Ir ao conteúdo

geforce Fx 5200 128mb 128 Bits Pci

Qxada

Posts recomendados

Postado

Galera eu tenho uma dúvida faz muito tempo e não to conseguindo achar uma resposta. :muro:

Pelo que eu entendo o barramento PCI possui uma taxa de transferencia de mais ou menos 133MB, correto????

Já o barramento AGP de 4x possui taxa de transferencia de mais ou menos 1000MB.

E por fim o barramento AGP de 8x possui taxa de transferencia de mais ou menos 2000MB.

Com essas informações (não estão precisas porém dá para entender) nota-se que existe uma diferença extremamente grande entre os barramentos.

A partir das informações acima que surgi a minha dúvida. :tantan:

Eu tenho uma geforce FX 5200 128MB 128 bits barramento PCI e o resto do micro tá na assinatura. Com essa maquina eu consigo mais ou menos 1600 pontos no 3DMark 2003.

Sendo que uma pontuação dessa é equivalente a uma AGP 8x, que de acordo com as informações acima, são infinitamente mais rápidas que a minha :cry:

Será que alguém pode explicar isso????????????????

Postado

Há outros fatores que influenciam esta piontuação. Neste caso, o problema é que a FX 5200 tem unidades de processamento de shaders muito fracas, além de um baixo fill rate. Por isto que não há quase diferença.

Em suma: no caso do 3DMark 2003, a FX 5200 simplesmente não consgue processar nem aquilo que o barramento PCI consegue enviar.

Postado

Valeu cara :-BEER

Teria uma programa de teste de desempenho que melhor testaria a minha placa????

Pois eu to começando a crer que essas coisas de transferência e tudo mais é uma monte de besteira :priv:

Por exemplo eu to rodando o DOOMIII e pelo visto o maior problema que to tempo é com relação a memória RAM e não a video (é claro que tenho que abaixar a configuração, pois mesmo que fosse AGP a minha placa não é lá essas coisas) :cry:

Postado

É como o Ichigeki disse, a FX5200 é bem fraquinha mesmo pode ser que nem utilize a banda do PCI.

Já as placas Mid-END e High-End já ultrapassam e muito essa banda do PCI, justificando o AGP4x... OBS a banda do 4x nem foi totalmente utilizada....

As transferencias não sao besteiras como você disse.. do PCI p/ o AGP existe uma diferença brutal.. pode ser besteira do AGP4X p/ o AGP8X, pois como eu disse a banda do AGP4X não foi utilizada por completo tanto que não existe diferença de performance do 4X para o 8X...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por rodolfofunari@26 out 2004, 10:00

É como o Ichigeki disse, a FX5200 é bem fraquinha mesmo pode ser que nem utilize a banda do PCI.

Já as placas Mid-END e High-End já ultrapassam e muito essa banda do PCI, justificando o AGP4x... OBS a banda do 4x nem foi totalmente utilizada....

Por isso que estas placas nem são produzidas com barramento PCI ;)

Postado

Valeu de novo galera :palmas:

Desculpe eu ter dito que a transferencia era besteira :cry:

Mas eu gostei das explicações vocês sacam tudo. :palmas:

Agora surgiu mais uma dúvida, quais seriam essas placas com Mid-END e High-End ????

Pois eu conheço o barramento AGP a muito tempo, mas pelo o que eu entendi só a pouco tempo que estão usando a capacidade do 4x???? :muro:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Qxada@26 out 2004, 09:57

Agora surgiu mais uma dúvida, quais seriam essas placas com Mid-END e High-End ????

Mid end seria uma R9600XT e FX5700Ultra e outras mais que poderiam se encaixar neste perfil

High end seria as series X800(ATI) e 6800(nVidia)

Postado

Postado Originalmente por Marcelo C Souza+26 out 2004, 10:27QUOTE (Marcelo C Souza @ 26 out 2004, 10:27) Qxada@26 out 2004, 09:57

Mid end seria uma R9600XT e FX5700Ultra e outras mais que poderiam se encaixar neste perfil

Postado
Postado Originalmente por Marcelo C Souza+26 out 2004, 09:51QUOTE (Marcelo C Souza @ 26 out 2004, 09:51) rodolfofunari@26 out 2004, 10:00

Por isso que estas placas nem são produzidas com barramento PCI ;)

Postado

Que dúvida agora :tantan:

Mas se eu não me engano o 3DMark2005 precisa de 512MB de memo para rodar.

