Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei processador e placa-mãe recentemente, e foi tudo reconhecido normalmente na página da bios, Ok.

Mas então vou ligar o computador normalmente para entrar em um usuário e então o problema começa, a tela do Windows carregando permanece ali com as bolinha girando por MUITO TEMPO, coisa de 20 a 40 minutos para ai sim abrir a tela de login do Windows, tudo funciona normalmente, todas as peças, todos os recursos delas (chequei fazer transferências grandes de arquivos pro SSD que está instalado o próprio Windows pro HD e vice versa, testes de stress nos outros camponentes e nenhum problema) fiz o scannow no cmd, chkdsk que eu nem sabia que existia também.

Fui tentar reparar o Windows na inicialização com o pendrive, e quando está carregando o pendrive com aquele ícone azul do Windows na tela, o carregamento para e fica uma tela preta que em 30 minutos não aconteceu nada, reiniciei novamente pra tentar abrir pelo desktop a mídia do pendrive mas nada era reconhecido, nenhum pendrive aparecia, fui verificar no gerenciador de dispositivos e constava que já havia uma instância do pendrive carregada e que não era possível utilizá-lo (em todos os pendrives).

Baixei uma mídia nova no PC para tentar formatar e por volta dos 20 a 30% da instalação após as telas de seleção de exclusão dos arquivos o instalador mandava uma caixa de mensagem dizendo "o Windows 10 não pode ser instalado", OK.

Baixei todas as atualizações disponíveis e o upgrade 2004, fui reiniciar e demorou a mesma quantidade na hora de ligar e no meio da instalacao ocorreu uma tela azul, se não me engano aquela de conflitos de drivers, reiniciou novamente no mesmo tempo de espera e a atualização ocorreu normalmente após, mas não adiantou, OK.

Instalação limpa do próprio Windows na página de recuperação, deixei durante a noite pois ele desliga normalmente após o término, acordei hoje e liguei sem problemas acho que nunca foi ligado tão rápido na sua carreira de 1 ano, atualizei uns drivers antigos e quando reiniciei pra aplicar, lá estava a tela de carregamento do Windows novamente com seus 30 minutos de espera

A Só pra constar, durante essa espera, geralmente quando a tela some, os Leds do teclado/mouse piscam então eu sei que é naquele ponto que deveria ser iniciado o usuário do Windows mas quando acontece essa demora dos 30min no momento que os Leds piscam/ligam as bolinhas girando começam a ir mais travadas, fica muito nítido que elas dao umas enroscadas no processo

Descrevi exatamente tudo que fiz até agora, a única opção que ainda não me ocorreu foi a de formatar na mesma tela de recuperação que fiz a instalação limpa do Windows novamente

Então gostaria de uma super ajuda com o problema

Minhas configs sao:

placa-mãe B450M da Asrock steel Legend

Processador ryzen 5 3600

SSD Kingston 240gb

HD de 500gb

16 de RAM

Placa de vídeo uma RX580

• Curtir 1
Postado

PC recém montado? Já havia conseguido rodar o windows nele antes?

Vou ler seu post todo com mais calma assim que chegar em casa, achei seu post no final do expediente. Já te recomendo que atualize sua BIOS por pendrive (é só descompactar o arquivo dentro do pendrive e usar a ferramenta dentro da BIOS). 

Depois disso configure sua BIOS para instalação de sistema (ligue o CSM, desligue o secure boot). Use um pendrive novo ou o mais novo possível para instalar a ferramenta de instalação de windows: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Às vezes o pendrive ter problemas pode impedir a instalação correta.

Tente instalar novamente, mas desconecte esse HD de 500, pois se ele estiver com defeito pode impedir a instalação também. Depois que estiver instalado e rodando normalmente, você testa o HD com HDTUNE ou Crystaldiskinfo.

Lembre de instalar todos os drivers baixando-os diretamente do site da placa-mãe, mas audio realtek baixe aqui: https://www.techspot.com/drivers/driver/file/information/18084/

Ademais, se falhar, rode teste de memória memtest86 pelo pendrive. Faça reset de BIOS entre testes. Teste uma memória por vez. Quando instalar ambas, sempre instale-as nos slots DIMM2 e DIMM4.

adicionado 1 minuto depois

Esqueceu de mencionar a fonte. Se for fonte bomba, pode ser a origem do seu problema também. Confira se conectou todos os cabos de energia na MB e se os cabos do painel frontal estão conectados corretamente. Se tiver dúvidas sobre o painel frontal, conecte apenas o cabo de power switch e deixe o resto desconectado. Lembre de ligar a energia da placa de vídeo, ela tem cabo próprio.

Postado
31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Vou ler seu post todo com mais calma assim que chegar em casa, achei seu post no final do expediente. Já te recomendo que atualize sua BIOS por pendrive (é só descompactar o arquivo dentro do pendrive e usar a ferramenta dentro da BIOS). 

