Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

tuso bem?!

gostaria de confirma essa configuração abaixo

seria para o uso de desing muito photoshop, illustrator, artioscad 3d e um pouco de jogo, programas abertos ao mesmo tempo.

placa-mãe ASus prime X570  Chipset X570,

Processador AMD Ryzen 9 3900x 3.8ghz (4.6ghz Turbo), 12-cores 24-threads, AM4, S/ Video, S/Cooler (x1)

Water Cooler DeepCool Captain 240X RGB, 240mm, Intel-AMD, DP-GS-H12B-CT240XR (x1)

Memória DDR4 Kingston HyperX Predator, 16GB 3200MHZ, Black, HX432C16PB3/16 (x1)

Placa de Vídeo Asrock Radeon Navi RX 5700 XT Challenger D, 8GB GDDR6, 256Bit, 90-GA18ZZ-00UANF (x1)

SSD Corsair MP600, 500GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 4.950MBs e Gravação 2.500MBs, CSSD-F500GBMP600 (x1)

Fonte Thermaltake Smart Pro RGB 850W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Full Modular, PS-SPR-0850FPCBUS-R (x1)

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox K500L, Mid Tower, Com 3 Fans, Lateral em Acrílico, Black, S-Fonte, MCB-K500L-KANN-S00 (x1)

Postado

@Leandro Pré Bom dia amigo.

Então o PC em questão está top, porém essa fonte eu trocaria talvez para uma TX750M, RM750 ou uma fonte de boa marca (Corsair, Cooler Master, EVGA), pelo menos consegue pegar algo com uma eficiencia melhor (80 Plus Gold pra cima).

Armanezamento: Você vai guardar os seus projetos em NAS, ou vai guardar eles localmente?

Postado

@Leandro Pré Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, veja este setup que montei para você:

Ryzen 9 3900 12C/24T 3.8GHz - R$3.299,00 a vista ou R$3.800 parcelado

B450 Tomahawk MSI - R$1050

2x8GB DDR4 3000MHz Corsair - R$680 a vista ou R$780 parcelado

Liquid Cooler PCYES Sangue Frio 240mm - R$350 a vista ou R$400 parcelado

SSD Crucial MX500 1TB M.2 SATA: R$1290 a vista e parcelado

RX 5700 XT Power Color Red Devil - R$2.999,00 a vista ou R$3.530,00 parcelado

Fonte Riotoro Enigma 850w - R$785 a vista ou R$900 parcelado

OU 

Fonte Corsair CX-750w - R$660 a vista ou R$750 parcelado

Gabinete à sua escolha.

Orçamentos à seguir sem o valor do gabinete e do frete:

Orçamento a vista c/ Riotoro Enigma: R$10.470,00 

Orçamento parcelado c/ Riotoro Enigma: R$11.750,00

Orçamento a vista c/ CX-750W: R$10.330,00

Orçamento Parcelado c/ CX-750W: R$11.600,00

Postado
1 hora atrás, Leandro Pré disse:

placa-mãe ASus prime X570  Chipset X570

Li uma matéria hoje falando que os fabricantes de placa-mãe estão fazendo alterações nas tensões de operação dos processadores nos chipsets da série X570 e que isso leva a perda de vida útil. Recomendo, por causa disso, que repense sobre o uso desse chipset específico. Link para a matéria: Ryzen Burnout? AMD Board Power Cheats May Shorten CPU Lifespan

Processador AMD Ryzen 9 3900x 3.8ghz (4.6ghz Turbo), 12-cores 24-threads, AM4, S/ Video, S/Cooler (x1)

Boa opção de CPU. Só queria te avisar que a diferença de preço entre ele e o Ryzen 7 3700X não justifica o ganho de desempenho (ao menos com o "custo Brasil"). Se quiser economizar pegue o 3700X, pois o 3900X não vai fazer muita diferença para a maioria das atividades.

