Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração:

Ram: Team Group T-Force Vulcan 8gb DDR4 3000mhz
Placa de vídeo: Radeon Rx 570 8gb VRAM
Placa-mãe: AsRock A320M-HD
Processador: AMD Athlon 3000g
Fonte: 500w- 80PlusBronze PFC
Disco rígido: 1tb 7200/rpm

Bom, antes de mais nada, só queria avisar que eu já revirei a internet atrás de uma solução e por mais que algumas situações sejam semelhantes à minha, ainda assim não ajudaram.

Certo.... Gastei uma boa grana montando este PC, o mesmo tem 1 mês de uso. Eu utilizo para games, estudo e produção de audiovisual. Porém, com quase 1 mês de uso ele deu uma congelada que me deu logo medo e uma dor no bolso porque tô meio quebrado de grana. Fui descartando as hipóteses. Iniciei um live boot do Linux pra descartar uma atualização do windows que tinha sido instalada naquele dia. O congelamento aconteceu de novo. Salvo lembrar que não é dado a tela azul.

Imaginei ser disco. Removi o SATA da placa-mãe e iniciei o live boot novamente. O congelamento rolou de novo. Retirei a placa de vídeo. O congelamento de novo. Não acredito que possa ser a memória RAM, pois se não nem ligaria. Olhei os capacitores e todos estão intactos. Não superaquece, nem dá tempo de aquecer na verdade.

Eu não tenho outra placa-mãe ou outro processador pra testar e sanar a minha dúvida. Mas eu não entendo muito a respeito de incompatibilidades e o meu questionamento é este. Sabem me dizer pelo modelo e marca se pode ser este o caso? Eu já estava pensando em adquirir um Ryzen 5 3400g ou seu antecessor, mas tenho medo de comprar e o problema ser a placa-mãe. :(

podem me ajudar???

Postado

Bom, a princípio achei que havia funcionado. Realmente o clock da memoria estava em 3000. Alterei para 2133 conforme você disse. Foi a primeira coisa que fiz quando acordei. Liguei e alterei logo. Iniciou o sistema normal. Abri um jogo pra testar, Shadow of War, joguei por uns 20 minutos. Pausei, fui tomar café. Quando voltei ainda estava funcionando. Terminei uma missão, durou uns 15 minutos e logo fechei. No entanto, minha esposa pediu para fazer uma alteração em um documento no Word, quando abri o documento congelou. Com isso constatei que alterar o clock da RAM não foi relevante. E sim, apenas funcionou pois ficou a madrugada desligado. Acredito que está relacionado com o tempo em atividade. Agora quando ligo, congela em segundos ou poucos minutos. Mas se deixo algumas horas desligado, quando ligo, dura mais tempo. Realmente não faz sentido pois não há superaquecimento. Ainda acho que seja a placa-mãe ou o processador. A duas coisas que não tive como testar, e ainda tenho com receio de substituir um dos dois e o problema ser na outra peça.

@Atretador @Atretador

Postado
Em 18/07/2020 às 15:06, Atretador disse:

tenta trocar a placa-mãe de slot.

Se conseguir, testa com o modulo do PC de algum amigo ao in vez do seu.

Bom, eu demorei a conseguir outro CPU pra realizar o teste, mas somente quando consegui, notei que era um i5 989 e não encaixaria no meu socket am4.

Mas resolvi relatar aqui algo muito intrigante que aconteceu. Bom, eu liguei ele e congelou em 2 minutos, "normal", então reiniciei forçadamente. Quando ligou, prontamente abri GTA V, joguei por mais de uma hora. O curioso é que assim que fechei o jogo, travou em uns 20 segundos depois. Liguei novamente, abri o jogo e o deixei minimizado, ficou funcionando "perfeitamente" de ontem a noite até hoje pela manhã. Como tenho que ir trabalhar, fechei o bendito jogo e adivinhem... Isso mesmo, congelou assim que fechei. Isso foge muito de tudo o que eu já vi. Queria mesmo saber o motivo dos congelamentos, mas confesso que já estou quase comprando um kit CPU + Motherboard pois preciso estudar nele. A menos que eu deixe sempre um game minimizado.