Depois disso configure sua BIOS para instalação de sistema (ligue o CSM, desligue o secure boot). Use um pendrive novo ou o mais novo possível para instalar a ferramenta de instalação de windows: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Tente instalar novamente, mas desconecte esse HD de 500, pois se ele estiver com defeito pode impedir a instalação também. Depois que estiver instalado e rodando normalmente, você testa o HD com HDTUNE ou Crystaldiskinfo.

Lembre de instalar todos os drivers baixando-os diretamente do site da placa-mãe, mas audio realtek baixe aqui: https://www.techspot.com/drivers/driver/file/information/18084/

Ademais, se falhar, rode teste de memória memtest86 pelo pendrive. Faça reset de BIOS entre testes. Teste uma memória por vez. Quando instalar ambas, sempre instale-as nos slots DIMM2 e DIMM4.

Esqueceu de mencionar a fonte. Se for fonte bomba, pode ser a origem do seu problema também. Confira se conectou todos os cabos de energia na MB e se os cabos do painel frontal estão conectados corretamente. Se tiver dúvidas sobre o painel frontal, conecte apenas o cabo de power switch e deixe o resto desconectado. Lembre de ligar a energia da placa de vídeo, ela tem cabo próprio.

Eu já rodava tudo normalmente nesse HD, SSD, RAM, Placa de Vídeo, Fonte (EVGA 600w bronze), apenas troquei a placa-mãe e o processador, processador eu não tava muito satisfeito com o rendimento então precisei o trocar e a placa-mãe simplesmente pra ter algo de uma certa qualidade unido no gabinete, quanto a pendrive vou ter que dar uma olhada se eu acho algum pra atualizar a bios (ela tem o EZ flash que a própria placa-mãe ensina a usar pra atualizar a bios), fios todos ligados corretamente e a RAM também já nos slots 2 e 4, e quando eu coloquei a placa-mãe e ele ligou já instalei os drivers da placa do site tambem, cabos todos certos tirei e coloquei tudo novamente com mais atenção, troquei os cabos e as portas sata também por desencargo de consciência

Escrevi o post indo pros correios pegar o HD novo que vai substituir esse de 500 por sinal, não me importo de formatar o PC também, não há arquivos importantes pra serem salvos mas queria ver todas as soluções antes de tentar aquela formatação do próprio windows

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

usei o crystal disk e deu uns error no HD com o ssd em perfeito estado, o windows está instalado no SSD mesmo (nao sei se essa informaçao é relevante nesse caso)  

image.png

Postado

Bem, vamos recapitular. Você pegou um PC montado e substituiu a placa-mãe e a CPU. Depois que fez isso você limpou o SSD e instalou uma versão limpa do windows 10?

15 horas atrás, Enrico M disse:

usei o crystal disk e deu uns error no HD com o ssd em perfeito estado, o windows está instalado no SSD mesmo (nao sei se essa informaçao é relevante nesse caso)  

Dependendo do tipo de erro o HD pode fazer o sistema travar mesmo sem ser onde o sistema está instalado. Recomendo que teste desconectar o HD da placa-mãe e rodar o sistema para ver se funciona normalmente. Seja como for, esse HD está no fim de vida, pois esses erros que você vê são erros físicos/de desgaste.

adicionado 4 minutos depois
16 horas atrás, Enrico M disse:

Escrevi o post indo pros correios pegar o HD novo que vai substituir esse de 500 por sinal, não me importo de formatar o PC também, não há arquivos importantes pra serem salvos mas queria ver todas as soluções antes de tentar aquela formatação do próprio windows

Se quiser resgatar arquivos, use uma versão portátil do windows 7 ou anterior para fazer o resgate. O Hirens Boot CD é gratuito e pode ser gravado em um pendrive. Com o sistema carregando pelo pendrive, seja em modo de segurança ou não, você deverá ter mais facilidade para transferir os arquivos. 

Alternativamente, você sempre pode tentar rodar seu windows atual em modo seguro, apesar de que no w10 eu nem nunca usei esse modo e não sei se é tão eficaz quanto no W7.

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Bem, vamos recapitular. Você pegou um PC montado e substituiu a placa-mãe e a CPU. Depois que fez isso você limpou o SSD e instalou uma versão limpa do windows 10?

Dependendo do tipo de erro o HD pode fazer o sistema travar mesmo sem ser onde o sistema está instalado. Recomendo que teste desconectar o HD da placa-mãe e rodar o sistema para ver se funciona normalmente. Seja como for, esse HD está no fim de vida, pois esses erros que você vê são erros físicos/de desgaste.

adicionado 4 minutos depois

Se quiser resgatar arquivos, use uma versão portátil do windows 7 ou anterior para fazer o resgate. O Hirens Boot CD é gratuito e pode ser gravado em um pendrive. Com o sistema carregando pelo pendrive, seja em modo de segurança ou não, você deverá ter mais facilidade para transferir os arquivos. 

