Ir ao conteúdo

PIC Usar conhecimento do x64 em microcontroladores

Ir à solução Resolvido por vtrx,

Posts recomendados

Postado

Saudações

Bem, isso não é exatamente um problema mas vamos lá...

Já tem um tempo que estou dando uma olhada em um livro, chamado - Programação em Baixo Nível: C, Assembly e Execução de Programas na Arquitetura Intel 64 de Igor Zhirkov -  com olhos voltados a programação de microcontroladores, mas claramente a intenção dele é a arquitetura Intel 64 (finalmente surgiu uma possibilidade de eu cogitar comprá-lo)

Minha pergunta é: é possível usar conhecimentos do Intel 64 em microcontroladores? Não existe um curso em PT-BR de Assembly na internet (inglês também é bem ruim de achar), e a minha salvação seria esse livro (ainda que não seja 100% voltado à minha intenção), já que tenho muita vontade de saber como  os computadores de modo geral funcionam e ainda mais em programar um PIC conhecendo ao pé da letra tudo o que se passa nesses pedaços de silício. Mais que isso, pretendo usar esse conhecimento também para me auxiliar em C++, já que sei apenas o básico, aprendendo toda aquela movimentação de bits, memória, deslocamento, pilha de dados...

Vale a pena ou vocês me indicam outro? Não tenho problema nenhum em ter que minerar o Google pra complementar o conhecimento em Mics que esse livro não passe.

Postado
2 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

é possível usar conhecimentos do Intel 64 em microcontroladores?

Só se usar um sistema embarcado,pois a arquitetura Intel não é padrão em microcontroladores.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, vtrx disse:

Só se usar um sistema embarcado,pois a arquitetura Intel não é padrão em microcontroladores.

Isso pelo menos pode facilitar sua compreensão?

Pois pelo pouco que sei e entendi,o que parece mudar é as operações, mas a lógica da coisa parece ser a mesma.

Por exemplo, já vi em vários locais de processamentos em Intel diversos nomes mais técnicos, tal qual são os mesmo que aparecem em sites de programação em microc.

• Solução
Postado
7 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

Isso pelo menos pode facilitar sua compreensão?

Pois pelo pouco que sei e entendi,o que parece mudar é as operações, mas a lógica da coisa parece ser a mesma.

Por exemplo, já vi em vários locais de processamentos em Intel diversos nomes mais técnicos, tal qual são os mesmo que aparecem em sites de programação em microc.

Se voce pretende utilizar microcontroladores,acho que não vai te ajudar estudar arquitetura Intel,mas se voce esta se referindo a compiladores C/C++ usados na arquitetura(programação Windows/Linux),aí sim pode te ser útil.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Gabriel G.S. 1023 ,

Oi Gabriel,

Infelizmente a arquitetura x64 envolve muita coisa que não existe nos microcontroladores.

Por exemplo, o conceito de núcleos separados de processamento ( ou CORES ) implica em um pseudo processamento paralelo ( por exemplo 4 núcleos são 4 trechos de código que podem ser executados ao mesmo tempo, se cada um desses códigos couber no cache de nível mais rápido existente em cada núcleo a velocidade de processamento é absurdamente mais rápida ) e os compiladores mais poderosos tentam aproveitar isso na compilação.

Existe ainda um conceito que eu ainda não entendo que são as Threads por core ....

Eu fico imaginando a dificuldade de se utilizar esse conceito programando em Assembly ....

Os microcontroladores que eu conheço usam apenas um núcleo, e os que eu conheço também não possuem cache interno. Claro que por isso eles devem ser bem mais baratos, e compensam essa falta de potência em processamento incluindo no hardware uma quantidade bem legal de módulos necessários ao "controle de processos" ( daí que vem o nome de microcontroladores em vez de microprocessadores ), como timers, conversores AD, interfaces de comunicação, etc.

Programar para os microcontroladores é bem simples, exceto quando estamos no limite dos tempos envolvidos e temos de ter ações em nanosegundos, aí a coisa pega e o conhecimento do hardware completo como os tempos envolvidos nas interrupções de hardware, e o funcionamento de todos os módulos em tempos de ciclo de máquina é imperativo na solução, ou então fazer o que a grande maioria dos programadores fazem : usar um microcontrolador bem mais potente que evita ter todo esse conhecimento kkkkkkk !

Por tudo isto eu acredito que conhecer o x64 não ajuda na área dos microcontroladores.

Um site que pode informar mais sobre cores ( núcleos ) e thread é este aqui :

https://www.guru99.com/cpu-core-multicore-thread.html

Boa diversão !

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...