Marcelo C Souza

Marcelo, de acordo com o que você falou, não é estranho só essa placa novas ter usarem o AGP 4x como deveria????

Pois se eu não me engano essas plcas de MID END saíram bem depois do slot AGP 4x e as outras de HIGH END saíram a pouco tempo (desculpe se eu estivar falando besteira)

Postado

Severino,o estável

Concluindo; me arrisco a dizer que se a sua placa só tivesse 64MB de memória, ou se então o "benchmark" usado fosse o 3DMark2005, ou o do Far Cry, por ex., ou então usando resoluções muito altas, a diferença entre ela e a AGP seria bem maior.

Espero não ter sido muito confuso.

Tem lógica o que você falou, porém o 3DMark2005 pede 512MB de memo como requerimento mínimo.

Mas se eu jogar o DOOMIII na minha maquina e jogar em outra maquina com a mesma configuração da minha só que com a placa AGP, já daria para notar a diferença de acordo com o que você mensionou, não daria??? :tantan:

Pois eu já fiz esse teste e se brincar a minha maquina tá rodando até melhor que a AGP. :-BEER

Postado
Postado Originalmente por Qxada@26 out 2004, 11:25

Que dúvida agora :tantan:

Mas se eu não me engano o 3DMark2005 precisa de 512MB de memo para rodar.

Marcelo C Souza

Marcelo, de acordo com o que você falou, não é estranho só essa placa novas ter usarem o AGP 4x como deveria????

Pois se eu não me engano essas plcas de MID END saíram bem depois do slot AGP 4x e as outras de HIGH END saíram a pouco tempo (desculpe se eu estivar falando besteira)

Na verdade o problema nem chega ser a placa nem o SLOT AGP4X/8X

As aplicações e games não tem tantos dados para enviar/receber de modo que exija toda utilização da banda do AGP4X.

Se hoje construirem uma aplicação que necessite de uma taxa maior do que o AGP4X suporta ou que utilize todo barramento 8X certamente o AGP8X terá o um ganho consideravel de performance visto que tem o dobro de taxa de transferencia do AGP4x

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Qxada@26 out 2004, 11:25

Não entendi a sua duvida amigo :huh:

Postado

Marcelo C Souza Postado em 26 out 2004, 11:49

QUOTE (Qxada @ 26 out 2004, 11:25)

Não entendi a sua duvida amigo

Eu queira saber o motivo do Slot AGP existir a tanto tempo e só agora que ele está sendo realmente usado.

Pois de acordo com o que você falou seria isso não é????

Postado
Postado Originalmente por Qxada@26 out 2004, 16:56

Marcelo C Souza Postado em 26 out 2004, 11:49

QUOTE (Qxada @ 26 out 2004, 11:25)

Não entendi a sua duvida amigo

Eu queira saber o motivo do Slot AGP existir a tanto tempo e só agora que ele está sendo realmente usado.

Pois de acordo com o que você falou seria isso não é????

Na verdade o problema nem chega ser a placa nem o SLOT AGP4X/8X

As aplicações e games não tem tantos dados para enviar/receber de modo que exija toda utilização da banda do AGP4X.

Se hoje construirem uma aplicação que necessite de uma taxa maior do que o AGP4X suporta ou que utilize todo barramento 8X certamente o AGP8X terá o um ganho consideravel de performance visto que tem o dobro de taxa de transferencia do AGP4X

Postado

O que eu estou querendo dizer, é que o barramento AGP foi criado justamente para acelerar o envio de informações gráficas (principalmente jogos) do PC.

Mas de acordo com o você está falando, ter criado o slot AGP não serviu de nada. Pois se até agora eles não usuram o barramento de 4x inteiro e já está no mercado placa mães com barramento PCI Express e placas de vídeo também, que em pouco tempo irão substituir o AGP e o PCI comum. :tantan:

:wacko::wacko::wacko::wacko::wacko::wacko::wacko::wacko::wacko:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!