Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, PC novo, uns 8 meses que montei peça por peça... Eu coloquei as memórias ram nos slots 1 e 3 quando montei, e tenho usado normalmente até então. Assistindo a um vídeo de um canal de tecnologia, o técnico diz que o certo é utilizar as memórias nos slots 2 e 4. Fui lá inventar de trocar... O PC ficou beepando e os leds da placa ficou tudo estranho, como se tivessem entrando em curto sei lá... Só sei que desliguei o PC e voltei as memórias pro lugar onde estavam, e ele inicialmente não identificou mais o SSD NVme que uso  onde está instalado o sistema operacional, dai eu tive que reiniciar o PC outras 2 vezes até ele identificar novamente o SSD e dar boot. Agora o PC está normal, mas eu gostaria de saber o que aconteceu... Pois achei que iria trocar as memórias de lugar e iria ligar normalmente. Esse seria o normal, não ?

placa-mãe: Aorus H370 Gaming Wi-Fi
Processador: Intel core i7 8700
Memória RAM: 2x 8GB Corsair 2400mhz
Fonte: Corsair 650CX
SSD : XPG 1TB NVme
HD: Seagate 2TB

EDIT: Quando voltei as memórias pro lugar, na BIOS não estava identificando na verdade nem o pendrive que estava plugado, nem o HD e nem o SSD. Quando identificou, tive que entrar na BIOS pra trocar a prioridade de BOOT, porque modificou sozinho... A ordem ficou #1 o pendrive que stava plugado, dps o HD, e por último o SSD onde tá o sistema

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

Galera, PC novo, uns 8 meses que montei peça por peça... Eu coloquei as memórias ram nos slots 1 e 3 quando montei, e tenho usado normalmente até então. Assistindo a um vídeo de um canal de tecnologia, o técnico diz que o certo é utilizar as memórias nos slots 2 e 4. Fui lá inventar de trocar... O PC ficou beepando e os leds da placa ficou tudo estranho, como se tivessem entrando em curto sei lá... Só sei que desliguei o PC e voltei as memórias pro lugar onde estavam, e ele inicialmente não identificou mais o SSD NVme que uso  onde está instalado o sistema operacional, dai eu tive que reiniciar o PC outras 2 vezes até ele identificar novamente o SSD e dar boot. Agora o PC está normal, mas eu gostaria de saber o que aconteceu... Pois achei que iria trocar as memórias de lugar e iria ligar normalmente. Esse seria o normal, não ?

placa-mãe: Aorus H370 Gaming Wi-Fi
Processador: Intel core i7 8700
Memória RAM: 2x 8GB Corsair 2400mhz
Fonte: Corsair 650CX
SSD : XPG 1TB NVme
HD: Seagate 2TB

Que técnico é esse que fala que precisa colocar as rams no slot 2 e 4? Nunca ouvi falar nessa informação, geralmente se segue a ordem RAM no slot mais próximo do processador, se tiver 2 pentes, coloque o segundo pente no terceiro slot (seguindo as cores, geralmente preto e cinza) pra ativar o dual channel (usando memórias iguais e de mesma frequencia)

Realmente esse comportamento é estranho, nesse caso, tente testar os pentes sozinhos, teste um a um e veja o que acontece

Postado

@OPiantino Canal Getech informática... Eu tenho acompanhado o canal dele, e ele sempre bate nessa tecla que não se usa memórias nos slots 1 e 3, e sim no 2 e 4. No meu caso, minha placa não tem diferenciação de cores, são todos slots pretos. Voltei os pentes pros slots 1 e 3. 
Vou fazer o teste de colocar os pentes um a um e volto aqui pra dizer o que rolou.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Gabriel R.M disse:

@OPiantino Canal Getech informática... Eu tenho acompanhado o canal dele, e ele sempre bate nessa tecla que não se usa memórias nos slots 1 e 3, e sim no 2 e 4. No meu caso, minha placa não tem diferenciação de cores, são todos slots pretos. Voltei os pentes pros slots 1 e 3. 
Vou fazer o teste de colocar os pentes um a um e volto aqui pra dizer o que rolou.

