Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipsets B550 e X570


Mathiew

Posts recomendados

  • Membro VIP

Com a nova linha recém lançada B550 no socket AM4, eu me perguntei: há alguma diferença gritante entre ela e a X570? Eu por exemplo peguei a linha X570 pelo PCIe 4.0, exclusivamente, porém as B550 também possuem tal recurso, então, o que difere realmente esses dois chipsets? Lembrando que estou excluindo a questão de compatibilidade de processadores, o chipset B550 só é compatível com a linha 3000 (sem gráfico integrado, ou seja Ryzen 3400G não irá funcionar) e com a futura linha 4000. Falando exclusivamente de recursos, há alguma diferença entre esses dois chipsets? Algo que a X570 tenha que a B550 não tenha? Então não compensaria pegar mais uma X570 sendo que a B550 faz "tudo" que ela faz? O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ví as especificações todas dessas novas MB, mas na 450 e 470 a principal diferença estava nas PCI-e lanes, por exemplo no caso de colocar dois dispositivos M.2 a velocidade de I/O de uma segunda VGA cai, embora não faça muita diferença na prática.O restante está na dissipação e quantidade de VRM, o que vai influenciar no clock de processamento de CPU e RAM.O restante está nos periféricos:Quantidade de PCI-e,USB, som melhor, etc.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Phoenyx Exatamente, é esse ponto minha discussão, uma X570 com VRM robusto por um preço X, ás vezes uma B550 com o mesmo preço com um VRM tão robusto quanto está viável, porque além de, como você disse, mais entradas PCIe, mais SATA e USB não há nada de exclusivo. Como eu disse, peguei pensando somente em PCIe 4.0, talvez se tivesse esperado poderia ter pego uma B550, porque não faço questão de várias PCIe pois não me interesso em SLI e Crossfire X.

adicionado 2 minutos depois

@PedraX Concordo plenamente, na prática não faz muita diferença. Uma B550 ROG Strix por exemplo ganha de X570 de entrada, eu sinto que dá pra ser "penalizado" se comprar uma X570 agora, pois não há exclusividade, afinal uma B550 high-end já faz tudo que uma X570 faz.

@Hian Sousa Eu acabei de ver esse artigo, haha. Mas muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ornitotheus E PCI-E 4.0 por enquanto é perfumaria.

Acho que o principal fator hoje nas placas mais tops é o audio onboard e VRM, de resto dá pra se virar.

 

Mas as B550 que estou vendo por aqui são bem de entrada, e com preço fora da casinha. Não acho que você tenha feito mau negócio não.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Phoenyx Haha, é que o preço foi bem salgado. Eu particularmente escolhi uma das melhores X570 na minha opinião, aqui no Brasil está por R$ 3.100, sendo que ela foi lançada por R$ 2.400, mas tive essa sensação de "marido traído" por escolher o melhor chipset pensando em longevidade pois só ele possuía PCIe 4.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ornitotheus Vish maria.

A minha X370 peguei justamente pelo VRM e audio onboard, que é igual o seu aí, mas paguei coisa de ~200 pilas mais caro que o uma B350 boa na época. 3000 pilas é grana hein, haja coragem... rs

Se escolheu simplesmente pelo PCI-E 4.0 acho que fez caquinha. Uma boa X470 rivaliza com esta placa aí custando muito menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedraX @Hian Sousa A pena valeu, bastante, eu demorei ANOS pra montar essa configuração, acho que uns 2-3. Porque eu sempre comprei e vendi, então por exemplo: no final de 2016 eu tinha um i5-3470, aposentei de LGA1155, vendi meu computador e fui pra LGA1151, vendi os componentes e fui pra AM4, tudo isso comprando e vendendo, e claro, interando o dinheiro. Outra coisa é que eu tenho parente fora do país, lá é bem mais barato, ás vezes eles vem pra cá, eu mando dinheiro e eles compram, sai mais em conta. Minha configuração lá fora não passa de um salário mínimo, aqui custa um "celta 4 portas", haha. Mas recomendo fazer o mesmo, inclusive eu havia adquirido uma X470 Taichi, mas vendi esse mês e interei mais R$ 1.000 pra comprar a minha atual, e vou indo assim, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hian Sousa tomara, mas tô torcendo por ti, é só correr atrás que dá. Mas nessa crise, realmente tá bem difícil, quando chegar os Ryzen 4000 vendo o meu 3900X, e com mais uns R$ 800 ~ R$ 1.000 reais a mais eu pego o 4900X, dependendo do preço que sair talvez seja menos até. Mas espera até dezembro e janeiro pra tentar montar e reza pra tudo voltar ao normal.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

kkkkkkk Vcs sao muito engracado. 

Bem, eu vi num dos comentario que "la fora e tudo mais barato". Eu moro "la fora". Moro aqui em Los Angeles e estou vendo entre a B550 e a X570 comprar. Moro ao lado da Micro Center in Tustin, onde tem de tudo. Alen disso compro muita  coisa usada pelo nosso OLX daki , que e chamado Offer Up (mas n funciona no brasil) Entao, depois de ler, ler, ler, ler eu ainda nao conclui. Vi bascicamente que a X570- tem o botao fo flash da bios, com portas UBS-C,  mais audio, VRM, blablabla... de fato isso vale a diferenca?

Eu to pensando numa Aorus Elite Wi-Fi, ela me atende, mas fiquei interessado pela Master, porém ela e o dobro do preco. O meu uso nao e extremo, basicamente para edicao de video e jogos sao  bem raro. 

Eu gostaria de uma placa que pudesse ja me deixar de portas abertas para o Ryzen 4 como eu ja vi alguem comentar anteriomente. 

O que você recomendarim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, edujabur disse:

O que você recomendarim?

Como essas MB são novidade está difícil encontrar comparativos.Encontrei esse:

https://www.profesionalreview.com/2020/08/17/amd-b550-vs-x570/

Pelo que ví a diferença é parecida entre 450 e 470, básicamente mais periféricos, linhas de PCI-e, VRM mais parrudo.Uma diferença que achei muito interessante é a quantidade de entradas M.2, isso sim, pode fazer muita diferença pela economia de energia e simplificação na instalação dos dispositivos de armazenamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!