Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos.

Eu me mudei recentemente para um apartamento onde a rede é 110v e possuo um cooktop 220v. Pensei em comprar um autotransformador, pois eu gosto muito desse cooktop e não quero me desfazer dele. No entanto, imagine minha surpresa ao ver a especificação técnica do aparelho e me deparar com uma potência nominal de 3500W (é de indução). Logo pensei quanto custaria um trafo para suportar isso e, logo em seguida, me veio em mente a corrente necessária para alimentar o trafo considerando a tensão de 110v. 

Minha dúvida principal é se vocês têm alguma ideia de como eu posso resolver isso para não me desfazer do meu cooktop. Caso não tenhamos uma opção, está à venda, rsrs. 

Ainda sobre o problema, me questiono se poderia ainda utilizar um transformador provisoriamente usando apenas 1 acendedor por vez (raramente uso mais de um mesmo).

Obrigado pela atenção,

Abraço!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Provavelmente de fato é 3500W com todas as bocas acionadas. Ve se o manual informa a o consumo individual de cada. Se for usar uma só por vez, um autotrafo de 2000...3000VA pode dar conta.

Eu compraria de você se fosse um pouco mais velho de forum😁

Postado

amigo talvez no quadro de distribuição de seu apartamento tenha algum circuito 220v, por exemplo o circuito do chuveiro, assim você poderia pedir para algum eletricista, ou você mesmo se souber, para "puxar" um circuito 220v para a cozinha e ligar o cooktop normalmente.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Se o imóvel for seu, pedir pra concessionária fazer a alteração do padrão pra bifásico 220v pra mim seria a melhor opção, até mesmo visando ampliações futuras (ar condicionado, troca de chuveiro, etc etc). Isso se já não tiver 220V em algum circuito como o amigo de cima disse.

• Obrigado 1
Postado

O imóvel não é meu, mas consegui com o proprietário e com o eletricista para instalar uma nova rede 220v no apartamento. O transformador de 1500VA ta dando conta do acendedor menor (nunca coloquei na potência máxima), mas está quebrando o galho legal. 

Obrigado pela ajuda, pessoal. :) 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...