Ir ao conteúdo

PC lento e dando travadas em jogos.

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Eu venho notado alguns problemas em jogos como algumas travadas em alguns momentos mas agora tem ficado mais constante e eu sentindo isso até em uso diário como abir uma pasta até em reproduzir alguns videos. Ficou pior quando eu tirei uma memoria(por que a placa-mãe não dava vídeo com as duas tenho até um tópico sobre isso) ficando só com 4gb, penso que o problema seja o HD porque eu realizei o teste nas memorias do windows e não relatou problema mas eu abri o crystaldiskinfo e apareceu isso.

HD 

adicionado 49 minutos depois

Aqui ta os dados que obtive com o HDTune

HDTune_Benchmark_TOSHIBA_MK5065GSXF.png

HDTune_Error_Scan_TOSHIBA_MK5065GSlXF.png

• 2 semanas depois...
Postado

Outra coisa que eu percebi também é que quando a quedas de fps em jogos causando stuttering tanto o uso da gpu quanto o da cpu cai bastante para casa dos 0~10% agora não sei mais o que pode ta gerando esse problema se alguém já teve um problema parecido e resolveu me ajude. Edit: eu ja usei o furmark e o uso da gpu não cai a temperatura não passa dos 76, e a do processador não passa dos 70, ja usei o MemTest e não foi encontrado erro na memoria.

• Moderador
Postado
Em 18/07/2020 às 16:55, FShinzo disse:

HDTune_Benchmark_TOSHIBA_MK5065GSXF.png

O seu HD está tendo quedas bruscas na taxa de leitura, o ideal seria que ele estivesse igual a imagem:

image.png.4f4490015c5aab7b3d56937b3727d086.png

O CrystalDiskInfo informou que existem badblocks (setores defeituosos) no seu HD que já foram marcados para não ser mais utilizados: mas não muda o fato de que existem defeitos físicos na unidade, e apesar de não estarem em nível crítico, nunca é bom utilizar um HD defeituoso e recomendo que troque-o assim que possível (de preferência por um SSD).

Abra um CMD como administrador, digite "chkdsk /r" e tecle enter, tecle S e reinicie o computador, ele irá fazer uma análise completa atrás de badblocks e recuperar eventuais arquivos corrompidos (esse procedimento pode demorar algumas horas, não o interrompa), apesar de esses badblocks já terem sido marcados para não serem mais utilizados, recomendo que faça isso e veja se o problema persiste.

Postado
17 minutos atrás, GabrielLV disse:

O seu HD está tendo quedas bruscas na taxa de leitura, o ideal seria que ele estivesse igual a imagem:

image.png.4f4490015c5aab7b3d56937b3727d086.png

O CrystalDiskInfo informou que existem badblocks (setores defeituosos) no seu HD que já foram marcados para não ser mais utilizados: mas não muda o fato de que existem defeitos físicos na unidade, e apesar de não estarem em nível crítico, nunca é bom utilizar um HD defeituoso e recomendo que troque-o assim que possível (de preferência por um SSD).

Abra um CMD como administrador, digite "chkdsk /r" e tecle enter, tecle S e reinicie o computador, ele irá fazer uma análise completa atrás de badblocks e recuperar eventuais arquivos corrompidos (esse procedimento pode demorar algumas horas, não o interrompa), apesar de esses badblocks já terem sido marcados para não serem mais utilizados, recomendo que faça isso e veja se o problema persiste.

Bom eu fiz e rodei o HDTune segue os dados do benchmark creio que não tenha mudado, uma coisa que eu notei tambem é que em alguns jogos a temperatura do hd vai até 54 isso é muito alto? Também procurei bota aqui o chkdsk no log de eventos do windows
newHDTune_Benchmark_TOSHIBA_MK5065GSXF.png.97aae4e751f9f2c17fcc2f36977edac7.pngimage.thumb.png.be084d58fd70aae586a6ec99e82a7715.png

• Moderador
Postado
1 hora atrás, FShinzo disse:

Bom eu fiz e rodei o HDTune segue os dados do benchmark creio que não tenha mudado, uma coisa que eu notei tambem é que em alguns jogos a temperatura do hd vai até 54 isso é muito alto? Também procurei bota aqui o chkdsk no log de eventos do windows

Aparentemente tudo OK com o HD e com o comando chkdsk /r (apesar do que expliquei no post anterior).

E essa temperatura até onde eu sei está aceitável, pois os HDs são feitos para trabalharem em até 60ºC.

Você utiliza estabilizador? Qual a configuração completa do seu computador?

Postado
7 minutos atrás, GabrielLV disse:

Aparentemente tudo OK com o HD e com o comando chkdsk /r (apesar do que expliquei no post anterior).

E essa temperatura até onde eu sei está aceitável, pois os HDs são feitos para trabalharem em até 60ºC.

Você utiliza estabilizador? Qual a configuração completa do seu computador?

Uso os filtros de linha da clamper no caso o iClamper Energia 5.

Cpu xeon e3-1220v2

Gpu Rx570 4gb gigabyte

placa-mãe asus h61ma-br

1x4gb 1333 Kingston

HD 2.5 500gb toshiba

Fonte Cv450w corsair

• Moderador
Postado

Faça uma análise no seu processador com o Intel Diagnostic Processor Tool:

https://downloadcenter.intel.com/download/19792/Intel-Processor-Diagnostic-Tool

Faça uma análise profunda no seu HD com o WD Data Lifeguard Diagnostic (utilize a opção "extended test"):

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp&i

Limpe seus módulos de memória com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha da memória), após isso conecte-as novamente na placa-mãe e faça uma análise completa com o Memtest:

De resto não há muito o que se possa fazer pois como o HD Tune e o CrystalDiskInfo alertaram, seu HD deve estar com algum problema além do que foi descrito e o WD Data Lifeguard Diagnostic irá informar se existem ou não, mas independente do resultado, aparentemente a única coisa a ser feita é substituir seu HD.