Link para comparativo: AMD Ryzen 9 3900X and Ryzen 7 3700X Review: Zen 2 and 7nm Unleashed

Water Cooler DeepCool Captain 240X RGB, 240mm, Intel-AMD, DP-GS-H12B-CT240XR (x1)

Não recomendo o uso de WC do tipo AIO. Além de não ter melhor arrefecimento do que um Air Cooler de mesma faixa de preço (geralmente é inclusive inferior), ainda é menos durável e não tem nenhuma redundância. Se a bomba ou tubulação falha o processador frita. Use um air cooler de boa qualidade se quiser que seu PC dure. Recomendo o Hyper 212 Turbo, o MA410P ou o MA620P se não for fazer OC. Se pretende fazer, então opções mais robustas podem ser mais interessantes. Scythe, Noctua e Cooler Master produzem coolers maiores e bons para OC, mas se o OC for mais pesado, um WC de 360 mm ou customizado (não AIO) seriam mais indicados, pois é durante o OC que um BOM water cooler se faz útil. Isso tudo lembrando que não recomendo OC se sua utilidade não for crítica e rentável.

Memória DDR4 Kingston HyperX Predator, 16GB 3200MHZ, Black, HX432C16PB3/16 (x1)

Kingston/HyperX, para mim, é uma marca razoável. Tem bonos produtos, mas recomendo no lugar dela as marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Maiores frequências são benéficas à CPU Ryzen, então busque frequência maior, dissipação de calor maior, latência menor.

Placa de Vídeo Asrock Radeon Navi RX 5700 XT Challenger D, 8GB GDDR6, 256Bit, 90-GA18ZZ-00UANF (x1)

Se quiser uma marca de MB/GPU de qualidade, priorize MSI, Gigabyte e Asus. Asrock é boa, mas tem muito que evoluir para chegar ao mesmo patamar das demais. A Galax oferece garantia de 3 anos em sua linha de GPUs, mas considero uma marca jovem ainda.

Outra coisa importante é o modelo. A RX 5700 tem problemas de aquecimento e consumo (que em muitos casos causam perda prematura do produto). Por estas razões recomendo uma RTX no lugar dela (seja a 2070 Super ou 2080 Super). Além disso, se os programas que pretende utilizar se beneficiarem da tecnologia CUDA, as RTX serão também a melhor opção em produtividade, com um ganho de desempenho astronômico em relação ao processamento por CPU nesses programas específicos. Convém pesquisar os programas que lhe serão úteis que utilizam essa tecnologia.

SSD Corsair MP600, 500GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 4.950MBs e Gravação 2.500MBs, CSSD-F500GBMP600 (x1)

Bom SSD. Espero que tenha pesquisado reviews dele e cruzado com preços de outros modelos/marcas. Se for fazer essa pesquisa, as melhores marcas são as mesmas que sugeri de memórias, acrescentando Western Digital, Samsung e Intel.

Fonte Thermaltake Smart Pro RGB 850W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Full Modular, PS-SPR-0850FPCBUS-R (x1)

Para um PC tão potente, uma fonte tão medíocre é surreal. Leia a review dela aqui: Thermaltake Smart Pro RGB 850W PSU Review

Recomendo uma Corsair como o @GabrielLP14 recomendou. 750 W é muito mais do que você vai usar (basicamente o dobro), mas se quer algo com excesso de potência, isso já deve bastar até para OC pesado. Alternativamente, recomendo também a XFX XTR2 550 W, 80+ gold, full modular, também disponível em versões de 650 e 750W. As vantagens desse modelo estão todas no próprio nome.

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox K500L, Mid Tower, Com 3 Fans, Lateral em Acrílico, Black, S-Fonte, MCB-K500L-KANN-S00 (x1)

Para um PC tão robusto, e de custo tão elevado, acho maldade usar um gabinete tão obsoleto. Painéis laterais de acrílico arranham muito fácil, ressecam e ficam feios com pouco tempo de uso. A alternativa é vidro temperado. Além disso, o painel frontal em Mesh garante melhor arrefecimento, que é essencial para a durabilidade e desempenho de qualquer PC. Os modelos que indico são os abaixo, em especial os Thermaltake Commander e Core X31 (que eu mesmo uso em casa), por serem maiores, mais espaçosos, melhor ventilados e suportarem basicamente tudo que existe hoje.

adicionado 1 minuto depois

No mais, recomendo que procure alguém competente para montar esse PC se você mesmo não souber montá-lo. Alternativamente, aprenda a montar para garantir que será bem feito.

