Ir ao conteúdo

Pode usar memória com mais frequência do que o suportado pelo meu processador?

Ir à solução Resolvido por I9ty,

Posts recomendados

Postado

Boa noite! 

Comprei um pc recentemente e ele tem apenas 4gb de ram, meu intuito é colocar pelo menos mais um pente de 8gb por enquanto. O 4gb roda em 2400MHz, o máximo suportado pelo meu i3 8100...

Tenho uma placa-mãe z370m d3h e queria saber, caso eu compre uma memória de 2666MHz ou 3000MHz, se conseguiria usá-la com esse processador.

Minha placa-mãe consegue estabilizar a frequência certa pro meu processador? Queria comprar de pelo menos 2666MHz, pensando em um upgrade de processador mais pra frente.

Postado

@gichu Não é o processador que suporta X frequência de memória RAM, e sim a placa-mãe. Você pode colocar uma memória RAM de frequência maior, mas ele vai ser reduzido para a frequência máxima que a placa-mãe suporta, ou seja, você vai estar desperdiçando dinheiro, a não ser que no futuro você faça um upgrade da placa-mãe

Postado

@I9ty Minha placa-mãe suporta 4000MHz (pelo que tá no site da fabricante), então por ela não seria problema. Estava a fim de comprar uma memória com dissipador rgb e pelo que estava procurando só tem com essas frequências maiores.

Então é tranquilo de colocar uma de 3000MHz na minha placa-mãe com esse processador? Ela só vai rodar na frequência de 2400MHz do meu processador, certo?

• Solução
Postado

@gichu Vai rodar tranquilo na frequência de 3000 mhz, então, se você colocar uma maior de 4000 na sua placa, ela vai ser reduzida à 4000. Pode ficar tranquilo, que o processador não influencia na frequência da memória RAM, e sim a placa-mãe

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!