Postado

@RamonyMLima Com o jogo minimizado, ele estava sem prioridade de processamento. Quando fechou, para sair do jogo ele deve ter voltado a prioridade momentaneamente.

Pra mim parece problema de memória, alguém que posso lhe emprestar um modulo DDR4 para testar? E tentou o que eu falei, de trocar a memoria de slot?

Postado

Sim! Acabei de testar. Troquei de slot e continua o problema. Vou tentar um outro pente de RAM, mas talvez só semana que vem. Enquanto isso segue minimizado os games.

adicionado 34 minutos depois

Olá! Bom, acabei de notar que o módulo da minha memória RAM (TLPBD48G000HC16C01) Não consta na lista de suporte de memória no site da ASROCK. Significa que a minha placa-mãe é incompatível com ela RAM? ESTAVA FUNCIONANDO NO INÍCIO. 

IMG_20200722_213223837.jpg

• mês depois...
Postado
Em 22/07/2020 às 08:50, Atretador disse:

@RamonyMLima Com o jogo minimizado, ele estava sem prioridade de processamento. Quando fechou, para sair do jogo ele deve ter voltado a prioridade momentaneamente.

Pra mim parece problema de memória, alguém que posso lhe emprestar um modulo DDR4 para testar? E tentou o que eu falei, de trocar a memoria de slot?

@Atretador Bom, já a quase um mês desde que vim por meio deste buscar uma orientação quanto ao meu problema, eu consegui lhes dar um feedback. Bom, de antemão informo logo que o problema ainda persiste. Aqui vai o que ocorreu nas ultimas semanas.

A duas semanas eu comprei um novo módulo que estivesse incluso na lista de suporte da ASROCK A320M-HD, eu adquiri uma RAM DDR4 ADATA 4Gb. Instalei somente ela, removi a "antiga", e ligou normal. Deixei tocando uma playlist no Spotify. Passou vários minutos sem o congelamento. Porém em um momento tive que me ausentar da frente do PC e notei ao longe que a musica havia parado. Quando retornei estava na tela de login do Windows. Entendi que havia reiniciado. Então desliguei e adicionei a outra RAM ao lado, e congelou em segundos. Removi a antiga e deixei a nova sozinha novamente, porém em outro slot, e congelou em segundos. Tornei a colocar no slot anterior e congelou em segundos. Estou escrevendo tudo isso deste referido PC, e claro, com um jogo minimizado. Como eu havia suspeitado desde o início, ainda acho que deva ser a placa-mãe. Porém, existe a possibilidade de ser o processador? Estou levantando uma grana para adquirir  um kit upgrade com Ryzen 3 ou Ryzen 5. Mas gostaria muito de saber a fonte do meu problema, pois assim, caso seja o CPU, eu compraria apenas o Ryzen. Enfim. Ainda segue este mistério.

adicionado 17 minutos depois

Inclusive estou com um SSD guardado para instalar o sistema nele e usar os HDs como escravos, porém ele também congela naquela dela de instalação do Windows. Se em live boot do Linux já congela, não me admiro congelar na instalação do Windows.

• 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
Postado

PROBLEMA IDENTIFICADO E RESOLVIDO.

Bom, já tem quase uma semana que finalmente resolvi o problema e meses que identifiquei, então lembrei deste post aqui e vou descrever o que ocorreu e como resolvo o problema caso possa ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo.