Lembre de pesquisar reviews de componente a componente quando for fazer investimentos altos assim. Às vezes um componente tem o mesmo preço de outro, mas desempenho inferior. Convém observar cada um isoladamente.

adicionado 3 minutos depois

Quase esqueci! Você precisará de dois pentes de memória para usufruir do Dual Channel, o que aumenta consideravelmente o desempenho no caso de CPUs Ryzen. Você escolheu apenas uma unidade de DDR4 16GBs. Recomendo 2x16 GBs se você pretende trabalhar com imagens de 4K ou mais. 

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

B450 Tomahawk MSI - R$1050

Boa escolha. Reforço a recomendação.

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Bom SSD. Espero que tenha pesquisado reviews dele e cruzado com preços de outros modelos/marcas. Se for fazer essa pesquisa, as melhores marcas são as mesmas que sugeri de memórias, acrescentando Western Digital, Samsung e Intel.

Concordo, só acho extremamente desnecessário para o cenário que ele vai utilizar.

Um SSD sata de boa qualidade como Samsung ou Crucial já atenderia qualquer tipo de demanda.

Com relação à fonte, eu possuo um XFX XTR2 e são excelentes fontes mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Leandro Pré Esqueci da minha lista de gabinetes:

• Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Core X31
  • Thermaltake Versa J24

@GabrielLP14 Cara, quando eu gasto mais do que 100 reais em um componente eu já pesquiso, quem dirá 1000. Ah, reli, você acha desnecessário o NVMe? Eu também acho, pois os tempos de load de jogos e programas variam 1 a 3 segundos no máximo entre o pior SATA e o melhor NVMe. Ainda sim, você viu o recurso de carregamento de texturas em tempo real que a unreal engine 5 vai disponibilizar com o uso de NVMes de alta velocidade? O tech demo dela para PS5 está no youtube, mas já se cogita que o mesmo recurso pode ser utilizados em PCs com SSDs NVMe de alto desempenho também. Sério, veja o vídeo. Depois de ver eu estou ponderando seriamente sobre minha postura em relação aos NVMe.

Atente bem ao que é dito:

Spoiler

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Com relação à fonte, eu possuo um XFX XTR2 e são excelentes fontes mesmo.

Cara, comprei essa fonte para colocar no PC da esposa quando passei o meu para ela. A minha era uma Antec EW 750. Depois de testar a XFX coloquei a Antec no PC dela e fiquei com a XFX para mim! 😆

Postado

@WOZ Dods Pessoal muito obrigado pelas dicas.

o computador em questão e para empresa em que trabalho(da familia), uma industria gráfica, eu que vou utiliza-lo.

e geralmente deixo o meu pc ligado 24h, não desligo para nada(fica lento demais quando liga), trabalho nele praticamente 12horas por dia, utilizo imagens 4k, renderizacão em 3D o que hje trava muito, tem que enviar o 3D para meu cliente em baixo o pc não consegue reproduzir a imagem do produto.

Quero comprar ele todo na terabyte, que esta sem opção de placa de video rx5700 e sem opção de placa-mãe x570.

Vou deixar abaixo duas configurações com intel e um AMD

Sobre utilizar um processador mais antigo fico com receio por que vai demorar para conseguir um novo upgrade.

Pc utilizado hoje temos 3 na sala de pré-impressão.

