Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, to querendo fazer uns projetos com led e como primeira experiência estava com uma placa de fenolite pequena sobrando e usei ela mesmo de pcb. Porém estou tendo problema com super aquecimento, nao sei se talvez eh o material da placa que nao sirva pra led ou se tem algo errado no meu projeto. Vou deixar aqui minha dúvida se alguem puder me ajudar! 
sao 4 leds de 3W em serie, numa alimentação de 13,8V..

segundo o datasheet o led precisa de 3,0 a 3,8 de tensão e tem um consumo de 0,7A. A conta que usei para o resistor foi:

13,8 - (4 x 3,4) = 
     0,7

o que resultou em um resistor de 1ohm 1/4W

na pratica ele liga e funciona uns 20 min aquecendo bastante e depois começou a piscar os leds

Postado

@Eder Neumann eu imagino que precise de dissipação sim! Porém como sao apenas 4 nao imaginei que fosse esquentar tanto em estão pouco tempo! Questao de 5 min no max os leds ja estão piscando.. no datasheet fala entre 3 e 3,8Vpor isso do 3,4 no calculo. 
valeu a dica do consumo, acabei de medir aqui os leds estão consumindo 100mA, medindo sem o resistor

B855D2FD-E69B-482C-8239-389C0464BC04.jpeg

Postado

Olá Thiago, 
Já trabalhei com um LED da Osram, que trabalhava em 350mA, e já esquentava muito. Estes LED aquecem mesmo, 3W é bastante pro tamanho dele. Este LED que você está usando provavelmente tem um pad térmico embaixo dele, para ser soldado na PCB para dissipação.

• Obrigado 1
Postado

Oi Thiago, 
Sobre o resistor, eu não tinha me atentado, mas: a potência dissipada nele é R.I^2. ou seja: 0,49W (considerando I=0,7A. 

Como ele é de 0,25W, também está mal dimensionado. 

Sobre a placa: A placa de fibra de vidro é mais indicada pelo aquecimento.

• Curtir 1
Postado

se você usar pasta termica e soldar pelo lado cobreado deixe um dos polos com bastante área não corroída na placa e use esta área como dissipador.

limpe bem com alcool isopropilico ou acetona antes de aplicar a pasta termica.

Postado

@mmakybh boa! Eu fiz direto a tensão em cima do led multiplicado pela corrente...

vou dar uma olhada nessa placa de fibra de vidro

adicionado 1 minuto depois

@Eder Neumann valeu! Vou tentar

adicionado 33 minutos depois

Amigos, aproveitando a boa vontade de vcs. 
estou tentando verificar o consumo do led da forma correta para dimensionar certinho. Estou “fechando” o circuito com os terminais do multímetro na escala de corrente.

O que acontece é que quando boto 3,5V o consumo esta em 0,097A apenas um led..

passando a fonte para 13,8V os 4 leds consomem 0,115A.

Eh por ai mesmo? Na teoria a corrente nao devia ser a mesma pelo fato dos leds estarem em série? Estou recem no terceiro modulo do curso tecnico, então muita coisa eu nao sei 😅 e agradeço muito, desde já, por vcs compartilharem seu conhecimento

153E214E-AF02-435E-9871-B7784A50E186.jpeg

Postado

Oi Thiago, 

Você tem que pensar que tem uma resistência, mesmo que baixa, do próprio multímetro.
A resistência que você está usando é muito baixa certo, 1ohm. Se você ligar o multimetro em série, vai ocorrer o efeito de carregamento. É como se a resistência em série do amperímetro fosse agora relevante o suficiente para afetar a medida.

Você deve notar uma alteração menor nessa corrente se usar a escala de A, e não a de mA, do multímetro. 

Postado

É mais fácil medir com o multímetro a queda de tensão V em um resistor e obter o valor da corrente pela lei de Ohm I = V/R.

adicionado 3 minutos depois

Os leds estão em série, a corrente é a mesma de 0,7A. O que muda é a tensão. O seu cálculo no post #1 está correto, apenas reveja a potência do resistor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...