Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou pensando em comprar um notebook novo e vi que, em custoxbenefício, o Dell 5490 é campeão, mas fico receoso pois alguns usuários tem relatado aumento anormal da temperatura em tarefas simples, como também ventoinhas nas alturas. Alguém que possui pode dar uma opinião?

Postado

O 5490 que está falando é provavelmente o da linha Inspiron, pois há um com a mesma numeração na linha Latitude. Tenho um Vostro 5470 antigo com GPU e um Core i5 e ele possui dois coolers com dissipador em cobre. Em algumas reviews vi modelos do Inspiron 5490 com Core i7 de décima geração com um cooler só.

Não acredito que ele chhegue a superaquecer, até porque o único cooler dele não é uma solução preguiçosa como a dos novos Macbooks e tem a carcaça mais espaçosa, mas ele vai provavelmente ser mais barulhento ao ser estressado. Já testei um Ideapad com configuração semelhante e ele realmente faz bastante barulho quando é levado ao limite, até porque o Core i7 de 10ª geraçção não é um processador muito econômico.

https://laptopmedia.com/review/dell-inspiron-14-5490-review-two-workdays-on-a-single-battery-charge/

Postado

Davi, valeu pela resposta, estava observando esse review e eles descreveram uma questão preocupante, a temperatura no canto inferior da tela, já que a saída do ar quente vem dali. Eles marcaram 49ºC, imagine isso durante meses/anos, será que a tela aguenta?

Postado

Aqui costuma ficar a 45 °C. As saídas também sopram na tela, e não tive problemas na tela por temperatura. Já tive que trocar uma vez para consertar um esmagamento do laptop, mas ele funciona bem desde 2013.

Se não houver problemas de montagem ou de projeto é bem possível que a sua maior preocupação seja a bateria de reposição mesmo.

• Coordenador
Postado

Tenho o Dell G3 e ele esquenta bastante quando ta em processamento pesado. Aliás, atualmente notebooks em geral, quando em processo pesado, ou esquentam muito ou possuem thermal throttle, não tem pra onde fugir.

Postado

Eu tenho lido muito sobre essas questões, principalmente o thermal throttle e suas medidas de contenção como o undervolt etc. Mas isso, ao meu ver, não deveria acontecer, relatos de pessoas que não conseguiam colocar o laptop no colo devido a estar muito quente. Acredito que principalmente nessas máquinas mais compactas (ultrafino) o problema seja pior, empresas setando CPU/GPU com tensões baixas e sem aproveitamento total do potencial de ambas. Comprar um notebook por 5k (no mínimo) e ter problemas em utilizar a máquina por altas temperaturas não dá. Espero que os Dell não estejam nesse patamar. Tenho um Dell de 14" de 2014 (Vostro 5470) e ainda funcionando super bem e nunca esquentou muito, mas vejo muitos falando na net expressões como "Dellcepção" e outras, enfim, vamos pra frente...

Postado

Praticamente todo laptop é feito com grande redução de custos, e a economia no sistema de resfriamento é muito comum. Tem Macbook saindo sem heatpipe estilo laptop ruim de entrada e ainda custa mais de R$ 10k. Para evitar throttling é necessário um sistema de resfriamento muito mais parrudo, o que é mais caro e aumenta o tamanho do laptop, ou então diminuir a dissipação de calor limitando o TDP ou usando processadores menos potentes.

Tenho esperanças em relação ao Ideapad 5 com Ryzen 4700U (ou até 4500U), que ainda não chegou ao Brasil, onde provavelmente entrará na série S. Puxa 10-25 W e tem desempenho semelhante a um Core i7 de 35+W. Observando as reviews em vários sites aparentemente não há reclamações de superaquecimento, mas ainda sim é um laptop barulhento e tem um slot DDR4 de 4 GB soldado.

O novo Dell G5 15 SE com Ryzen 4800H (35-34 W) é um laptop bem mais caro e deixa o processador sofrer com 100 °C em situações de estresse.

https://openbenchmarking.org/result/2006048-NE-2006034NI05

https://www.notebookcheck.net/Dell-G5-15-SE-with-AMD-Ryzen-7-4800H-records-above-100-C-average-CPU-temperatures-leaving-the-Asus-TUF-Gaming-A15-as-the-better-Ryzen-4000-gaming-laptop-option.469723.0.html

Postado

Eu desisti de comprar os Dell, caramba, são muitas descrições na net falando mal dos Dell, principalmente das altas temperaturas desse laptops. Comprei um LG Gram que não esquenta muito (relato dos proprietários), tem ótima bateria, uma boa tela e incrivelmente pesa só 995g.

Postado
Em 22/06/2020 às 18:48, Diniz Candido disse:

@Gustavo Polo Ainda bem que você desistiu. Comprei um Inspiron5490 e estou decepcionadíssimo. A máquina superaquece com muita facilidade, trava total e é necessário forçar boot.

Com certeza, sorte com seu laptop, já tentou fazer um undervolt no processador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...