Sei... cuidado ao seguir esses canais de youtube de "técnicos" porque você muitas vezes não sabe se o cara realemnte tem conhecimento

Geralmente se usa a ordem "do processador até a borda da placa" ou seja, slots 1 e 3, se você tem 2 pentes, usar slots 2 e 4 teoricamente não era pra fazer diferença nenhuma, não sei daonde esse "técnico" tirou essa informação, espero que alguem aqui do fórum explique se isso procede. Como a sua placa-mãe não tem cor, veja no manual dela como se dá a configuração dos pentes.

Postado
4 minutos atrás, OPiantino disse:

Que técnico é esse que fala que precisa colocar as rams no slot 2 e 4? Nunca ouvi falar nessa informação, geralmente se segue a ordem RAM no slot mais próximo do processador, se tiver 2 pentes, coloque o segundo pente no terceiro slot (seguindo as cores, geralmente preto e cinza) pra ativar o dual channel (usando memórias iguais e de mesma frequencia)

Geralmente, você quer nos slots mais longe do processador, não nos mais perto. Numa simplificação grosseira, o motivo é porque se colocar nos mais próximos, os slots mais longe ficam em aberto e suscetíveis a alta impedância.

Quanto a dual channel, não faz diferença entre colocar em 1 e 3 ou 2 e 4.

@Gabriel R.M Dito isso, embora seja mais fácil fazer OC com os pentes nos slots mais longes, isso não deveria impedir o PC de ligar. Se não está dando boot, é sinal de que tem algum problema.

Comece atualizando a BIOS e resetando para o padrão de fábrica; depois, faça a troca, ligue e deixe a placa sozinha por uns 5min, veja se dá post.

Postado

@Imakuni A BIOS está na última versão, que é a F14b. O PC está normal agora que voltei pros slots 1 e 3. Acham que eu devo prosseguir com a ideia de testar com 1 pente cada slot individualmente ?

Postado
17 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni A BIOS está na última versão, que é a F14b. O PC está normal agora que voltei pros slots 1 e 3. Acham que eu devo prosseguir com a ideia de testar com 1 pente cada slot individualmente ?

Sim, é um bom começo. Se for coisa de apenas um slot específico, é bom já saber disso.

Postado

@Imakuni Seguinte... Acabei de fazer o teste. Resultado: 1º, 2º e 3º slot foi normal. 4º slot beepou normal, apareceu a logo de inicialização do Aorus e depois o monitor ficou sem vídeo. Desliguei o PC pelo teclado com a tecla "power", desconetei da tomada e liguei novamente com a pente no 4º slot. Ligou normalmente. Isso é normal ?

adicionado 2 minutos depois

Agora liguei o PC com os 2 pentes, nos slots 2 e 4 e ligou normalmente.

Postado
5 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni Seguinte... Acabei de fazer o teste. Resultado: 1º, 2º e 3º slot foi normal. 4º slot beepou normal, apareceu a logo de inicialização do Aorus e depois o monitor ficou sem vídeo. Desliguei o PC pelo teclado com a tecla "power", desconetei da tomada e liguei novamente com a pente no 4º slot. Ligou normalmente. Isso é normal ?

adicionado 2 minutos depois

Agora liguei o PC com os 2 pentes, nos slots 2 e 4 e ligou normalmente.

Talvez tivesse algum mal contato, ou quem sabe alguma oxidação que com as trocas acabou limpando... em todo caso, se agora funciona normalmente nos slots 2 e 4, deixe assim e seja feliz.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni Beleza. Confesso que deu medinho, ainda mais depois que o monitor não deu vídeo, achei que o 4º slot estava zoado... haha
Mas obrigado aí pelas respostas, tmj

Beleza! menos mal, mas agora, deixe como está, ficar mexendo muito as vezes nao é bom,  boa sorte com o PC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!