Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai galera do Clube do Hardware, estou com alguns problemas com meu processador que está esquentando muito, já tenho meu pc há exatamente 1 ano e 4 meses, e as config dele é o seguinte. 

Gabinete K-Mex Galaxy CG-7EV3

Fonte Corsair CX550W Reais PFC Ativo

placa-mãe asus TUF H310M plus,

Water Cooler pcyes Sangue Frio 120mm

Memoria ram corsair 2400mhz 2x 8gb

Placa de video galax geforce gtx 1060 6gb

Processador intel core i7 8700

O problema é o seguinte de um tempo pra cá começou esquentar muito, com 23% de uso por exemplo chega a bater 70C°, a 100% de uso no teste de stress ta chegando a fuckings 98C°

Vou postar algumas fotos do hwmonitor para vocês verem, e se puderem me recomendarem, um water cooler bom acho que melhor colocar logo um de 240mm né, vou postar fotos também do meu gabinete, se tiver que trocar vou trocar também, e uma placa-mãe com melhor compatibilidade com o meu processador que pelo que vi a h310m é uma placa-mãe de entrada e não é muito boa pro meu processador.

Estou disposto a gastar até 3 mil reais a vista para comprar estas 3 peças, será que consigo solucionar o meu problema e dar um upgrade de boas com essa grana ?

Queria dar preferência do WC pra marca corsair que pelo visto é uma das melhores ne ?

Teste cinebench

Sem-t-tulo22222.png

Já olhei se está bem apertado os parafusos e está sim, desparafusei pra olhar a pasta termica e ainda está boa, acho que é aquela prata, e uma coisa que notei de estranho é que no teste do cinebench apesar do processador ficar a 94C° chego a mão atrás do pc e não sinto sair o ar tão quente quanto deveria sair.

Fotos do gabinete:

https://postimg.cc/gallery/h7F9BqB

Postado

@Trevys07

Antes de apresentar problema qual temp ele ficava ?

Pergunto isso por que WC AIO de 120mm não valem muito a pena seria melhor ter pego um air cooler.

Mas mesmo assim as temps estão muito altas o que você pode fazer e verificar se a bomba está funcionado corretamente.

Quando WC apresenta problema geralmente e a bomba que está ruim ou alguma sujeira na tubulação que está impedindo a circulação.

Postado

@Trevys07

Gabinete parece ser bem ruim no quesito refrigeração. Lateral fechada e frente super restritiva, combinação perfeita pra super aquecimento.
Faça um teste simples, remova a lateral do gabinete (Caso tenha um ventilador coloque soprando pra dentro do gabinete) e veja quanto a temperatura cai.
Apesar de se tratar de um WC, o desempenho dele é comparado a coolers de ar simples como Gammax 400, Hyper T4 etc.

Postado

A bomba usa alimentação pelo conector da placa-mãe ou direto da fonte?
Caso a bomba use o conector da placa-mãe, o controle de rotação precisa ser desativado na bios.

Se estiver tudo certo com a instalação, provavelmente é defeito no wc.

Postado
1 hora atrás, Lenon_Fernandes disse:

@Trevys07

Antes de apresentar problema qual temp ele ficava ?

Pergunto isso por que WC AIO de 120mm não valem muito a pena seria melhor ter pego um air cooler.

Mas mesmo assim as temps estão muito altas o que você pode fazer e verificar se a bomba está funcionado corretamente.

Quando WC apresenta problema geralmente e a bomba que está ruim ou alguma sujeira na tubulação que está impedindo a circulação.

Antes quando comprei fiz os testes de stress, e ele chegava no maximo a 81C° usando 100%, então nos games usando uns 70% do processador, ficava no maximo 75C° por ai então até estava tranquilo, mas agora subiu muito do nada.

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

@Trevys07

Gabinete parece ser bem ruim no quesito refrigeração. Lateral fechada e frente super restritiva, combinação perfeita pra super aquecimento.
Faça um teste simples, remova a lateral do gabinete (Caso tenha um ventilador coloque soprando pra dentro do gabinete) e veja quanto a temperatura cai.
Apesar de se tratar de um WC, o desempenho dele é comparado a coolers de ar simples como Gammax 400, Hyper T4 etc.