Comprado em 2009

Core i7 950 3.07ghs

24gb de memoria.

hd 1tb WD

placa-mãe P6X580-E

duas placas de video 

GT1030

Radeon 5450

uso dois monitores.

e queria uma placa-mãe com suporte pci 4.0 para quem sabe um futuro upgrade sem gastar tanto, chega de conversa e vai duas configuração seguindo recomendação.

Usando intel 10TH (12.886) acima do orçamento ainda tem o frete.

Processador Intel Core i7 10700, 2.90GHz (4.70GHz Turbo), 10ª Geração, 8-Cores 16-Threads, LGA 1200, BX8070110700
placa-mãe Asus Tuf Gaming Z490-Plus Wi-Fi, Chipset Z490, Intel LGA 1200, ATX, DDR4
Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 Super Windforce OC Dual, 8GB GDDR6, 256Bit, GV-N206SWF2OC-8GD
Cooler para Processador Scythe Mugen 5 Rgb Edition 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100BK
Memória DDR4 Corsair Dominator Platinum, 16GB (2X8GB) 3000MHZ, CMD16GX4M2B3000C15
SSD WD Black SN750, 500GB, M.2 2280, NVME, Leituras: 3.470MB/s e Gravações: 2.600MB/s, WDS500G3XHC
Fonte Corsair TX650M 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi Modular, CP-9020132-WW

(tenho fonte aqui da EVGA 600w B 80plus bronze) server? já economiza uma grana.

Usando AMD - (13.219)(acima do orçamento ainda tem o frete.

placa-mãe Asus TUF B450-PRO GAMING, Chipset B450, AMD AM4, ATX, DDR4 (x1)

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 Rgb Edition 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100BK (x1)

Memória DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3600mhz, GAEXSY416GB3600C18BDC (x1)

Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 2070 Super Windforce OC 3X, 8GB GDDR6, 256Bit, GV-N207SWF3OC-8GD (x1)

SSD WD Black SN750, 500GB, M.2 2280, NVME, Leituras: 3.470MB/s e Gravações: 2.600MB/s, WDS500G3XHC (x1)

Fonte Riotoro Enigma G2 850W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, PR-GP0850-FMG2-NA (x1)

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox TD500 RGB, Mid Tower, Com 4 Fans, Black, S-Fonte, MCB-D500D-KANN-S00 (x1)

O que posso trocar para abaixar o custo sem perde muita performace.

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Li uma matéria hoje falando que os fabricantes de placa-mãe estão fazendo alterações nas tensões de operação dos processadores nos chipsets da série X570 e que isso leva a perda de vida útil. Recomendo, por causa disso, que repense sobre o uso desse chipset específico. Link para a matéria: Ryzen Burnout? AMD Board Power Cheats May Shorten CPU Lifespan

Boa opção de CPU. Só queria te avisar que a diferença de preço entre ele e o Ryzen 7 3700X não justifica o ganho de desempenho (ao menos com o "custo Brasil"). Se quiser economizar pegue o 3700X, pois o 3900X não vai fazer muita diferença para a maioria das atividades.

Link para comparativo: AMD Ryzen 9 3900X and Ryzen 7 3700X Review: Zen 2 and 7nm Unleashed

Não recomendo o uso de WC do tipo AIO. Além de não ter melhor arrefecimento do que um Air Cooler de mesma faixa de preço (geralmente é inclusive inferior), ainda é menos durável e não tem nenhuma redundância. Se a bomba ou tubulação falha o processador frita. Use um air cooler de boa qualidade se quiser que seu PC dure. Recomendo o Hyper 212 Turbo, o MA410P ou o MA620P se não for fazer OC. Se pretende fazer, então opções mais robustas podem ser mais interessantes. Scythe, Noctua e Cooler Master produzem coolers maiores e bons para OC, mas se o OC for mais pesado, um WC de 360 mm ou customizado (não AIO) seriam mais indicados, pois é durante o OC que um BOM water cooler se faz útil. Isso tudo lembrando que não recomendo OC se sua utilidade não for crítica e rentável.

