Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opções de mídia bootavel para OS X


Posts recomendados

Olá amigos,

 

Peço desculpas se o tema for recorrente aqui, achei alguns tópicos que abordam o mesmo assunto, mas sem solução para meu caso. Tenho conhecimento de informática, mas sou leigo em produtos da Apple.

 

Recebi dois Macs que seriam jogados fora ( gente rica é incrível 😅 ) devido a compra de máquinas mais novas. Um é sucata, mas o outro (Modelo A1225 ano 2007) liga e tem OS instalado, OS X 10.10 ( Yosemite pelo que pesquisei ?).

O mesmo sofre do problema de bootar e entrar em tela preta com o cursor. Vi várias soluções com atalhos do teclado, algumas é necessário utilizar login e senha, mas eu não tenho as informações disponíveis. Tentei então procurar por meios de usar uma mídia bootavel, como um pendrive. O problema é que todas as formas que achei não funcionavam, entre elas o transmac. Só restam duas alternativas. Fazer uma mídia através de outro Mac (infelizmente não é possível, pois não conheço ninguém que tenha) e talvez, me digam se é possível.

Utilizando o Disk Utility do Recovery seria possível criar um DVD/Pendrive utilizando uma imagem .dmg (pelo que entendi seria o .ISO do Mac) do Yosemite em um pendrive ? Vi que ele tem uma opção de "Burn". Ou só é possível  gravar imagens bootaveis utilizando o comando "sudo...createinstallmedia" ?

 

Outra opção, seria um VM com algum OS, mas não sei como funciona o download de imagens na Apple store. Se seria possível ou é necessário licença, compra ou registro.

 

Agradeço a ajuda dos amigos desde já.

 

 

mac.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, criar um pendrive bootavel do Mac OS no ambiente Windows é complicado. A imagem ISO do Mac OS é essa . DMG mas para criar o pendrive bootavel voce precisaria do Terminal(prompt de comando do Mac)...

E ao contrário do Windows, o OSX não precisa ser ativado, todos ja são liberados para o usuário final.

 

Essa opção que voce falou, de criar o pendrive através do modo Recovery pode até funcionar, acho que não custa tentar.

Tentar baixar a imagem .dmg do Yosemite no google procurando em algum site alternativo. Na apple store voce nem encontraria mais para download essa versão do Mac OS, só tem disponível as versões mais novas e o seu macbook aceita no maximo o High Sierra.

Se o seu macbook fosse mais novo voce poderia usar esse modo Recovery para baixar direto dos servidores da apple o OSX original do seu computador, mas como eu falei essas versões antigas não estão mais disponíveis na Apple Store.

Obs: acho que esse "Burn" refere-se a gravar um DVD. Não sei se ele criaria o pendrive...

 

Se nada do que voce tentar der certo, voce poderia formatar o HDD através desse modo Recovery, utilize o formato exFAT...

Depois disso plugue um pendrive bootavel com o Windows 7 e instale ele. Como voce formatou como exFAT o programa de instalação do windows vai conseguir formatar ele de novo como NTFS e seguir com a instalação.

 

Depois do windows instalado ai voce tenta instalar o Mac OS usando alguns desses turoriais de hakintoshi. Se der certo, ai no ambiente do Mac basta usar o Terminal pra criar um pendrive bootavel do OSX. Feito isso basta formatar tudo de novo e fazer uma instalação limpa do Mac OS.

Não sei se isso daria certo mas é uma ideia.

 

Não se esqueça de voltar aqui pra dizer se deu certo, ok?

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gutopereira disse:

Pois é, criar um pendrive bootavel do Mac OS no ambiente Windows é complicado. A imagem ISO do Mac OS é essa . DMG mas para criar o pendrive bootavel voce precisaria do Terminal(prompt de comando do Mac)...

E ao contrário do Windows, o OSX não precisa ser ativado, todos ja são liberados para o usuário final.

 

Essa opção que voce falou, de criar o pendrive através do modo Recovery pode até funcionar, acho que não custa tentar.

Tentar baixar a imagem .dmg do Yosemite no google procurando em algum site alternativo. Na apple store voce nem encontraria mais para download essa versão do Mac OS, só tem disponível as versões mais novas e o seu macbook aceita no maximo o High Sierra.

Se o seu macbook fosse mais novo voce poderia usar esse modo Recovery para baixar direto dos servidores da apple o OSX original do seu computador, mas como eu falei essas versões antigas não estão mais disponíveis na Apple Store.

Obs: acho que esse "Burn" refere-se a gravar um DVD. Não sei se ele criaria o pendrive...

 

Se nada do que voce tentar der certo, voce poderia formatar o HDD através desse modo Recovery, utilize o formato exFAT...

Depois disso plugue um pendrive bootavel com o Windows 7 e instale ele. Como voce formatou como exFAT o programa de instalação do windows vai conseguir formatar ele de novo como NTFS e seguir com a instalação.

