Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Pessoal, tenho uma dúvida:

No meu trabalho averigúo responsabilidade de empresas privadas. Aconteceu uma competição onde cada empresa independente davam lances, tipo um leilão. Ocorre que ao analisar a empresa "alfa" e a empresa "beta", constatou-se que deram estes lances através de um mesmo ip, tipo 180.140.XXX.XXX.

Uma destas empresas, a "alfa" alegou que não tinha nada a ver com a beta, blá, blá blá, mas argumentou que estava logada numa mesma rede que a empresa "beta".

Isto é possível, tecnicamente, falando?

Postado

@Mandarola Isso é possivel sim, isso se chama CGNAT.

Vamos faze de conta, que eu tenho a empresa A, tu tem a empresa B do outro lado da rua, e nois dois contratamos a mesma empresa de internet.

O ip dessa empresa de internet é 189.189.189.89 faz de conta. e ela vende essa internet rumo a sua empresa o formato de numero 10.0.0.10 e rumo a minha empresa o ip 10.0.0.20

Na hora que eu e voce entrar no pregão da prefeitura faz de conta, vai constar esse bug que tu percebeu. o Ip externo da empresa de internet - 189.189.189.89

Mas na hora que o juiz de direito ir la quebrar o sigilo, vai descobrir se foi o usuario 10.0.0.10 ou o usuario 10.0.0.20 que fez o lance.

Postado
20 minutos atrás, Tio Chang disse:

@Mandarola Isso é possivel sim, isso se chama CGNAT.

Vamos faze de conta, que eu tenho a empresa A, tu tem a empresa B do outro lado da rua, e nois dois contratamos a mesma empresa de internet.

O ip dessa empresa de internet é 189.189.189.89 faz de conta. e ela vende essa internet rumo a sua empresa o formato de numero 10.0.0.10 e rumo a minha empresa o ip 10.0.0.20

Na hora que eu e voce entrar no pregão da prefeitura faz de conta, vai constar esse bug que tu percebeu. o Ip externo da empresa de internet - 189.189.189.89

Mas na hora que o juiz de direito ir la quebrar o sigilo, vai descobrir se foi o usuario 10.0.0.10 ou o usuario 10.0.0.20 que fez o lance.

Poxa, muito bom. É exatamente o que pensava, como não posso quebrar, ou solicitar quebra de sigilo, administrativamente, minha atuação para aí. 

você poderia me indicar uma fonte de algum artigo onde posso obter está explicação?

porque preciso de algo mais formal para subsidiar minha decisão!

Obrigado mesmo

Postado

@Mandarola Olá amigo, tudo bem?

Conforme o @Tio Chang  informou, pode estar ocorrendo que as empresas estejam conectadas em um mesmo provedor que realiza a pratica de CGNAT.

O que é cgnat? é o mapeamento de portas! Com 1 ip público eu consigo realizar o cgnat para 32 ip's privados, ou seja, é realizado o mapeamento das 65535 portas de acesso do ip público. Para que serve? com o crescimento da internet e a ecasses de ipv4, o provedor de internet não consegue fornecer 1 ip público para todos os clientes, e a grande quantidade de acessos, impossibilita do provedor realizar o nat de 1 ip público para várias redes privadas, visto que, hoje em dia os serviços utilizam meios de identificar diversos acessos em um só ip como também consulta de blacklist, com isto, bloqueando os serviços. O cgnat é uma pratica com que isto não acontece, visto que o cliente A está navegando na internet utilizando portas de acesso diferente do cliente B, com isto, sendo único sua navegação porém o ip sendo o mesmo.

att;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...