Kingston/HyperX, para mim, é uma marca razoável. Tem bonos produtos, mas recomendo no lugar dela as marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Maiores frequências são benéficas à CPU Ryzen, então busque frequência maior, dissipação de calor maior, latência menor.

Se quiser uma marca de MB/GPU de qualidade, priorize MSI, Gigabyte e Asus. Asrock é boa, mas tem muito que evoluir para chegar ao mesmo patamar das demais. A Galax oferece garantia de 3 anos em sua linha de GPUs, mas considero uma marca jovem ainda.

Outra coisa importante é o modelo. A RX 5700 tem problemas de aquecimento e consumo (que em muitos casos causam perda prematura do produto). Por estas razões recomendo uma RTX no lugar dela (seja a 2070 Super ou 2080 Super). Além disso, se os programas que pretende utilizar se beneficiarem da tecnologia CUDA, as RTX serão também a melhor opção em produtividade, com um ganho de desempenho astronômico em relação ao processamento por CPU nesses programas específicos. Convém pesquisar os programas que lhe serão úteis que utilizam essa tecnologia.

Para um PC tão potente, uma fonte tão medíocre é surreal. Leia a review dela aqui: Thermaltake Smart Pro RGB 850W PSU Review

Recomendo uma Corsair como o @GabrielLP14 recomendou. 750 W é muito mais do que você vai usar (basicamente o dobro), mas se quer algo com excesso de potência, isso já deve bastar até para OC pesado. Alternativamente, recomendo também a XFX XTR2 550 W, 80+ gold, full modular, também disponível em versões de 650 e 750W. As vantagens desse modelo estão todas no próprio nome.

Para um PC tão robusto, e de custo tão elevado, acho maldade usar um gabinete tão obsoleto. Painéis laterais de acrílico arranham muito fácil, ressecam e ficam feios com pouco tempo de uso. A alternativa é vidro temperado. Além disso, o painel frontal em Mesh garante melhor arrefecimento, que é essencial para a durabilidade e desempenho de qualquer PC. Os modelos que indico são os abaixo, em especial os Thermaltake Commander e Core X31 (que eu mesmo uso em casa), por serem maiores, mais espaçosos, melhor ventilados e suportarem basicamente tudo que existe hoje.

adicionado 1 minuto depois

No mais, recomendo que procure alguém competente para montar esse PC se você mesmo não souber montá-lo. Alternativamente, aprenda a montar para garantir que será bem feito.

Lembre de pesquisar reviews de componente a componente quando for fazer investimentos altos assim. Às vezes um componente tem o mesmo preço de outro, mas desempenho inferior. Convém observar cada um isoladamente.

adicionado 3 minutos depois

Quase esqueci! Você precisará de dois pentes de memória para usufruir do Dual Channel, o que aumenta consideravelmente o desempenho no caso de CPUs Ryzen. Você escolheu apenas uma unidade de DDR4 16GBs. Recomendo 2x16 GBs se você pretende trabalhar com imagens de 4K ou mais. 

Boa escolha. Reforço a recomendação.

Postado
2 minutos atrás, Leandro Pré disse:

Pessoal muito obrigado pelas dicas.

o computador em questão e para empresa em que trabalho(da familia), uma industria gráfica, eu que vou utiliza-lo.

e geralmente deixo o meu pc ligado 24h, não desligo para nada(fica lento demais quando liga), trabalho nele praticamente 12horas por dia, utilizo imagens 4k, renderizacão em 3D o que hje trava muito, tem que enviar o 3D para meu cliente em baixo o pc não consegue reproduzir a imagem do produto.

Primeiramente, quando utilizar um SSD de qualidade com uma CPU desse calibre, não terá mais esse tipo de problema de lentidão. Além disso, recomendo que use o standby do sistema se não for desliga-lo completamente. Economiza energia, preserva a natureza, sem perder desempenho ou produtividade. De quebra poupa seu hardware para que ele dure mais.

4 minutos atrás, Leandro Pré disse:

Quero comprar ele todo na terabyte, que esta sem opção de placa de video rx5700 e sem opção de placa-mãe x570.