 

Depois do windows instalado ai voce tenta instalar o Mac OS usando alguns desses turoriais de hakintoshi. Se der certo, ai no ambiente do Mac basta usar o Terminal pra criar um pendrive bootavel do OSX. Feito isso basta formatar tudo de novo e fazer uma instalação limpa do Mac OS.

Não sei se isso daria certo mas é uma ideia.

 

Não se esqueça de voltar aqui pra dizer se deu certo, ok?

Abraços

 

Obrigado Guto, hoje a noite vou tentar criar uma VM com a própria imagem do Yosemite e criar o pendrive pelo terminal, tem vários vídeos com esse método, vale tentar. Se eu tiver sucesso respondo aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Só para te atualizar, amanhã acho que vou para o tudo ou nada e fazer essa volta longa que tu deu a ideia. Até pra VMbox não é um processo simples e pelo que vi, dificulta ainda mais para quem tem PC com arquitetura AMD, alguns comandos necessários mudam, fiquei 2h30 e meia só para primeira parte da instalação e toda parte tem um bug. Estou dando uma ultima chance vendo outro tutorial com uma imagem de VMbox já pronta.

 

A ideia do DVD infelizmente teria que usar um DVD-DL. E com essa pandemia teria que comprar pela internet, pois é muito raro achar por aqui em um época normal, imagino agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@gutopereira Demorei devido a um acidente pessoal, mas voltei. Uns dias depois, consegui criar um pendrive usando um arquivo .RAW + o balenaETCHER.

 

Mas não foi possível instalar o OS pois eu não tenho  ID do antigo dono. Ontem descobri que no fundo da caixa do teclado havia um disco de instalação do OS X10.5.2. Vi no fórum abaixo que seria possível instalar com o disco sem necessidade do ID:

 

https://discussions.apple.com/thread/8264926

 

Mas agora fica parado em uma tela verde. Empacado novamente 😅

WhatsApp Image 2020-06-17 at 19.25.17.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um iMac 2012, já formatei ele e não lembro de precisar do ID do antigo dono. Ja até troquei o HDD e coloquei um SSD, fiz uma instalação limpa com um pendrive bootavel do Catalina e não tive problema algum...

 

Talvez o bloqueio aí seja no HD, que esta impedindo voce de formatar o sistema operacional do antigo dono. Talvez se voce utilizar alguma outra ferramenta pra conseguir formatar esse HD, ai consiga prosseguir com a instalação do Mac OS desse seu DVD.

Tente criar um pendrive bootavel do Hirens Boot e usar ele no seu macbook? Lá tem várias ferramentas pra voce tentar fazer essa formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xYhago Alguma novidade?

Conseguiu formatar o seu HD pra poder fazer uma instalação nova?

 

Quando voce coloca o seu DVD do MacOS voce chega nessa tela que eu postei?

Se chegar nela, bastar ir primeiramente em utilitário de disco(quarta opção), ai seleciona o seu HD interno e clica em apagar.

Use o formato: Mac OS Extended (Journaled).

 

Depois disso pode sair do utilitário de disco e voltar para aquela tela inicial que eu postei na foto. Clica na segunda opção: instalar MacOS

 

Talvez de certo assim...

20200618_151601.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Fala guto, testei ontem a noite, limpei o HD inteiro.

 

Mesmo antes de  eu colocar o DVD do mac OS, nesse quadro aparecia "Reinstall MAC OS X" .

Usando pendrive, para no apple ID, coloco o meu e da "This item is unavailabe" e usando o DVD, para naquela tela verde com o cursor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta com um pendrive bootavel do windows 10 em GPT para UEFI...

Aí no próprio programa de instalação do windows voce consegue formatar o HD. Alias, utilize a opção recuperar, depois procure o prompt de comando. Depois entre no diskpart, list disk, select disk 0(se o 0 for o disco interno), depois digite clean. Exit.

 

Depois volte la no instalador do MacOS, utilitário de disco, apagar, utilize o formato MacOS Extended (Journaled).

Depois retorne na segunta opção de fazer uma instalação nova, selecione o HD que voce acabou de formatar, e prossiga com a instalação do MacOS...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, gutopereira disse:

Tenta com um pendrive bootavel do windows 10 em GPT para UEFI...

Aí no próprio programa de instalação do windows voce consegue formatar o HD. Alias, utilize a opção recuperar, depois procure o prompt de comando. Depois entre no diskpart, list disk, select disk 0(se o 0 for o disco interno), depois digite clean. Exit.

 

Depois volte la no instalador do MacOS, utilitário de disco, apagar, utilize o formato MacOS Extended (Journaled).

Depois retorne na segunta opção de fazer uma instalação nova, selecione o HD que voce acabou de formatar, e prossiga com a instalação do MacOS...

Vou tentar isso. Fiz um tópico nos forums oficiais. Um cara falou wue pode ser trava de firmware, ai deu uns passo lá. Falou para eu tentar instalar o os em um hd externo, infelizmente não tenho. Vou tentar com o pendrive do windows logo e ver se reconhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...