Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, boa noite!

Estava necessitando formatar meu HD, um procedimento normal que sempre fiz.

Baixei a .ISO do Windows 10 2004 no site da MS, criei o pendrive bootavel para UEFI, formatado, mas ficou muito ruim, muito lento enfim, imaginei que fosse problema com a ISO e decidi refazer o pendrive mas dessa para dar boot em legacy e converter o HD para MBR , também ficou ruim, decidi então voltar para UEFI e para procurar uma ISO limpa sem essas Att da MS.

Ao voltar a bios para UEFI não estava mais conseguindo dar o boot, então tive a brilhante ideia "crio uma partição de 15gb, converto para GPT e dou boot depois exclui a partição em mbr e aumento o volume da outra partição", bom ********** né nem preciso dizer nada.

A questão é, estava com duas partições 931gb e 15gb, ao converter o disco 0 para gpt e formatar, instalar windows esse 15 gb não aparecem mais e no gerenciamento não está com "não alocado".

Já converti para mbr novamente, formatei e nada desses 15gb aparecerem, será que temos alguma solução?

HD 1 TB - WD10JPVX-22JC3T0 

Obrigado.

Postado

Hm... Interessante. Não entendi o seu problema de "ficou muito ruim". Mas talvez posso te ajudar a recuperar estes 15GB, não sei se você já tentou isso, mas... vamos lá:

No instalador do Windows, pressione Shift+F10. O CMD será aberto. Digite "diskpart" e dê enter, então digite list disk, para listar os discos da máquina, digite "select disk (e o número deste HD, geralmente é 0)", então este disco será selecionado, então digite clean, para fazer uma formatação rápida em todo o disco, isso apagará todo o disco rapídamente, depois, digite "convert (mbr ou gpt)" para escolher o novo formato do disco, e pronto, pode ser que o disco volte ao normal.

Pode ser que você já saiba disto, mas se não resolver, tenho várias outras soluções para HD.

Postado
1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Um detalhe: os HDs de 1TB aparecem como 931GB (pela diferença entre GB e MB). Pensando assim, não existem 15GB sobrando.

Sim, também tem este detalhe, o meu HD de 160GB mostra que é no máximo 147GB, mas matematicamente não há nada de errado. Mas pelo o que ele disse ali em cima, parece que realmete algo sumiu. 

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

Pelo que sei, não dá pra converter só uma partição em GPT. O disco todo é convertido.

Sim exatamente, não da por isso disse que foi M### minha.

adicionado 2 minutos depois
55 minutos atrás, MikroTech - Informática disse:

Hm... Interessante. Não entendi o seu problema de "ficou muito ruim". Mas talvez posso te ajudar a recuperar estes 15GB, não sei se você já tentou isso, mas... vamos lá:

No instalador do Windows, pressione Shift+F10. O CMD será aberto. Digite "diskpart" e dê enter, então digite list disk, para listar os discos da máquina, digite "select disk (e o número deste HD, geralmente é 0)", então este disco será selecionado, então digite clean, para fazer uma formatação rápida em todo o disco, isso apagará todo o disco rapídamente, depois, digite "convert (mbr ou gpt)" para escolher o novo formato do disco, e pronto, pode ser que o disco volte ao normal.

Pode ser que você já saiba disto, mas se não resolver, tenho várias outras soluções para HD.

O "muito ruim" = ficou pior do que estava, exemplo clicar com o botao direito na área de trabalho demorava para abrir, incomum ao uma máquina que foi acabada de ser formatada.

Já utilizei o diskpart para formatar, converter o disco 0 e nada resolveu =(

adicionado 4 minutos depois
53 minutos atrás, Math.Pi disse:

Um detalhe: os HDs de 1TB aparecem como 931GB (pela diferença entre GB e MB). Pensando assim, não existem 15GB sobrando.

Sim, mas o tamanho normal dele era 946GB disponível(zerado) dividi em duas partições, uma de 931 e outra de 15. 