Conforme descrito acima, minhas primeiras conclusões seriam em torno da placa-mãe, CPU, e RAM. Comprei a RAM e não funcionou. No período da black friday (que foi a pior esse ano de 2020) resolvi comprar uma placa-mãe nova, sem a intenção de fazer um upgrade, e sim resolver o meu problema, pois, não havia nenhum amigo ou conhecido com uma placa socket AM4 que eu pudesse testar e eu me recusava a crer que o problema seria o CPU. Então comprei uma Asus EX-A320M Gaming. Foi uns R$ 480,00. Instalei tudo certinho e fiz o teste de bancada mesmo. Pluguei apenas o necessário para a inicialização do sistema. Sem placa de vídeo, sem RGB nem nada, coloquei apenas um módulo de RAM de 4gb. Enfim, ligou normal e não congelou... por um tempo. Deixei na bancada e fiquei acessando a web, baixando os drivers necessários. Desativei o Windows Update pra ele não baixar nada genérico. Baixei os pacotes e antes que eu pudesse instalá-los, isso mesmo, congelou. E o emputecimento veio. Resumindo, o problema era a única peça não testada e a ultima coisa que eu queria que fosse... o processador. E vendi a outra placa-mãe por R$ 400,00, afinal estava com poucos meses de uso e em perfeitas condições. Assim, não foi um total prejuízo.

A algumas semanas atrás, quando terminei de juntar uma grana, adquiri o Ryzen 3 2200g, não optei por um superior por questões financeiras e também por não necessitar tanto de poder de processamento (embora este Ryzen 3 em conjunto do resto do meu hardware rodar uns jogos que é uma belezinha). Bom, com isso o problema foi resolvido 100%, completamente mesmo, com pé junto, uma mão na bíblia e a  outra levantada.

AGORA LEIA ISSO POR FAVOR, POIS DESCOBRI O QUE CAUSOU ESSE PROBLEMA NO MEU ATHLON 3000G. Talvez possa te ajudar a evitar esse problema.

Descobri esse problema entre o Natal e o ano novo. Estava jogando um Dota 2 numa manhã rolou uns problemas de chuviscos. Eu gelei porque pensei que fosse a placa de vídeo. Eu não mencionei antes, pois não achei que seria relevante, mas isso ocorria raramente, não com frequência, mas ocorria. Como não resultava em congelamento, não mencionei. Enfim, na mesma hora retirei a placa de vídeo e voltei a jogar, esperando o tal chuvisco. E sim, ocorreu de novo. Deixei um tempo a placa de vídeo guardada, evitei jogar jogos pesados, nem joguei na verdade por um tempo. E esses chuviscos continuaram, até então, eu já havia trocado a placa-mãe e achei que fosse o CPU morrendo. Enfim, até que eu percebi uma coisa que tenho até vergonha de falar isso aqui 🤦‍♂️.

Em uma certa vez que o chuvisco ocorreu, notei que foi ao mesmo tempo que ouvi o som do acendimento automático do fogão da minha mãe. Na mesma hora, pedi pro meu irmão olhar a tela do monitor e eu mesmo fui apertar o bendito botão do fogão, e vi com meu olhos o monstro causador desse problema, que me tirou o sono e a paz por meses. Me causou um estresse que... enfim. O problema é que a fiação da casa não possui aterramento, e esse fogão é meio bugado pois a energia demandada pro acendimento automático é intermitente, a energia oscila, e esses picos de energia ferraram o CPU. Digo isso  porque os chuviscos aconteciam antes dos congelamentos. Se for outra coisa fora isso, eu desconheço, pois desde que baixei a lei na cozinha pra usarem aqueles acendedores de mão, isqueiros ou fósforo mesmo, não ocorreu mais os chuviscos desde Dezembro de 2020.

Agradeço demais ao @Atretador por esclarecer e expandir as fronteiras dos limites que a minha visão alcançava sobre o problema que eu enfrentei. E agradeço a comunidade CH por expor aqui o meu problema que, sendo solucionado, poderá servir pra alguém no futuro.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

mano pior que eu também tenho um Athlon 3000g e tenho o mesmo problema so que o meu e raro de acontecer ja troquei placa-mãe e continua so falta memória e processador mais conserteza creio que seja o processador pois tenho um colega que tem esse mesmo problema com o mesmo processador  MANO O SEU REINICIAVA DO NADA ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!