Ir ao conteúdo

Linux é um bom SO?

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

@Phoenyx

Eu já reparei isso no Diolinux, também, de ser um rolÊ basicão. "O que é uma partição?", ahaha. Sigo um canal legal no youtube de um americano chamado Luke Smith. Ele que me ensinou o basicão do terminal. Graças a ele, eu quase não uso mais gerenciador de arquivos, uma maravilha ahahah.

@Ranço Hélice
Inclusive, agora que falei em partição, eu lembrei. Se o seu instalador por algum motivo não fizer tudo automaticamente e você tiver que particionar o disco rígido você mesmo, tenta deixar o root (referido muitas vezes apenas como "/") e o home na mesma partição. Uma vez tava seguindo um tutorial, configurei tudo como ele mandou, instalou o Linux Mint e ficou rodando tudo certinho. O tempo foi passando, e um belo dia a partição do /root lotou, e aí já era. Sistema não fazia login nem a pau. Foi quando apelei, apaguei a partição do Linux Mint e resolvi botar o Debian.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Erik_ESC Hardware Cara, PPA é repositório não oficial, então nunca você terá suporte a isto no Debian.

Mas dá pra você editar os servidores, dá pra colocar tudo o que você quiser.

Mas sim, dependendo do que você quer terá mais dor de cabeça pra conseguir instalar.

Entendi, realmente é o mesmo conceito do AUR só que esse você ativa se quiser junto do repositório oficial... no Ubuntu o uso é em paralelo

adicionado 4 minutos depois
10 minutos atrás, Leonardo Bicalho disse:

@Phoenyx

Eu já reparei isso no Diolinux, também, de ser um rolÊ basicão. "O que é uma partição?", ahaha. Sigo um canal legal no youtube de um americano chamado Luke Smith. Ele que me ensinou o basicão do terminal. Graças a ele, eu quase não uso mais gerenciador de arquivos, uma maravilha ahahah.

@Ranço Hélice
Inclusive, agora que falei em partição, eu lembrei. Se o seu instalador por algum motivo não fizer tudo automaticamente e você tiver que particionar o disco rígido você mesmo, tenta deixar o root (referido muitas vezes apenas como "/") e o home na mesma partição. Uma vez tava seguindo um tutorial, configurei tudo como ele mandou, instalou o Linux Mint e ficou rodando tudo certinho. O tempo foi passando, e um belo dia a partição do /root lotou, e aí já era. Sistema não fazia login nem a pau. Foi quando apelei, apaguei a partição do Linux Mint e resolvi botar o Debian.

Ainda tem a questão da BIOS EUFI o HD deve estar formatado com tabela de partição GPT e uma partição de /Boot/EFI separada com Flag marcado como Boot pelo menos é assim no Calamares instalador do Manjaro. Acho que a maior parte o Ubuntu já deva fazer automático ou avisar se não fizer...

Postado

@Leonardo Bicalho @Phoenyx @Erik_ESC Hardware  Galera bom dia, estou tendo problemas pra conseguir dar boot no pendrive, quando eu conecto ele no pc e coloco ele como prioridade no Boot aparece uma mensagem de segurança: "has been blocked by the current security policy". E quando deixo a bios em Legacy pra desativar o Secure Boot, não tem a opção de mudar a prioridade de boot. Alguma luz pls? 

Postado

@Ranço Hélice Exatamente como no Acer... se atente a instalação com partição EFI de 500MB (eu coloco menos mas não sei se o Ubuntu aceita) e também não sei de é necessário indicar o Flag /boot/efi.

Na escolha do sistema de arquivos se for SSD recomendo o BTRFS ele foi desenvolvido pelas gigantes como Intel... para SSD e mesmo não sendo SSD tem os Snapshots em tempo real com o auxilio do programa Timeshift você consegue restaurar o sistema mesmo que tenho perdido o Boot só voltar via pendrive e instalar o programa e escolher a data.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...