Então apesar de ser um gabinete de entrada, bem barato, ele tem entrada dos lados, 3 cooler na frente puxando o ar pra dentro, o water cooler ta jogando ar pra fora, e tem outro cooler em cima jogando ar pra fora, acredito que o problema não seja o gabinete, mas esse gabinete acho que não daria certo um water cooler de 240mm, o que você acha ? Deixei a tampa aberta pra ver, mas a temp só sobe conforme usa muito do processador, se não usar muito o WC consegue segurar um pouco a temp ficando no maximo a 65C° usando pouco do processador.

38 minutos atrás, EdsonSM disse:

A bomba usa alimentação pelo conector da placa-mãe ou direto da fonte?
Caso a bomba use o conector da placa-mãe, o controle de rotação precisa ser desativado na bios.

Se estiver tudo certo com a instalação, provavelmente é defeito no wc.

Se não estou enganado a bomba está usando alimentação direto da fonte, e o cooler usando alimentação da placa-mãe.

Também acho que o problema é o WC estou querendo já trocar ele, e a placa-mãe e caso necessario o gabinete.

PSS: aqui vai as fotos do gabinete e das peças como estão, coloquei o link la em cima também

https://postimg.cc/gallery/h7F9BqB

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa que notei é que o clock do processador fica sempre no máximo, isso é normal ? Mesmo estando usando bem pouco do processador tipo 3% a frequencia fica em 4290 em todos os núcleos.

Postado

O radiador parece estar com uma boa quantidade de poeira.
Dependendo do caso, pode ser necessário limpar o excesso de poeira para não obstruir o fluxo de ar.

Já tentou refazer a instalação e trocar a pasta térmica?
Já vi casos que pelo tempo de uso a pasta acabou ressecando.

Edit: não tenho certeza como é o backplate que veio com o wc, mas imagino que seja parecido com o da foto:

ID-COOLING-FROSTFLOW-120-CPU-COOLER-REVI

Verifique se o backplate foi instalado corretamente, note que tem os encaixes para os parafusos do socket.

Postado

Então, acho que está tudo instalado corretamente, consegui segurar a temperatura temporariamente, desliguei o turbo boost e agora chega no maximo a 60C° mesmo em 100% porém com o modo turbo desligado o processador fica capado né, então acho que isso conclui que o problema é o water cooler que é fraco e não consegue segurar temperaturas altas do processador, apesar de eu n senti quase nenhuma diferença com o turbo desligado é meio tenso ne, por enquanto vou deixar assim até decidir quais peças comprar, se puderem me recomendar, um water cooler, uma placa-mãe e um gabinete me ajudariam muito.

Obrigado ai galera, e comentem ai, o que vocês acham se com esse diagnostico o problema é realmente o WC.

adicionado 55 minutos depois

novo-teste.png

Postado
22 horas atrás, EdsonSM disse:

O radiador parece estar com uma boa quantidade de poeira.
Dependendo do caso, pode ser necessário limpar o excesso de poeira para não obstruir o fluxo de ar.

Já tentou refazer a instalação e trocar a pasta térmica?
Já vi casos que pelo tempo de uso a pasta acabou ressecando.

Edit: não tenho certeza como é o backplate que veio com o wc, mas imagino que seja parecido com o da foto:

Mostrar conteúdo oculto

ID-COOLING-FROSTFLOW-120-CPU-COOLER-REVI

Verifique se o backplate foi instalado corretamente, note que tem os encaixes para os parafusos do socket.

Então, eu fiz a limpeza no radiador a pouco tempo, tem uma poeira mas é aquela poeira que fica dentro das frestas que não da pra limpar, e sobre a pasta termica eu olhei e tem uma quantidade boa de pasta termica ainda no processador cinza/prata eu acho, eu não tenho pasta termica aqui mas verifiquei e parece que está ok. e sobre a instalação eu acho que não tem problema não porque quando comprei o pc já veio com esse wc instalado e eu fiz os testes durante um tempo e batia 80C° no 100% então fiquei de boas, mas agora notei que o cooler tava fazendo muito barulho e voltei a medir depois de um ano e uns meses e subiu muito.

Eu acho que o problema é o water cooler que se desgastou mesmo talvez por ser fraco pra um i7 de oitava geração está perdendo a força.

• 4 anos depois...
Postado

@Trevys07 Chegou a alguma conclusão no final das contas?

Tinha um i5 9400, troquei para o i7 8700 para ter uma folguinha de processador no dia a dia, mas o processador é realmente muito quente, comprei aircooler novo segura um pouco mas ainda não o suficiente, sendo que nos testes que vi o aircooler deveria aguentar com o boost ligado.

Pesquisando tive impressão que de fato alguns processadores 8700 são mais quentes do que deveria mesmo.

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!