Ir ao conteúdo

SSD Trim vale a pena?

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite a todos

Há cerca de três anos, comecei a usar SSDs em minhas máquinas e de meus clientes, por ser uma excelente solução frente ao HD. Quando ainda usava HD, lembro que deixava completamente desfragmentado, porém quando instalei o SSD, o programa de desfragmentação começou a chamar o processo de Trim.

Lembro de ter perguntado à um primo, mais experiente no ramo que eu, o que significava Trim e se devia fazer. Ele disse que era basicamente uma "desfragmentação" de SSD, mas que não valia a pena fazer, pelo fato de estar fazendo grandes processos de leitura e escrita, diminuindo em muito a vida útil.

Agora pergunto, 3 anos depois, a mesma coisa para vocês:

1. O que é o Trim?

2. Vale a pena fazer?

Uso minha máquina com 1 SSD e 4 HDs de alta capacidade, e dá uma agonia desfragmentar os HDs e deixar o SSD desmarcado hehe

Se necessário, meu setup está na minha bio, e os programas de desfragmentação que uso são Defraggler e IoBit Smart Defrag Free

Obrigado desde já

Postado

Olá, Theodoro19

O Trim é uma ferramenta que diz ao seu SSD quais os dados podem ser excluídos, depois que ele indica esse dados, eles são apagados na próxima rotina que é chamada de "Coleta de lixo". Sem ele o sistema não saberia quais os setores do disco teriam os dados validos e usuais.

Além disso, ele também influencia a vida útil do SSD, pois consegue fazer um tipo de nivelamento de desgaste, gravando informações de forma a ter um gasto igual de todos os setores.
No sistema posteriores ao Windows 7, essa ferramenta já funciona de forma nativa.

##EDIT
Ele consegue trabalhar de outra forma, mesmo se o seu sistema operacional não for compatível com o Trim, mas não de forma tão eficiente.

Postado

@Matheus Gonçalves Barbosa , entendi. Mas se o funcionamento já é nativo, porque esses programas passam a chamar a desfragmentação de Trim? Eles estariam "forcando" algo que ocorreria automaticamente?

Postado

Para saber se o Trim está ativado ou não, abra o cmd como Administrador e digite

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

DisableDeleteNotify = 1 (Windows TRIM DESABILITADO)
DisableDeleteNotify = 0 (Windows TRIM HABILITADO)
Como ativar o TRIM no seu SSD?

Se apareceu o número 1 para você após o comando, como ma imagem abaixo, veja como ativar o TRIM.

Basta digitar o seguinte comando (seguido de Enter):

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

Como redefinir a frequência do TRIM

Se o valor que apareceu quando você executou o comando foi "0", e o seu TRIM já estava habilitado, você pode redefinir a frequência, para um melhor desempenho do seu SSD.

1. Abra o menu iniciar e procure por "Otimizar unidades" e execute como administrador

2. Na lista de discos, selecione o SSD (deve aparecer o disco e ao lado, "Unidade de Estado Sólido") e clique em "Alterar configurações"; 

3. Em frequência, selecione a opção diariamente e depois clique em "OK".

• 2 semanas depois...
Postado

@f_neto Segue um print da minha tela. Não consegui entender pois você disse que 0 é habilitado porém no meu PC aparece 0 desabilitado...

Sem título.png

adicionado 1 minuto depois

para deixar claro, entendi o que significa TRIM, mas não sei se meu PC tem ele habilitado, já que a informação dele está controversa à sua

• Coordenador
  • Solução
Postado

O seu TRIM está ativado. Essa confusão se dá pela nomenclatura que a Microsoft colocou nesse comando, pois o zero ali significa que a desabilitação do TRIM está desativada, ou seja, o próprio TRIM está ativado, ou seja, é dizer que desativou a desativação (percebe como é confuso?).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...