Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Mesmo sabendo que a diferença tende a ser negligenciável, tenho uma dúvida: Qual das situações abaixo seria a melhor para um uso não-gamer, direcionado à captação/edição de áudio, aplicações de escritório, desenvolvimento (IDE + VM + WSL) e acesso à ambientes remotos (VPNs/RDP)?

- Cenário 16GB: 2x DIMM HyperX Fury 8GB 1600 MHz em Dual Channel; (uso residual: ~ 25% da RAM)

- Cenário 24GB: 2x DIMM HyperX Fury 8GB 1600 MHz (ainda em Dual Channel) + 1x DIMM HyperX Fury 8GB 1333 MHz; (uso residual: ~ 15% da RAM)

Neste setup:
- MB: Gigabyte GA-H97M-Gaming 3 
- CPU: i7-4790K

- Rodando as configurações de BIOS sem OC/ tudo em modo normal e automático (stability over performance).

A principal questão é: CAS Latency vs Frequência. O que de fato impacta mais neste perfil de uso? Não sou muito fã também destas medidas de latência baseadas em clock. De qualquer forma, hardware não é minha especialidade e gostaria da opinião e das considerações de vocês para entender se devo ou não usar o módulo extra de 8GB à 1333 MHz.

De maneira geral, este PC é bem rápido (roda com SSD). O que pude perceber de diferença sensível ao testar ambos os cenários:

- Cenário 16GB parece iniciar mais rapidamente o Windows 10, além do carregamento mais rápido de perfil do usuário.

- Cenário 24GB parece abrir navegadores como o Chrome/Edge Chromium mais rapidamente na primeira abertura de nova sessão.

A dúvida talvez possa parecer um pouco preciosista mediante o nível de uso, mas pode alumiar também algum aspecto que não abordei ou ao menos sanar a curiosidade. Ou me convencer logo a direcionar esse módulo extra para outro PC!

Screenshots do CPU-Z abaixo. Muito obrigado!

16gb.png.6ac435daa5bea78dabb2bc505043c3ee.png24gb.png.5c04050280a3fa31a9d7576abf98f38c.png

Postado
  1. Se tiver paciência você pode aumentar o clock  da memoria sem alterar os Timings.
  2. Caso não esteja com problema sobre a falta de memoria, recomendo manter os 16GB, caso contrario 24GB.
  3. A velocidade de carregamento do windows e aplicações tem peso maior no SSD, tendo no minimo 2 SSDS você pode optar em realizar RAID 0 caso sua placa-mãe tenha suporte para tal, e dobraria a taxa de leitura e escrita.
  4. Tem opção RAID via software, porém aumenta o uso do seu processador.
  • Obrigado 1
Postado

@Ikazuch1 Muito obrigado pela resposta!

1. Aumentar o clock não compromete um pouco a estabilidade? Vou pesquisar sobre como fazer isso sem alterar os Timings!

2. Realmente não tenho problema com falta de memória - meu uso é bem tranquilo para este setup! Meu uso mais intenso compromete 45-55% (mais no uso de ferramentas de captação e edição de áudio), mas na maioria das vezes fico no basal que comentei.

3. Já ouvi falar neste tal RAID 0 para servidores, e nunca me aprofundei. Muito obrigado pela dica! Pelo que pesquisei, minha MB é compatível (Support for RAID 0, RAID 1, RAID 5, and RAID 10)

4. Com o suporte nativo da MB, me empolguei com essa dica de dobrar leitura/escrita!

Grato pela atenção e pelas recomendações no ponto. Acho que vou passar este módulo extra adiante mesmo.

PS sobre o ponto 2: Tenho console para jogar (vergonhosamente com jogos fechados ainda), mas me pergunto se não vale a pena deixar de lado essa nova geração que vem por aí e tunar ainda mais este setup com uma GPU adequada. Hoje em dia, até o controle funciona no PC perfeitamente e nativamente. Mas se fizer isto, talvez devo repensar essas DIMMs para ter algo melhor dentro da limitação da MB (DDR3). Mas estes consoles novos previstos (o que parece Roteador e o que parece Frigobar) parecem ser poderosos.

Postado
  1. Dependendo da qualidade do chip de sua memoria é possível aumentar sem alterar o timings, você tem o beneficio que processadores Intel não tem dificuldade para aumento do clock (ao contrario da AMD). Tenha paciência caso se aventure, e se der errado no máximo de trabalho que terá é dar CMOS na placa-mãe.
  2. Caso possua Xbox recomendo não comprar nova geração, todos os jogos feito pela microsoft é possível jogar no PC. Dá para aproveitar a sua placa-mãe e render mais nos games, porém recomendo trocar o processador no minimo 8/8 (Caso se aventure em Overclock pegue com a sigla K no final). Atualmente a jogos que aproveitam todos os núcleos (exemplo the division 2). Caso tenha uma placa com poder de uma gtx 1070 não ha necessidade no momento de trocar o mesmo.
  3. Então você vai adorar, tenho RAID 0 com 5 ssds, á taxa de escrita e leitura está em média 2.5 GBs (segundo CrystalDiskMark). Antes de fazer RAID atualize o firmware do seu ssd para melhor proveito e coloque em um pendrive o drive para o RAID no site da sua placa-mãe (geralmente o windows não reconhece na hora da instalação do sistema operacional)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...