Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Intel sem o "k"


carbonii

Posts recomendados

1 hora atrás, carbonii disse:

É possivel fazer overclock em um i7 2600, i7 3770, i7 4790, enfim sem o "k" no final. Sim eu sei que os que tem o "K" são desbloqueados para overclock porém vi vários vídeos de pessoas fzendo over em i7's sem o K no final e "dá na mesma".

Isso varia muito de geração para geração, não tem uma regra... por exemplo, você consegue certo ganho por bclk nos de 2a e 3a geração. Mas de Haswell para frente, só consegue no máximo 1 ou 2mhz, e isso se tanto, mas depois trava. Com Skylake, tinha também o hack de OC com Bios especial sacrificando um monte de coisas, que francamente não valia a pena. E MultiCore Enhancement é um OC automático que você não tem muito controle sobre.

 

Então embora tecnicamente sim, o conceito de OC em processadores não-k exista, na prática não é algo real.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns casos de "overclock" com os Sandy Bridge e Ivy Bridge não são bem overclocks, mesmo que algumas placas-mãe dessas gerações em questão exponham a opção CPU Ratio, que é o multiplicador de clock do processador, o que dá pra fazer ali as vezes é mudar esse ratio para um número dois pontos acima do normal, como de 32 (3200 MHz / 3.20 GHz) para 34 (3400 MHz / 3.40 GHz).

 

Isso não é bem um overclock pra ser sincera, esse multiplicador mais alto é apenas o multiplicador máximo do Turbo Boost quando todos os cores do processador estão ativos, o que vai fazer o processador aparentar estar em overclock já que ele passa a operar nesses 3.40 GHz ao invés dos 3.20 GHz que subiam pra 3.40 GHz durante a ativação do turbo.

 

Mas na prática mesmo, não tem nenhuma diferença.

 

E detalhe, a partir dos Sandy Bridge até gerações mais atuais subir o BCLK vai fazer com que o clock do PCIe e de todo o resto do sistema suba junto, o que pode acarretar ainda mais instabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, carbonii disse:

Entendi, tava em duvida pois me ofereceram um kit com um i7 4790 16gb ram e tal uma mobo high end... e só compensaria essa configuração para min caso eu pudesse subir o clock dele para uns 4.6ghz, 4.7...

Não vale se não for por um preço muito baixo. E por "muito baixo", digo na casa dos ~1000 ou menos, porque com pouco mais você pega um Ryzen 1600AF e mobo novos, com bem mais desempenho e plataforma moderna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!