Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O OBS Studio não reconhece a minha placa de vídeo.


Posts recomendados

Boa noite.

Eu tenho um PC que tem uma placa de vídeo integrada AMD Radeon R5, comprei uma Radeon R7 240 series, fiz os procedimentos corretos para desinstalar a integrada e instalar a nova, driver também e etc, deu certo.

Porém, nem o OBS Studio e nem o Streamlabs OBS reconhece a nova placa de vídeo instalada, entro nas configurações do OBS e só aparece a opção (x264).

Olhei tutoriais no youtube e nada, desinstalei e instalei o OBS e nada, abri como ADM e nada.

Se alguém puder me ajudar nessa, porque senão terei que devolver a placa pois comprei apenas para fazer uma stream melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela parte fácil, essas placas de vídeo anciãs não possuem suporte para encoder por hardware, isso é algo mais recente. Então realmente, não adianta fazer nada que não vai aparecer.

 

Esclarecido isso, você não deve utilizar hardware para fazer isso se puder evitar, x264 é melhor em praticamente todos os aspectos. Não invente de comprar uma placa de vídeo só para esse propósito, compre uma para melhorar a qualidade do jogo em si e faça stream usando o processador, a menos que o seu seja muito ruim e não dê conta nem do jogo (mas aí você tem problemas maiores do que a stream para se preocupar).

 

Ah, e um último esclarecimento: não compre placa fuleira, há uma razão para "fuleira" ter tantas letras em comum com "furada". Se precisar de ajuda, pergunte aqui antes de comprar que nós te ajudamos a fazer uma boa escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eita... então, quando eu utilizava a placa de vídeo integrada que é a Radeon R5 o OBS reconhecia normalmente e eu conseguia fazer a stream. E eu acredito que a Radeon R7 é superior não? Me corrija se eu estiver errado. rsrs.

Por isso não entendi de o OBS não reconhecer a outra placa de vídeo que instalei.

O meu processador é o AMD A6-7480, será que suporta fazer stream?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ygor Torres Guimarães disse:

@Imakuni Eita... então, quando eu utilizava a placa de vídeo integrada que é a Radeon R5 o OBS reconhecia normalmente e eu conseguia fazer a stream. E eu acredito que a Radeon R7 é superior não? Me corrija se eu estiver errado. rsrs.

Por isso não entendi de o OBS não reconhecer a outra placa de vídeo que instalei.

O meu processador é o AMD A6-7480, será que suporta fazer stream?

Ignore o prefixo, não é isso que define se o chip gráfico presta ou não. No caso, a APU usa GCN de 3a geração, já a placa é de 1a.

 

Em todo caso, você pode fazer stream com essa sua APU. Se vai ficar bom ou não, depende de uma série de fatores, mas dá para pelo menos tentar usar. Você quer fazer stream do que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ygor Torres Guimarães disse:

@Imakuni Costumo fazer de Dead By Daylight.

É, preocupe-se mais com o jogo do que com a stream, seu hardware é fraco no geral. Mas você pode colocar a resolução em 360p e o preset da CPU no Ultrafast para tentar fazer alguma coisa com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@imakuni

boa tarde irmão 

comprei um pc

placa-mãe bleuence h81m-vg4 (lga 1150/ddr3 bluecase

processador intel core i5 4590 6mb

ssd wd 1250g green memoria ddr3  4x4  8g 1600mhz

fonte brx 650w

placa de video brx gt 730 4gb rpm ddr5

hd sata 500gb sata ii 5900 rpm

o obs nao reconheceu 

tem como reconhecer nessa configuração

que maquina você mim indicaria ?

 

adicionado 1 minuto depois

boa tarde irmão 

comprei um pc

placa-mãe bleuence h81m-vg4 (lga 1150/ddr3 bluecase

processador intel core i5 4590 6mb

ssd wd 1250g green memoria ddr3  4x4  8g 1600mhz

fonte brx 650w

placa de video brx gt 730 4gb rpm ddr5

hd sata 500gb sata ii 5900 rpm

o obs nao reconheceu 

tem como reconhecer nessa configuração

que maquina você mim indicaria ?

@Ygor Torres Guimarães

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2020 às 17:43, Imakuni disse:

Você instalou os drivers? E como assim "não reconheceu", está dando algum erro na hora que abre o programa?