• Obrigado 1
Postado

@GabrielLV Ok vou fazer amanhã todos esses testes e passo aqui o resultado mas ja fiz o do wd data lifeguard diagnostic e ele passou amanhã tiro print e mostro aqui. E ja comprie outro hd e ver se o problema é ele mesmo.

• Moderador
  • Solução
Postado
33 minutos atrás, FShinzo disse:

To com o HD novo aqui ele esta normal?

Perfeitamente, compare o resultado do seu HD novo com o do HD antigo:

Novo:

image.png.2f000ecd36277a5f8f0037a08ab6aef7.png

Antigo:

image.png.85375a4844afdbfbc2560e1db410f3ae.png

O seu HD novo está com uma taxa de leitura contínua, enquanto que o HD velho está tendo quedas bruscas, e como foi informado no CrystalDisk no HD velho:

image.png.1909383c82396e94a873f5d9ce3e6eb1.png

"Reallocated Sectors Count", este erro indica que existem badblocks (setores defeituosos, causados por danos físicos) no HD que já foram marcados para não ser mais utilizados, e apesar de isso ser um quebra-galho, não muda o fato de que ele estava danificado, e aparentemente o problema não era apenas nos setores defeituosos, mas também no cabeçote de leitura que estava causando as quedas bruscas.

No geral, utilize seu HD novo a partir de agora e descarte seu HD antigo 👍

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Perfeitamente, compare o resultado do seu HD novo com o do HD antigo:

Novo:

image.png.2f000ecd36277a5f8f0037a08ab6aef7.png

Antigo:

image.png.85375a4844afdbfbc2560e1db410f3ae.png

O seu HD novo está com uma taxa de leitura contínua, enquanto que o HD velho está tendo quedas bruscas, e como foi informado no CrystalDisk no HD velho:

image.png.1909383c82396e94a873f5d9ce3e6eb1.png

"Reallocated Sectors Count", este erro indica que existem badblocks (setores defeituosos, causados por danos físicos) no HD que já foram marcados para não ser mais utilizados, e apesar de isso ser um quebra-galho, não muda o fato de que ele estava danificado, e aparentemente o problema não era apenas nos setores defeituosos, mas também no cabeçote de leitura que estava causando as quedas bruscas.

No geral, utilize seu HD novo a partir de agora e descarte seu HD antigo 👍

Muito obrigado pela ajuda irmão agora vou testar em games aqui... E como foi dado a dica estou planejando pegar um ssd no futuro pelo menos para o sistema eu ja clonei o hd antigo pro novo agora não sei como vou fazer pra passar 500 gb de arquivos para o futuro ssd 😁 um abraço.

• Moderador
Postado
agora, FShinzo disse:

Muito obrigado pela ajuda irmão agora vou testar em games aqui... E como foi dado a dica estou planejando pegar um ssd no futuro pelo menos para o sistema eu ja clonei o hd antigo pro novo agora não sei como vou fazer pra passar 500 gb de arquivos para o futuro ssd 😁 um abraço.

Você clonou os arquivos do HD antigo defeituoso para o novo, recomendo que abra um CMD como administrador e execute os comandos:

CHKDSK /R

SFC /SCANNOW

DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Faça isso para garantir que os erros que existiam no HD anterior não estão presentes no novo.

E como você está utilizando um HD novinho e presente comprar um SSD, a dica é você instalar o Windows e seus principais programas no SSD e deixar o HD para instalar jogos e salvar arquivos 👍

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você clonou os arquivos do HD antigo defeituoso para o novo, recomendo que abra um CMD como administrador e execute os comandos:

CHKDSK /R

SFC /SCANNOW

Faça isso para garantir que os erros que existiam no HD anterior não estão presentes no novo.

E como você está utilizando um HD novinho e presente comprar um SSD, a dica é você instalar o Windows e seus principais programas no SSD e deixar o HD para instalar jogos e salvar arquivos 👍

@GabrielLV

5 minutos atrás, GabrielLV disse:

CHKDSK /R

SFC /SCANNOW

Bom no caso eu ainda estou comparando os arquivos mais importantes, fotos, arquivos da faculdade saves no caso não séria mais prático eu reparar windows usando um pendrive? Depois fazer o chkdsk /r? Detalhe que o windows so conseguiu iniciar pelo hd antigo

• Moderador
Postado

Esses comandos podem ser feitos diretamente do próprio Windows, não há necessidade de utilizar um pendrive, mas você pode fazer da forma que achar mais conveniente.

Você não disse que fez uma clonagem? Você alterou a opção de boot na bios para inicializar primeiro pelo HD novo após ter clonado?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Esses comandos podem ser feitos diretamente do próprio Windows, não há necessidade de utilizar um pendrive, mas você pode fazer da forma que achar mais conveniente.

Você não disse que fez uma clonagem? Você alterou a opção de boot na bios para inicializar primeiro pelo HD novo após ter clonado?

Fiz a clonagem de todas as partições no gparted mas na bios não habilitava o hd como opção de boot e quando eu forçava o mesmo não entrava no windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...