Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga ao trocar RAM de SLOT


Posts recomendados

Galera, PC novo, uns 8 meses que montei peça por peça... Eu coloquei as memórias ram nos slots 1 e 3 quando montei, e tenho usado normalmente até então. Assistindo a um vídeo de um canal de tecnologia, o técnico diz que o certo é utilizar as memórias nos slots 2 e 4. Fui lá inventar de trocar... O PC ficou beepando e os leds da placa ficou tudo estranho, como se tivessem entrando em curto sei lá... Só sei que desliguei o PC e voltei as memórias pro lugar onde estavam, e ele inicialmente não identificou mais o SSD NVme que uso  onde está instalado o sistema operacional, dai eu tive que reiniciar o PC outras 2 vezes até ele identificar novamente o SSD e dar boot. Agora o PC está normal, mas eu gostaria de saber o que aconteceu... Pois achei que iria trocar as memórias de lugar e iria ligar normalmente. Esse seria o normal, não ?

placa-mãe: Aorus H370 Gaming Wi-Fi
Processador: Intel core i7 8700
Memória RAM: 2x 8GB Corsair 2400mhz
Fonte: Corsair 650CX
SSD : XPG 1TB NVme
HD: Seagate 2TB

EDIT: Quando voltei as memórias pro lugar, na BIOS não estava identificando na verdade nem o pendrive que estava plugado, nem o HD e nem o SSD. Quando identificou, tive que entrar na BIOS pra trocar a prioridade de BOOT, porque modificou sozinho... A ordem ficou #1 o pendrive que stava plugado, dps o HD, e por último o SSD onde tá o sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

Galera, PC novo, uns 8 meses que montei peça por peça... Eu coloquei as memórias ram nos slots 1 e 3 quando montei, e tenho usado normalmente até então. Assistindo a um vídeo de um canal de tecnologia, o técnico diz que o certo é utilizar as memórias nos slots 2 e 4. Fui lá inventar de trocar... O PC ficou beepando e os leds da placa ficou tudo estranho, como se tivessem entrando em curto sei lá... Só sei que desliguei o PC e voltei as memórias pro lugar onde estavam, e ele inicialmente não identificou mais o SSD NVme que uso  onde está instalado o sistema operacional, dai eu tive que reiniciar o PC outras 2 vezes até ele identificar novamente o SSD e dar boot. Agora o PC está normal, mas eu gostaria de saber o que aconteceu... Pois achei que iria trocar as memórias de lugar e iria ligar normalmente. Esse seria o normal, não ?

placa-mãe: Aorus H370 Gaming Wi-Fi
Processador: Intel core i7 8700
Memória RAM: 2x 8GB Corsair 2400mhz
Fonte: Corsair 650CX
SSD : XPG 1TB NVme
HD: Seagate 2TB

 

Que técnico é esse que fala que precisa colocar as rams no slot 2 e 4? Nunca ouvi falar nessa informação, geralmente se segue a ordem RAM no slot mais próximo do processador, se tiver 2 pentes, coloque o segundo pente no terceiro slot (seguindo as cores, geralmente preto e cinza) pra ativar o dual channel (usando memórias iguais e de mesma frequencia)

 

Realmente esse comportamento é estranho, nesse caso, tente testar os pentes sozinhos, teste um a um e veja o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OPiantino Canal Getech informática... Eu tenho acompanhado o canal dele, e ele sempre bate nessa tecla que não se usa memórias nos slots 1 e 3, e sim no 2 e 4. No meu caso, minha placa não tem diferenciação de cores, são todos slots pretos. Voltei os pentes pros slots 1 e 3. 
Vou fazer o teste de colocar os pentes um a um e volto aqui pra dizer o que rolou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Gabriel R.M disse:

@OPiantino Canal Getech informática... Eu tenho acompanhado o canal dele, e ele sempre bate nessa tecla que não se usa memórias nos slots 1 e 3, e sim no 2 e 4. No meu caso, minha placa não tem diferenciação de cores, são todos slots pretos. Voltei os pentes pros slots 1 e 3. 
Vou fazer o teste de colocar os pentes um a um e volto aqui pra dizer o que rolou.

 

Sei... cuidado ao seguir esses canais de youtube de "técnicos" porque você muitas vezes não sabe se o cara realemnte tem conhecimento

 

Geralmente se usa a ordem "do processador até a borda da placa" ou seja, slots 1 e 3, se você tem 2 pentes, usar slots 2 e 4 teoricamente não era pra fazer diferença nenhuma, não sei daonde esse "técnico" tirou essa informação, espero que alguem aqui do fórum explique se isso procede. Como a sua placa-mãe não tem cor, veja no manual dela como se dá a configuração dos pentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, OPiantino disse:

Que técnico é esse que fala que precisa colocar as rams no slot 2 e 4? Nunca ouvi falar nessa informação, geralmente se segue a ordem RAM no slot mais próximo do processador, se tiver 2 pentes, coloque o segundo pente no terceiro slot (seguindo as cores, geralmente preto e cinza) pra ativar o dual channel (usando memórias iguais e de mesma frequencia)

Geralmente, você quer nos slots mais longe do processador, não nos mais perto. Numa simplificação grosseira, o motivo é porque se colocar nos mais próximos, os slots mais longe ficam em aberto e suscetíveis a alta impedância.

 

Quanto a dual channel, não faz diferença entre colocar em 1 e 3 ou 2 e 4.

 

@Gabriel R.M Dito isso, embora seja mais fácil fazer OC com os pentes nos slots mais longes, isso não deveria impedir o PC de ligar. Se não está dando boot, é sinal de que tem algum problema.

 

Comece atualizando a BIOS e resetando para o padrão de fábrica; depois, faça a troca, ligue e deixe a placa sozinha por uns 5min, veja se dá post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni A BIOS está na última versão, que é a F14b. O PC está normal agora que voltei pros slots 1 e 3. Acham que eu devo prosseguir com a ideia de testar com 1 pente cada slot individualmente ?

 

Sim, é um bom começo. Se for coisa de apenas um slot específico, é bom já saber disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Seguinte... Acabei de fazer o teste. Resultado: 1º, 2º e 3º slot foi normal. 4º slot beepou normal, apareceu a logo de inicialização do Aorus e depois o monitor ficou sem vídeo. Desliguei o PC pelo teclado com a tecla "power", desconetei da tomada e liguei novamente com a pente no 4º slot. Ligou normalmente. Isso é normal ?

adicionado 2 minutos depois

Agora liguei o PC com os 2 pentes, nos slots 2 e 4 e ligou normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni Seguinte... Acabei de fazer o teste. Resultado: 1º, 2º e 3º slot foi normal. 4º slot beepou normal, apareceu a logo de inicialização do Aorus e depois o monitor ficou sem vídeo. Desliguei o PC pelo teclado com a tecla "power", desconetei da tomada e liguei novamente com a pente no 4º slot. Ligou normalmente. Isso é normal ?

adicionado 2 minutos depois

Agora liguei o PC com os 2 pentes, nos slots 2 e 4 e ligou normalmente.

Talvez tivesse algum mal contato, ou quem sabe alguma oxidação que com as trocas acabou limpando... em todo caso, se agora funciona normalmente nos slots 2 e 4, deixe assim e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Gabriel R.M disse:

@Imakuni Beleza. Confesso que deu medinho, ainda mais depois que o monitor não deu vídeo, achei que o 4º slot estava zoado... haha
Mas obrigado aí pelas respostas, tmj

Beleza! menos mal, mas agora, deixe como está, ficar mexendo muito as vezes nao é bom,  boa sorte com o PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!