Ir ao conteúdo

Há Problema?: Fonte Com Saída de Ar em Cima em Gabinete Que a Fonte Fica em Cima

Ir à solução Resolvido por IgorAlexandre,

Posts recomendados

Postado

Olá, Basicamente estou montando um PC em um gabinete mais antigo (onde a fonte vai em cima) e então me surgiu a duvida se tem problema colocar uma fonte com saída de ar superior em um gabinete assim.

Caso não tenha entendido o porque dessa duvida, é por que na minha lógica o gabinete pode tampar a saída de ar...

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Azuleishon disse:

Olá, Basicamente estou montando um PC em um gabinete mais antigo (onde a fonte vai em cima) e então me surgiu a duvida se tem problema colocar uma fonte com saída de ar superior em um gabinete assim.

Caso não tenha entendido o porque dessa duvida, é por que na minha lógica o gabinete pode tampar a saída de ar...

Nesse caso você tem que montar a fonte virada com a "saída" pra baixo. Entre aspas porque ali, onde tem o fan, não é a saída, mas a entrada de ar da fonte. A saída é o gradeado que fica por fora do gabinete. Se você montar com a entrada pra cima, não vai ter de onde puxar o ar e vai superaquecer.

Postado

A entrada de ar da fonte é SEMPRE para baixo em casos como esse! Colocar para cima neste caso, causará superaquecimento da fonte e poderá queima-la.

Simplesmente instale-a com a entrada de ar para baixo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A própria furação de fixação da fonte, no gabinete, não haverá de casar se quiseres colocar essa fonte com o fan para cima do gabinete. Ligue-se..

• Solução
Postado

O ideal é que você coloque-a virada para baixo, para o ar quente ir para o seu processador. Entretanto, a temperatura do seu processador poderá (deve) subir por conta disso. 

Dependendo do seu processador e do seu cooler, a temperatura pode subir bruscamente fazendo com que você perca desempenho, sofra com tela azul e pc reiniciando.

Se atente a isso e qualquer coisa adicione mais FANs em seu gabinete para melhor o fluxo de ar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

O ideal é que você coloque-a virada para baixo, para o ar quente ir para o seu processador. Entretanto, a temperatura do seu processador poderá (deve) subir por conta disso..... 

Meu amigo, qualquer fonte admite o ar por aquele fan grande e nunca o expulsa por alí. Desse modo não tem nenhum risco do fan atirar ar quente sobre o processador e sim tomar esse ar quente, vindo do processador e expulsá-lo para fora da fonte pelos orifícios detrás do gabinete..

Veja ai, ela está invertida. O ar entra pelo ventilador e sai para fora do gabinete pelos orifícios traseiros.

Note os furos de fixação da fonte, tem disposição assimétrica e só podem ser fixados ao gabinete no modo correto.

image.png.95a0c74bba21a68bad43bb07004bfb52.png

Confira a furação de fixação da fonte ai:

image.thumb.png.e7fc2bac764056a8954825b20f5aafb5.png

• Curtir 3
Postado
40 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

O ideal é que você coloque-a virada para baixo, para o ar quente ir para o seu processador. Entretanto, a temperatura do seu processador poderá (deve) subir por conta disso. 

Dependendo do seu processador e do seu cooler, a temperatura pode subir bruscamente fazendo com que você perca desempenho, sofra com tela azul e pc reiniciando.

Se atente a isso e qualquer coisa adicione mais FANs em seu gabinete para melhor o fluxo de ar.

Na verdade é diferente, ali é a entrada de ar da fonte, então ela irá servir como um exaustor de calor para o processador, podendo até ajudar no resfriamento do mesmo, porém, todo esse calor irá para dentro da fonte, fazendo ela esquentar bastante. O processador ficará mais frio, mas a fonte ficará mais quente trabalhando com uma eficiência pior e diminuindo a vida útil da mesma

Postado
1 hora atrás, Rafael_S.Pereira disse:

O processador ficará mais frio, mas a fonte ficará mais quente trabalhando com uma eficiência pior e diminuindo a vida útil da mesma

Entendo, mas essa diminuição da vida útil é drástica?

Postado
1 hora atrás, Azuleishon disse:

Entendo, mas essa diminuição da vida útil é drástica?

Não chega a ser um problema, mas depende, se sua fonte roda folgada para a sua configuração ou se você tiver um bom conjunto de fans no gabinete (no mínimo a fan traseira de exaustor), o impacto na vida da fonte é mínimo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!