Ao utilizar o diskpart, list disk o disco zero agora apresenta o tamanho menor.

diskpart.PNG.675c924c01f3305427ee7ac27931cdf2.PNG

Postado

@pedroh92 Isto pode ser BAD block no HD, ou seja, setores defeituosos no HD, que uma formatação rápida não resolve. Instale o HD Sentinel(baixe do site oficial), e abra-o, de cara já vai mostrar a saúde e o desempenho do HD, se aparecer que está errado alguma coisa ou que a saúde ou desempenho está abaixo dos 70%, daí já temos que tomar outra solução... Já peguei PC que demorava 10 minutos para abrir algo depois da formatação, e era defeito sério no HD.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, pedroh92 disse:

Sim, mas o tamanho normal dele era 946GB disponível(zerado) dividi em duas partições, uma de 931 e outra de 15. 

Ao utilizar o diskpart, list disk o disco zero agora apresenta o tamanho menor.

Então você tem 2 HDs. 946GB convertido pra bytes, passa em muito do normal.

adicionado 1 minuto depois

764049107_Semttulo.png.6be310b3ccc3cd6856d093aae6353b9f.png

Postado

@pedroh92 Fui pensando aqui... E percebi que uma possível solução seria refazer a tabela de partições do HD, ou seja, destruir a estrutura MBR ou GPT e criar outra, faço isso usando o Parted Magic do Hiren´s Boot, e crio a nova tabela de partição usando o Gparted do Linux Parted Magic mesmo, isso deve resolver o problema... Mas é preciso fazer Backup dos seus dados antes, pois isto fazerá esquecer a partição que estava no disco, ou seja, perca dos dados. Infelizmente é esta a solução possível. Recomendo fazer isso quando estes 15GB fazerem falta mesmo, pois fazer BACKUP de tudo só pra ganhar 15GB a mais deve dar um trabalho. Reestruturar a tabela de partição do HD apaga também um suposto vírus que pode estar na MBR, ou seja, que não é apagado nem formatando. O diskpart que eu saiba não refaz totalmente a MBR como um programa do Linux Parted Magic faz. Ainda bem que acabei "achando" esta incrível ferrameta baseada em linux chamada PartedMagic, foi de tanto "fuçar" no Hiren´s Boot CD hahaha. Abraços!

Postado
Em 06/06/2020 às 23:46, MikroTech - Informática disse:

@pedroh92 Fui pensando aqui... E percebi que uma possível solução seria refazer a tabela de partições do HD, ou seja, destruir a estrutura MBR ou GPT e criar outra, faço isso usando o Parted Magic do Hiren´s Boot, e crio a nova tabela de partição usando o Gparted do Linux Parted Magic mesmo, isso deve resolver o problema... Mas é preciso fazer Backup dos seus dados antes, pois isto fazerá esquecer a partição que estava no disco, ou seja, perca dos dados. Infelizmente é esta a solução possível. Recomendo fazer isso quando estes 15GB fazerem falta mesmo, pois fazer BACKUP de tudo só pra ganhar 15GB a mais deve dar um trabalho. Reestruturar a tabela de partição do HD apaga também um suposto vírus que pode estar na MBR, ou seja, que não é apagado nem formatando. O diskpart que eu saiba não refaz totalmente a MBR como um programa do Linux Parted Magic faz. Ainda bem que acabei "achando" esta incrível ferrameta baseada em linux chamada PartedMagic, foi de tanto "fuçar" no Hiren´s Boot CD hahaha. Abraços!

Em 06/06/2020 às 23:21, Math.Pi disse:

Então você tem 2 HDs. 946GB convertido pra bytes, passa em muito do normal.

adicionado 1 minuto depois

764049107_Semttulo.png.6be310b3ccc3cd6856d093aae6353b9f.png

Em 06/06/2020 às 22:21, MikroTech - Informática disse:

@pedroh92 Isto pode ser BAD block no HD, ou seja, setores defeituosos no HD, que uma formatação rápida não resolve. Instale o HD Sentinel(baixe do site oficial), e abra-o, de cara já vai mostrar a saúde e o desempenho do HD, se aparecer que está errado alguma coisa ou que a saúde ou desempenho está abaixo dos 70%, daí já temos que tomar outra solução... Já peguei PC que demorava 10 minutos para abrir algo depois da formatação, e era defeito sério no HD.

adicionado 3 minutos depois

Caros, 

Falha minha, acho que essa quarentena não está fazendo bem não haha

Tamanho está normal devo ter confundido aqui na correria.

Segue link bem explicado.

https://www.targethd.net/por-que-o-seu-hd-de-1-tb-nao-tem-1-000-gb/

Obrigado a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!