Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A um tempo atrás eu comprei meu pc pelo mercado livre ele veio montado tudo certinho nunca deu problema, mas com o tempo ele começou q demorar muito pra ligar eu também sentia uma lentidão gigantesca eu parecia estar a 40fps quando estava a 100+, eu nunca manjei mt de peças e nada desse tipo, mas depois de um tempo eu abri meu pc e até ai eu não sabia da fonte dele e eu vi q era uma fonte bem fraca pelo q me disseram, ela era uma vx-350w e eu estou em duvida se ela é o problema de tudo ultimamente eu não to conseguindo nem pegar 200 fps no minecraft q é um jogo leve e além de apresentar muitas travadinhas e meu pc demora uns 6 minutos só pra iniciar e esses dias fui sair do usuário do meu pc minha tela começou a piscar loucamente tipo uma tela toda colorida e eu reiniciei voltou ao normal, se eu trocar essa fonte meus problemas se resolveram?

I5 2400

GTX 1050

8GB DDR3

Fonte: VX-350w aerocool

Postado

@Minepresent sua fonte é genérica, recomendo trocá-la, mas esse tipo de problema pode ter várias razões. HD em mau estado de saúde, processador superaquecendo, placa de vídeo superaquecendo... você usa o programa MSI Afterburner pra monitorar a máquina enquanto joga?

Postado

Eu usei alguns programas pra ver o estado do hd e sempre dizia que estava em bom estado, e tambem já desfragmentei varias vezes com todo tipo de programa, sobre o processador ele em jogos leves ele pega 60/70 graus e em jogos pesados 70/80, a placa também fica nessas temperaturas a temperatura aumentou bastante com os meses e eu não tenho nem 1 ano de pc

Postado

@Minepresent Trocar a fonte não vai resolver a lentidão mas é recomendável por ser genérica e poder estragar algo ai.

Isso d lentidão é um problema de Windows, as atualizações recentes de segurança do Windows fizeram vários processadores Intel perderem desempenho em troca de mais segurança, isso foi geral e esses updates de segurança começaram ano passado.

Uma coisa que vai resolver muito esses atrasos é colocar um SSD, ou mais memória. Outra coisa.

Não há porque jogar Minecraft a 200FPS, Qual a frequência de seu monitor...? Coloque os FPS no mesmo número de HTz do seu monitor e verá o computador ficar mais responsivo.

• Confuso 1
Postado

Eu já coloquei vsync travei aos 60fps no rivatuner, e sempre deixava o game com uma lentidão maior e sobre o minecraft a 200fps eu quis dizer q eu pegava mt mais fps tipo uns 500, e hoje em dia nem 200 eu consigo bater de fps e isso em varios games já tentei varias técnicas mas meu game sempre parece estar a menos de 60 fps e além de travar demais mesmo o game sendo leve ://

Postado

@Minepresent Bom Vamos lá...

Clica com o botão direito em propriedades na unidade C:/ (disco local) depois clica na aba ferramentas clica em verificar erros nos arquivos, não precisa verificar integridade do disco só verifica por erros. Se já tiver feito pula para o próximo passo.

https://www.ccleaner.com/pt-br/ccleaner

Baixa e instala... Tem maneira de fazer sem esse programa? Tudo não mas a maioria das  coisa que ele faz da para você fazer, manualmente mas da mais trabalho.

Tira ele da inicialização do Windows após a instalação afinal programa carrega tempo todo quando não precisa só serve para deixar lento. Após reiniciar o PC Execute a limpeza dele (com esse programa) ele vai apagar todos os arquivos temporários do disco. Agora vá no botão registro e limpe as entradas inválidas, Nunca deu problema comigo de danificar o registro mesmo usando a 5 anos esse. Mas deixo o alerta.

Reinicie o computador após as limpezas.

Execute o Windows Update, Atualiza seu computador.

Depois disso reinicie o computador, agora vamos voltar ao menu ferramentas do Windows,Botão direito no disco principal de novo, C:/ clica em propriedades, aba ferramentas, agora sim execute desfragmentação.

Reinicie o computador.

Agora hora de tirar o que não usa da inicialização do Windows. Lembra que falei para tirar o CCleaner da inicialização do Windows então, hora de tirar outros coisas inúteis da inicialização.

Botão direito na barra de menu, depois clica em Gerenciador de Tarefas, Clica na aba Inicializar, Desabilita esses programas inúteis da inicialização que só servem para deixar pesado o Windows, e consumir sua memória RAM.

Veja o exemplo do meu.

Gerenciador.png.af91eb4953d31c8bcccc666e03a65488.png

Fiz isso tudo começo deste mês no meu computador, pois estava a 6 meses sem fazer.

De vez enquando tem de fazer isso tudo e demorei o dia todo fazendo.

Postado

Valeu ae pela dica, quando eu entrar no pc eu faço esses métodos mesmo eu não estando com muita esperança pois já fiz quase todos esses métodos, mas talvez se eu fizer nessa sequência que você me passou dê certo e qualquer coisa eu passo aqui pra avisar se resolveu, valeu

Postado

@Minepresent É a sequencia que faço aqui a  cada 6 meses.

adicionado 3 minutos depois

Tirar da inicialização do Windows o Adobe, Microsoft office, Steam, epic gamer e etc nada afeta esse programas pois quando voce clica para o abrir ele só vai demorar mais para abrir mas em compensação ai te economizar muito tempo na hora de iniciar o computador, pois o computador não sabe o que você vai usar naquele momento naquele momento além de deixar sua memória mais limpa (RAM).