RX 5700 não recomendo pelo que já falei lá em cima. X570 mesma coisa. 

PCIe 4.0 não é necessário para rodar nenhuma GPU hoje com máximo desempenho. Vou repetir: NENHUMA GPU. Levamos anos para atingir a banda total de PCI 2.0, se é que atingimos. Pode pegar a tomahawk que o colega recomendou. X570 não vale o que custa, especialmente depois de ler a matéria que recomendei.

7 minutos atrás, Leandro Pré disse:

Usando intel 10TH (12.886) acima do orçamento ainda tem o frete.

Não recomendo Intel. Isso é andar para trás. A Intel não está ofertando boas opções de custo/benefício hoje e você estará jogando dinheiro fora. Recomendo muito que continue com Ryzen, na terabyte mesmo. TODAS as lojas passam por escassez de componentes semanalmente. Você só tem que esperar a reposição. Intel está sobrando porque ninguém está comprando, vai por mim.

adicionado 0 minutos depois
9 minutos atrás, Leandro Pré disse:

O que posso trocar para abaixar o custo sem perde muita performace.

Leia minhas recomendações com carinho.

Postado

@WOZ Dods Então eu também não quero intel, por todas as noticias que já li.

sobre a placa de vídeo a 2070 é muito mais cara, já li comparativos que a rx5700 e melhor que a 2070.

essa fonte não tem disponível  XFX XTR2.

memora já troquei, sobre o SSD não entendi sua explicação.

Estou olhando aqui a kabum, tenho mais opções mas o preço e salgado.

@Leo Oliv

vou guarda no servidor.

o ssd e apenas para os programas.

tenho um HD de 2tb para trabalhar e depois vai pro servidor.

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ainda sim, você viu o recurso de carregamento de texturas em tempo real que a unreal engine 5 vai disponibilizar com o uso de NVMes de alta velocidade?

Vi sim e não creio que eles teriam gargalo com isto....

De qualquer forma o custo dos NVMe embora estejam caros devido a pandemia, eles diminuirão bastante tornando a sua compra bem mais viável em relação aos SATA.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 a tendência é esta. Acho que a questão do recurso de carregamento de texturas talvez se torne mais um ponto de equilíbrio do desempenho dos componentes, assim como CPU e GPU, quando essa técnica se popularizar. Vai funcionar em dispositivos mais fracos, sim, mas com queda na qualidade, penso. Claro que quando a pessoa tem um orçamento de 12k eu vou tender a achar que é um bom investimento.

@Leandro Pré com seu orçamento dá para pegar a 2070+3700X+b450 e ainda sobrar uma grana boa. Vai de você. Já contribuí como podia. Lembrando que se você mesmo montar o PC, a Kabum e a Pichau também são ótimas lojas de componentes.

adicionado 5 minutos depois

@Leandro Pré relembrando aqui. Tem um cliente meu em especial que quando encomendou comigo o primeiro PC gamer, me deu um orçamento máximo de 10k. Ele queria na verdade montar o PC em uma loja de grife, com tudo que tinha de melhor na época. O convenci a montar um PC de 5 a 6k, guardar o restante. O PC rodou muito melhor do que ele esperava e durou com alto desempenho por pelo menos 5 anos, talvez 7. Quando foi fazer o upgrade, o valor que economizou foi quase o suficiente para comprar componentes de alto desempenho e hoje ele tem um PC basicamente novo, de altíssimo desempenho, que vai durar mais uns bons 5 a 7 anos. Se tivesse investido como queria na época ainda teria ficado obsoleto na mesma janela de tempo.

Fica a reflexão.

• 5 semanas depois...
Postado
Em 09/06/2020 às 12:29, Leandro Pré disse:

@WOZ Dods

eu mesmo vou montar, brigadão mesmo, por tudo, esclareceu varias duvidas.

vou analisar tudo aqui. muito obrigado.

Quando pretende comprar seu novo computador ?

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!