@Imakuni @Imakuni

tudo normal mais na parte do encoder do obs nao reconhe aplaca 

nao sai de x264 que é o processador

 

adicionado 1 minuto depois

o que mim recomenda trazer?

esse pc comprei tem 1 semana provavelmente o dono nao vai aceitar de volta 

que faco de upgrade 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Cleiver Cristiano Vasconcelos disse:

@Imakuni @Imakuni

tudo normal mais na parte do encoder do obs nao reconhe aplaca 

nao sai de x264 que é o processador

 

adicionado 1 minuto depois

o que mim recomenda trazer?

esse pc comprei tem 1 semana provavelmente o dono nao vai aceitar de volta 

que faco de upgrade 

Ah sim, isso. A resposta é exatamente a mesma que para o OP: sua placa é anciã e não possui suporte para NVENC, então é claro que não vai aparecer essa opção no OBS. E mesmo que aparecesse, você geralmente não vai querer usar por ter qualidade inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual placa você mim recomendaria?

placa-mãe e video ?

 

adicionado 7 minutos depois
2 horas atrás, Imakuni disse:

Ah sim, isso. A resposta é exatamente a mesma que para o OP: sua placa é anciã e não possui suporte para NVENC, então é claro que não vai aparecer essa opção no OBS. E mesmo que aparecesse, você geralmente não vai querer usar por ter qualidade inferior.

quais placas usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Imakuni disse:

Não ter comprado esse PC, tá todo errado...

 

Mas enfim. Diga quanto você pode gastar e a gente decide uma placa baseado nisso.

@Imakuni na verdade quero torcar as peças com dono da loja porque ja ta pago 

tipo quero trocar processador /placa-mãe se preciso, e trocar a placa de video 

gostaria  de obter informaçoes suas 

no meu caso lives de bandas ao vivo pelo obs

se possivel so com processador e qual tipo  i5 qual geraçao  roda legal sem placas de video ou o que tenho roda legal com i7 ja que obs nao reconhece a minha gt 730

no naguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, aí você complica... comprar PC inteiro em loja é furada, era melhor pegar o dinheiro e comprar separadamente.

 

Mas enfim... tudo vai do bolso. A princípio, o primeiro chute é o Ryzen 3600. Sendo muito caro, baixe para o 1600AF. E continuando a ser um problema, você começa a procurar opções como o 3200g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

RESOLVIDO - Olá pessoal! Gostaria de compartilhar algo com vocês. Para aqueles que possuem placa de vídeo da Nvidia e tem problema do OBS em reconhecer! Resolvi o Problema, é só baixar a versão do OBS 23.0.1 que ele reconhece, estava com esse problema e resolvi fazendo isso, vou deixar o link para quem quiser baixar essa versão! Na hora da instalação não baixem os plugins, outro detalhe, faça o backup da pasta do seu OBS atual antes de exclui-lo por completo. O caminho da pasta é C:\Users\seu nome\AppData\Roaming\obs-studio. Depois é só instalar. Abraço a todos

 

https://github.com/obsproject/obs-studio/releases/tag/23.0.1?fbclid=IwAR2ysLCWkfiHZocOA9LnXB1LbWfJU-0L0ejqMWBd3G5be6bZ6Q2neYxrFd8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Miqueias Eduardo Vieira Li boa noite, vi seu comentario sobre o OBS versao 23 reconhecer a placa de video, fiz tudo que tu ensinou mas nao consegui fazer o OBS reconhecer, ainda continua aparecendo x264, me ajuda de novo, da uma explicada mais detalhada o que posso fazer para reconhecer, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte tenho uma placa de video amd R7 360 series e tenho o mesmo problema no obs studio não aparece a placa de video só o precessador , e no stream labs aparece a placa de video , porém como é pesado de mais quero abrir n obs studio e ai  alguem sabe como resolver, só vi mt blá blá e nada pra resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gente, não sou um técnico mas estou acostumado com o OBS. Um dos motivos que fazem isso ocorrer é um Driver da placa Desatualizado! Não recomendo nem um pouquinho fazer stream pelo processador pois isso também é um pouco burro. Dependendo do Processador a maioria dos jogos vai usar de 80% a 100% do Processador, vai de config pra config. Vou dar um exemplo, a minha config é um i5-7400 com uma RX 570 4GB e antes de eu comprar essa placa eu tinha uma GT 710 e eu nunca consegui ter uma stream Boa com a GT. As vezes não precisava nem travar o jogo, a placa e o processador não aguentava enviar o vídeo. Hoje em dia que estou com essa config, consigo fazer Stream de boa em qualquer jogo com a Placa. Então, cada peça tem muita importância, desde a Memória RAM até a Placa. Meu OBS não está reconhecendo o Encoder depois que mandei formatar o meu computador e logo de cara já percebi que o Driver que ele instalou era um antigo. E é por esse exato motivo que a versão antiga do OBS vai fazer aparecer o Hardware de Encoder e as vezes não 100%. Quer fazer stream pelo processador? Vai ter que pagar muito mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Sathy Sim galera, fazer live com o processador é extrema burrice, vai estressar muito seu hardware.