Postado

Opa mano vim aqui pra avisar sobre o resultado, era meio esperado mas os problemas continuaram deu uma levezinha amenizada mas ainda tem bastante problema infelizmente ://

Postado

@Minepresent Certo... Agora é limpeza física, afinal sujeira gera temperaturas alta e temperatura alta gera perda de desempenho.

Atenção: Maior ia dos computadores dá defeito se lipo por pessoas sem experiência.

Regras exageradas para limpeza que uso:

Pés no chão e roupas leves para não gerar eletricidade estática no corpo.

Compre Álcool isopropílico (isopropanol).

Compre uma boa pasta térmica. Recomendo está (Clique aqui), eu comprei para mim o potão https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1352698194-pasta-termica-mastergel-maker-prata-silver-40g-11-w-mk-k779-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=4c654a91-9acc-49d5-bccc-23a31afbc7d6 na época estava tudo mais barato.

Compre um pincel, qualquer um serve, não precisa ser antiestática, mas se quiser comprar assim melhor, eu uso um de pintar mesmo comprado só para isso, não use pincel já usado, quando compra, lave-o bem com água e sabão para matar o COVID-19 e remover partículas prejudiciais :D (possíveis restos de metais ou sujeiras do pincel). Deixei-o secar bem, tipo no sol por 1 dia todo.

Se tiver um aspirador de pó com soprador (Eu tenho) trabalho fica mais fácil.

Faço assim. Desmonto o computador.

Retirando placa de vídeo, cooler do processador e processador, RAM e fonte de alimentação. Resto fica dentro do gabinete, dentro do como placa-mãe, HDs, Drives.

Uso um pincel molhado com Álcool Isopropílico para remover a sujeira que ficar após usar o soprador de ar. Esfrega o pincel num pano limpo, para limpar o pincel e continua tirando a poeira com o pincel molhado em álcool, isso da placa-mãe.

Do processador você vai usar o álcool isopropílico num papel higiênico macio para umedecer a pasta térmica velha e remove-la com cuidado, mesmo para o cooler, mas nele não precisa ter cuidado pode usar aqui mais força.

Desmonto a carenagem da placa de vídeo e retiro o pó dos coolers e do dissipador. Não recomendo remover o dissipador da placa de vídeo, pois acho um procedimento delicado e difícil, nem recomendo trocar a pasta térmica da mesma.

Para limpar as ventoinhas, tanto da fonte de alimentação quanto do processado, quanto as ventoinhas da placa de vídeo.

Pegue cotonetes, Aqui pode usar álcool comum 92º, se souber o que está fazendo... só para economizar pois álcool isopropílico é caro, mas vai suar bem pouco.

Molhe o cotonete no álcool e com movimentos circulares (do cotonete) remova o pó do centro do cooler (ventoinha/ventilador) do centro do mesmo para fora, sempre assim. Não deixe o pó ou a sujeira entrar na fresta do mesmo (rolamento Central), é morte certa em no máximo 6 meses. Ventoinha DEAD.

Depois coloque o processador e pasta térmica de qualidade em cima do mesmo recoloque o dissipador do mesmo junto com a memórias e placa de vídeo.

OBS: Recomendei essa pasta térmica porque é a melhor do mercado Brasileiro, fique de olho nisso na hora de comprar pasta térmica "Condutividade térmica: > 11 W / mK" se for menos de 8W/mK não compre, se for mais de 17W/mK também não compre, pois estas já costumam ser condutivas de eletricidade (conduz eletricidade e se errar na colocação pode dar curto), prefiro pastas não condutivas de eletricidade mas que conduzem térmicamente.

OBS2: assista vídeos de limpeza ajudam muito a saber o que fazer. Vou recomendar alguns.

https://adrenaline.com.br/artigos/v/62770/pasta-termica-importa-como-coloco-arruinei-meu-pc-colocando-muito

Artigo acima escrito sobre mesmo tema da pasta térmica que muitos erram ao trocar.

Agora vamos falar da temperatura, as vezes limpeza pode não resolver, única maneira de ter certeza é testando.

Instale o HWmonitor. https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Teste o jogo com o HWMonitor aberto....

A temperatura da memória RAM não deve passar de 60ºC, da placa de vídeo varia, mas em geral o recomendado é 70ºC mesmo para o processador e o da placa-mãe (Chipset) não deve passar de 60ºC. Se tudo isso tiver sendo cumprido então não é temperatura e se quiser não precisa fazer limpeza.

OBS: alguns processadores suportam até 100ºC assim como algumas placa de vídeo, então não se desespere... Então porque recomendou 70ºC, simples pois estes podem estar esquentando o que está envolta e causando a lentidão do seu computador.

Para mais tem esse tópico que resume um pouco sobre aquecimento e linka vários artigos.

adicionado 10 minutos depois

OBS Final: Esqueci de falar, Quando retirar a fonte de alimentação e for desmonta-la retire o pó da mesma e de sua ventoinha, reaparafuse tudo no lugar exatamente como estava. Eu gosto até de colocar os parafusos no mesmo buraco de onde foram retirados, pois sempre existem parafusos de tamanhos diferentes mesmo que pareçam iguais, e geralmente são similares, mas nenhum parafuso é igual ao outro e aquele buraco já é acostumado com o seu respectivo parafuso, resultado ao respeitar os parafusos.. assim todos entram fácil e não soltam com o tempo... assim com não é possível fazer uma esfera perfeita na terra não é possível fazer um parafuso exatamente igual ao outro, existe sempre uma imperfeição ou diferença.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...