Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

(Estou fazendo esse post porque eu fiz a maior burrada que alguém já deve ter feito com um notebook)

Bom do começo:

Eu fui no site da Acer localizar a bios pra um outro notebook, baixei, mas só que como eu sou burro pra caramba eu executei o programa de flash no PC errado e deu nisso: PC desligou e nunca mais ligou, LED acende por 3-5 segundos e depois desliga(Cooler gira).

Resumindo: Eu baixei a bios de um Emachines D520 e executei em um Acer aspire 5733, resultado cagou o Acer aspire. Agora venho procurar a ajuda de vocês, sei que precisa de um gravador eprom mas onde compro isso? E como realizo o procedimento?

Postado

Não dá nenhuma imagem na tela?

Cara, PCs mais antigos ainda dá jeito fazendo ligar com pendrive bootavel com o arquivo da BIOS nele. No seu caso, não dá tela nenhuma, acho que é mais viável procurar uma loja que te faça a regravação, pois além da remoção do CI da BIOS para regravar na gravadora EPROM, tem que, as vezes, remover a bateria da placa (que é soldada), e sem pulseira anti estatica e uma estação de solda eu não arriscaria. A não ser que você tenha a aparelhagem e só te falte a gravadora que pode ser adiquirida no MercadoLivre.

Postado
3 horas atrás, Brasil150 disse:

gravador eprom mas onde compro isso? E como realizo o procedimento?

Tem o gravador ch341a, é o mais simples.

Precisa do arquivo de bios,  a ser regravado no chip da bios.

Alguns outros recursos, como estação de solda, fluxo, estanho. Porque precisa retirar o chip da placa, para regravar, e soldar novamente.

Tem chip da bios gravada, no ML. porém tem de dessoldar um chip, para soldar o outro.

Se não tem experiencia com eletronica, pode procurar uma assistencia para fazer o serviço.

Postado
36 minutos atrás, Brasil150 disse:

Metodos usando um Jacaré sem a necessidade de remover a EPROM

Vale lembrar que nem sempre a regravação via pinça tem sucesso.

O que ocorre, é que como o chip está interligado com outros componentes na placa-mãe, a regravação pode ficar com falhas, e desta forma, o chip tem de ser regravado fora da placa, sendo que existe uma plaquinha para o chip ser soldado, como tambem existe um adaptador que tem garrinhas para segurar o chip.

Geralmente, o processo ocorre da seguinte forma : dessolda o chip, solda em uma plaquinha, faz a regravação, dessolda da plaquinha, e finalmente ressolda na placa-mãe. Este é o processo eficaz, que garante uma boa regravação.

Quanto a dessoldagem e soldagem do chip, é apenas uma questão de ter a estação de solda e treinar a técnica de solda.

porém, o procedimento com regravação na garra, não está descartado. Apenas, tem de tomar conhecimento que a regravação poderá ficar com falhas, e o resultado final não ser obtido com sucesso.

E outra observação importante, é a seguinte : se colocar a garra invertida no chip na placa, veja que tem uma via de cor vermelha, que indica o pino 1. Vai provocar inversão de polaridade,e causar mais prejuizos a placa-mãe, devido estar tudo interligado. Seria como injetar 3 V invertido de polaridade na placa-mãe, queimando outros componentes. 

Postado

@Reset2020 Amigo eu não sou técnico, o máximo que sei fazer é troca de componentes, desmontar e remontar computadores e notebook. Não sei mexer em solda e nem mesmo terei uma estação. Então a pinça jacaré e o gravador são minhas a minha unica opção. Então é possível usar a pinça jacaré certo?
Presto muita atenção nos procedimentos🧐. Quero saber onde comprar

Postado
7 horas atrás, Brasil150 disse:

Quero saber onde comprar

Tem na China, no aliexpress. Como tambem tem no ML ( mercado livre ).

O modelo mais simples é o ch341a ( igual do vídeo ).

DSC00698.JPG.2ea311199647739a0258a04994e21ec5.JPG

DSC00704.JPG.a5d51b2ae057d93c6c429d93533ca840.JPG

DSC00709.JPG.0b9e04566a3c93f5579cf692d3a5186d.JPG

• Curtir 2
Postado

@Brasil150 nunca tentei procedimento com pinça, mas acredito que dará certo. Pode acontecer de ocorrer algum erro devido ao que o @Reset2020 falou, porém, de qualquer forma, depois que fizer o procedimento com pinças e a máquina ligar e der tela, faça a regravação via programa para garantir a gravação correta! Boa sorte. 

Esperamos o desfecho. 

• Membro VIP
Postado

O problema do CH341 é o software, na China tem o hardware, mas a maioria vem sem software.

Tem um dos primeiros que criou o projeto com CH341 criou o programa, mas ele cobrava uma licença. Foi um dos melhores que usei, mas gravei pouco com ele, algumas BIOS e Flash de roteadores. (Tipo as placas mais novas usam ROM maiores e os programas gratuitos não reconhecem corretamente)

• Membro VIP
Postado

@Brasil150 só testando pra ver se reconhece o chip e consegue fazer a gravação.

Como foi citado com a memória "instalada" muitas vezes interfere na comunicação. Instalando o adaptador no pino correto a possibilidade deste procedimento gerar algum problema é ínfima, porque ele usa a mesma tensão da memória. 

Postado
2 horas atrás, Brasil150 disse:

Precisa de alguma solda?

Para usar a plaquinha tem de soldar os pinos amarelos.

Se for usar o cabo de extensão com clipe, não será necessário utilizar solda.

Mas, se quiser comprar um ferro de solda de 30 W e um rolo de estanho, será tambem uma boa ferramenta.

Postado

@Reset2020Erro na gravação pode acontecer, pode corromper. Por exemplo, essa semana fui regravar a BIOS de uma placa pw945gct que não segurava a máquina ligada após uma atualização de BIOs mal sucedida (ela corrompeu na hora flashear), então peguei o mesmo arquivo e regravei, a máquina voltou a vida normalmente. Erros na gravação podem ocorrer por vários fatores, como alguns já citado. 

Em relação a soldagem dos pinos amarelos na gravadora... Sim, será preciso soldar apenas os pinos na placa da gravadora, as pinças você só vai prender nos pinos após eles já estarem soldados, para que se faça o "jumper" para o chip da BIOS. O Procedimento de solda é relativamente simples de se fazer com um ferro de solda (prefira o de 30w para não danificar a gravadora com o calor) e estanho. Veja no YouTube esse tipo de solda como é simples. 

Aguardamos o retorno! 

Postado
10 minutos atrás, Roger Mesquita disse:

Em relação a soldagem dos pinos amarelos na gravadora... Sim, será preciso soldar apenas os pinos na placa da gravadora,

Ue, mas em fotos como essa desse anuncio, mostra já soldado

435300920_FCDCH341A24SrieEEPROMFlashBIOSUSBProgramadorSOIC8ClipOn-BoardSet_ShopeeBrasil-GoogleChrome16_06_202016_17_13.thumb.png.d45960f5372e2d43141ffbd7817607eb.png

Postado
6 horas atrás, Brasil150 disse:

Ue, mas em fotos como essa desse anuncio, mostra já soldado

Quando chegar a gravadora, voce verifica se veio soldado os pinos.

Caso não, vai precisar de um ferro de solda e estanho. Fique tranquilo, este tipo de solda é simples.

Outro detalhe, é que tem de verificar o código do chip da bios, devido ter chip de 3.3 V e de 1,8 V.

Se for de 1,8 V, tem de utilizar uma plaquinha na gravadora, intermediária, para rebaixar a tensão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!