Live nem seria interessante usar OBS ok?

StreamLabs é feito para lives e se você clicar com o botão direito no preview, na tela onde tudo está aparecendo, tem como ativar o modo desempenho

Ele vai tirar o preview, pra não ficar rodando em segundo plano, e vai fazer algumas alterações para melhorar a sua live.

  Sempre utilizem a opção da placa de vídeo se conseguir, e outra, já sou bem experiente e tenho prática com o OBS e o StreamLabs.

Instale varias versões do OBS ou StreamLabs

 

Primeira coisa que recomendo é apenas desinstalar os Drivers de vídeos que você utiliza

e instalar uma versão WHQL, abaixo eu explico o que é WHQL

 

 

cara, se você comprou um PC montado por outra pessoa ou até com os drivers instalados por outra pessoa, ou de uma loja que vende tudo montado, recomendo você mesmo fazer a instalação limpa, sério, isso é muito bom!

você tem a consciência de que tudo está perfeito!

Instale todos drivers direitinho, sempre da fabricante das peças, por favor...

Lan, Chipset, Audio...

Se caso não for usar VGA não instale o driver de VGA da sua placa-mãe

Nem "utilitários" que geralmente tem

Se caso usar AMD, não instala o driver SATA também, a AMD tem um próprio controlador de SATA

(AMD SATA Controller)

 

 

 

 

Drivers do chipset AMD/NVIDIA

Eu tive vários problemas com drivers, inclusive vários recentes

Eu sempre recomendo instalar drivers com o WHQL

Esse WHQL, siginifica que o driver passou por testes e foi aprovado pelo laboratório da Microsoft, é só uma certificação garantindo a compatibilidade com o Windows...

 

 

 

 

E atualizar a BIOS é muito importante nesses casos, veja se sua versão da BIOS é a mais recente, se não, atualiza.

Atualizações de BIOS podem surgir bugs, mas na maioria das vezes corrige!

 

 

 

Isso vai evitar dor de cabeças futuras, como bugs do Windows ou bugs de Drivers

Pode ser bugs bobos, mas sempre tem!

No meu caso resolvi vários bugs atualizando a BIOS.

 

Após a instalação limpa, atualize todo o Windows, até os pacotes opcionais

 e não utilize chaves de Windows piratas

Pra gravações, pra quem tem placa NVIDIA recomendo usar aquele software Shadow Play

Ele parece ser muito bom, nunca usei, pois tenho AMD, mas o AMD Relive é incrível, gravas os jogos sem queda de desempenho e em uma qualidade muito boa.

 

 

 

Se conseguir, não utilize anti vírus, ainda mais se você é streamer

O Usuário deve ser seu próprio anti vírus, veja o que tu tá instalando no teu PC, se é realmente confiável, passa no vírus total.

o Windows Defender já é o suficiente e leve pro sistema

Além de que o anti vírus possa consumir muita memória RAM em segundo plano

Alguns podem dar certos "conflitos" com alguns aplicaticos ou funções do próprio Windows

O Eset (anti vírus que eu usava)

Ele não deixava eu suspender meu PC, nem hibernar, sim... (??????)

E também tinha alguns bugs no OBS, eu não podia encerrar o OBS, eu tinha que ir no Gerenciador de tarefas e finalizar o OBS

 

Meu mouse tem led, ficava ligado quando eu desligava o PC

Achei que era driver, BIOS...

Quando na verdade eu tentei o que o técnico do fórum da Microsoft disse, desinstale anti vírus de terceiros, e funcionou!

Por mais que o Eset seja bom, eu tive que largar, infelizmente tava dando dor de cabeça...

 

 

É isso galera, pode ser o próprio OBS

Pode ser o hardware com mau contato com o sistema

Que pode ter sido por má instalação de drivers

Sempre reinicie seu PC após cada drive instalado

Graças a Deus hoje eu também fiz uma formatação LINDA!

e resolveu todos problemas do Windows

Vários problemas bobos!

 

Mas é isso, se você mesmo instalou todos os Drivers

Veja se não instalou incorretamente

As vezes pode ser só o Driver de vídeo como eu disse no começo, as vezes pode ser a instalação que foi mal feita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!