando seriamente em colocar o WIN 2000 nele...  instalei em algumas máquinas e gostei..

O q você me recomenda ?

Valeu!!  :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por almirb_sc@15 Nov. 2002,00:15

Aee Cara!!

Eu tenho o WIN ME no meu micro a algum tempo...   gosto de jogos (os mais novos) e também tocar festas com programas de DJ, Internet, e uso o Turbo Pascal (q é DOS)..  

Como vou ter q formatar meu micro meio logo... estou pensando seriamente em colocar o WIN 2000 nele...  instalei em algumas máquinas e gostei..

O q você me recomenda ?

Valeu!!  :-BEER

Olá Amigo,

O Windows 2000 é super estável. E muito robusto.

Não fica devendo nada ao Windows XP... salvo as "Frescuras Visuais"

Acho que você não vai ter problemas com o Win2k. Recomendo que logo após a instalação do Mesmo, faça o update dele instalando o SP3, e os demais updates para o mesmo.

Qualquer coisa estamos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Caro amigo Pizzato, a menos que você queira utilizar O Terminal Service, citado anteriormente, os serviços de DNS, WINS, DHCP, RRAS, Active Directory, IAS, CA, entre outros, já que o Windows 2000 Server, como o nome já diz, é o Sistema da Microsoft voltado para o gerenciamento de Redes é o mais recomendado. Em contrapartida o Windows 2000 Pro é voltado para usuários e estações de trabalho. Diferente do NT, o W2k da um ótimo suporte a PLUG-and-PLAY e a jogos. E como foi citado, é bastante estável.

:laugh:

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Pessoal, confere tudo o que vocês estão falando do Win2000. É um ótimo sistema operacional e não dá pau. Encontrei um tutorial de otimização para WinNT2000 muito bom e resolveu muitos problemas de performace que eu encontrava com o uso intensivo do sistema. Ali se encontra diversas dicas que o tornam o sistema Microsoft mais rápido e estável que já usei.

Confiram em:  http://www.baboo.com.br/special/otimiza/6.htm

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Buenas, pessoal.

Estou cansado do Win98SE.

Pretendia mudar para o WindowsXP, mas um amigo me disse que é mais negócio partir pro 2000. Ele disse que é o kernel do XP sem a frescurada visual do XP, que acaba consumindo recursos desnecessariamente.

O suporte a DirectX do 2000 é realmente bom? Sou um usuário doméstico (bem...faço meus overclocks, mods e tweaks, heheh), gosto de jogos...e queria saber se ele roda bem com esse tipo de aplicação.

Já tem muitas atualizações? Bah, haja tempo na Internet pra baixar...

Por fim: partições NTFS são mais rápidas que FAT32? E entre NTFS e FAT, qual ganha? Dá pra particionar um disco com partições de mais de um tipo?

O Win2000 executa a instrução HALT, diminuindo a temperatura do processador?

Valeu pelas dicas! Bom fim-de-semana.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Neo - Matrix@14 Jul. 2002,22:19

Aproveite melhor seu Windows 2000

Por Toni Cavalheiro - PC Master

Configurando o Terminal Service

O acesso via Terminal é muito simples e praticamente não requer configurações. Basicamente, você só precisa habilitar o serviço no Windows 2000 e instalar um programa cliente em cada uma das estações que fará o acesso. Veja como fazer isso:

1. Entre no Control Panel e acesse a opção Add/Remove Programs. Clique em Add/Remove Windows Components e, na tela que se abrir, marque a opção Terminal Services. Pressione o botão Next e, na próxima tela, marque a opção Remote Administration Mode. Isto fará com que o acesso via terminais fique disponível para administração.

isso tem que fazer no 2000pro ou no 2000server????

no pro não tem essa opção!

PS.: tanto o 2000pro quando o 2000server que uso aqui são em portugues!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

não tenho o menor arrependimento de migrar do Win98SE para o w2k...e não pretendo ir para o XP estão cedo...

porém tive um probleminha e não sei o que pode ser

já estou com o SP4 instalado ..win com todas so SP em dia...sendo que comecou a dar problemas no Norton 2002...quando faço o upgrade do norton...da erro de script e não roda nada....agora isso so foi acontecer apos o sp3.

Poderia me dizer se é incompatibilidade?

E outra...como faço pra fechar a Porta 1025 da rede local e parar que toda vez q reinicie a maquina o C: fique compartilhado...formatei meu comp ontem e continua com isso...eu coloco para não compartilhar...mas quando ligo o Pc novamente o C: esta compartilhado como: Compartilhamento padrão C$...alguem sabe o que é isso???

Grata

Paula :seila:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Já usei várias vezes o win 2000 numa só maquina ao todo já foram 4 ou 5 instalaçoes desse OS ou SO. Na primeira tantativa nam estava por dentro dos updates dele, resutado recebia alerta do norton anti-virus quase sempre que conectava à internet, além da instabilidade do sitema que adiquirí. A partir daí tentei reinstalar o win 2000 mais tive varias tentativas mal-sucedidas (tantos erros que nem sei explicar todos).

Agora re-instalei o win 2000 e ATUALIZEI QUASE TUDO! sp4, atualizações do blaster worm, minha maquina tá com o minimo de paus possível! Espero formata-la novamente daqui a 5 anos!

Postem ai suas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eclis@02 mar 2003, 05:40

<font color='#000000'>Pessoal, confere tudo o que vocês estão falando do Win2000. É um ótimo sistema operacional e não dá pau. Encontrei um tutorial de otimização para WinNT2000 muito bom e resolveu muitos problemas de performace que eu encontrava com o uso intensivo do sistema. Ali se encontra diversas dicas que o tornam o sistema Microsoft mais rápido e estável que já usei.

Confiram em:  http://www.baboo.com.br/special/otimiza/6.htm

Valeu!</font>

Cara eu já tive serios problemas no win 2000. e muitas tentativas de re-instalação, o win 2000 é muito bom mas TENHA MUITO cuidado pois, ele se não atualizado pira na certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SUPREDE@10 mar 2003, 22:45

<font color='#000000'>Qual o melhor tipo de cluster o win2000 usa: o fat 32 ou ntfs

pois estou querendo instalar o win2000 pro</font>

FAT32 é mais rápida, mas nada de extraordinário.

Ntfs, é mais segura, tipo: você pode criptografar seus arquivos e tudo mais, se você esta preocupado com segurança, instala com Ntfs, senão instala com FAT32, pois a compatibilidade entre HD é melor, e pouco mais ágil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

E aí pessoal, sou novo aqui.

Bom, eu tenho no meu PC aqui (Pentium 4 1,6ghz, 384mb de RAM) o windows 98. Tendo em vista que está muito instavel e travando muito seguido, e como há divergencia, como vi no forum aqui, se o 98 gerencia e reconhece mais de 128mb de RAM, vou migrar para outro windows, ou o XP ou, mais provavelmente, o 2000.

Como eu entendo pouco disso, Gostaria de saber de vocês se para mim, que entendo pouco (para não dizer quase analfabeto em assuntos desse tipo), vale a pena instalar o windows 2000. É realmente mais estável? que tipo de ptoblemsa ocorrem mais seguidamente? Por favor, me ajudem!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...