Alternativamente, você sempre pode tentar rodar seu windows atual em modo seguro, apesar de que no w10 eu nem nunca usei esse modo e não sei se é tão eficaz quanto no W7.

Vamos lá, eu já tinha o PC todo pronto, utilizava até o dia que chegaram as peças novas, substitui tudo e liguei, nao me recordava qual dos meus pendrives havia o SO pra instalar, nessa tentativa de ligar pra verificar todos os pendrives que eu percebi essa demora e sequência de erros, NENHUM dos pendrives haviam sido reconhecidos, todos davam código de erro 38 se não me falha a memória, e nem dando boot tbem, o pendrive é reconhecido na bios mas quando é dado o boot e aquela tela do Windows carregando os arquivos do pendrive ia normal mas na hora de abrir o mesmo após essa tela para me mostrar a opção de instalação a tela fica preta e já era, nada mais acontece, fiz isso com e sem o HD com problema estar conectado, fiz só com o HD sem o SSD e tambem resultou na mesma

Eu nao consigo utilizar nada de pendrive tanto painel frontal como traseiro

Ontem à noite optei por fazer a "formatação" do próprio Windows nas opções de restauração e durante o processo recebi a mensagem de que o computador foi reiniciado durante a instalação e resultou em erro assim era necessário reiniciar novamente e fiquei travado nesse loop

Então fiquei sem saber o que fazer mais e bateu a dúvida se o problema não era na propria placa-mãe, mas hoje vou ligar o SSD na antiga apenas para tentar confirmar a saúde do SSD e tentar formatar e deixar ele limpo pra colocar de volta na nova

Só adicionando, coloquei um pendrive que nunca foi utilizado no mesmo pra confirmar o problema e o resultado foi o mesmo com o erro dos pendrives

Postado
30 minutos atrás, Enrico M disse:

Então fiquei sem saber o que fazer mais e bateu a dúvida se o problema não era na propria placa-mãe, mas hoje vou ligar o SSD na antiga apenas para tentar confirmar a saúde do SSD e tentar formatar e deixar ele limpo pra colocar de volta na nova

Não recomendo que faça isso. Quando o sistema é instalado o windows faz vários ajustes e instala vários drivers internos que o tornam dependente daquela placa-mãe. Se instalar em outra placa-mãe o sistema de uma, isso gerará conflitos garantido.

O que recomendo é que utilize pendrive novo, formatado usando a ferramenta de instalação do windows 10, ou então o RUFUS (formatado para legacy, não UEFI, e partição FAT32 ou NTFS, não GPT), não insira seu pendrive em nenhuma porta USB 3.0 (azuis).

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não recomendo que faça isso. Quando o sistema é instalado o windows faz vários ajustes e instala vários drivers internos que o tornam dependente daquela placa-mãe. Se instalar em outra placa-mãe o sistema de uma, isso gerará conflitos garantido.

O que recomendo é que utilize pendrive novo, formatado usando a ferramenta de instalação do windows 10, ou então o RUFUS (formatado para legacy, não UEFI, e partição FAT32 ou NTFS, não GPT), não insira seu pendrive em nenhuma porta USB 3.0 (azuis).

Se eu apenas pegar um HD nunca antes usado e tentar utilizar o pendrive (que até então não funcionou nesse instante) será que eu teria um sucesso ou esses drivers conflitantes do USB estão na placa-mãe? E ainda, não poderia ser só um defeito mesmo da placa-mãe e não dos outros componentes? Pois aí seria mais fácil acionar a garantia da mesma, acredito que eu tenha até terça pra isso no caso 

Postado

Seu HD estava defeituoso. Testar outro que não esteja é importante. Para eliminar a possibilidade do pendrive ser o culpado, recomendo que use um em bom estado ou novo, com a imagem baixada pelo aplicativo da microsoft pelo link que lhe passei. Se for usar o mesmo pendrive, faça uma formatação nele pelo windows selecionando a opção de restaurar os padrões de fábrica e somente então utilize a ferramenta de download. Pendrives com defeito interferem na instalação, mas se a instalação finaliza sem erros, e o problema só aparece depois disso, então o disco rígido e memória são os próximos a serem diagnosticados.

Diagnóstico de placa-mãe, a menos que você tenha outra idêntica, infelizmente passa por testes de todos os componentes. 

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Seu HD estava defeituoso. Testar outro que não esteja é importante. Para eliminar a possibilidade do pendrive ser o culpado, recomendo que use um em bom estado ou novo, com a imagem baixada pelo aplicativo da microsoft pelo link que lhe passei. Se for usar o mesmo pendrive, faça uma formatação nele pelo windows selecionando a opção de restaurar os padrões de fábrica e somente então utilize a ferramenta de download. Pendrives com defeito interferem na instalação, mas se a instalação finaliza sem erros, e o problema só aparece depois disso, então o disco rígido e memória são os próximos a serem diagnosticados.

Diagnóstico de placa-mãe, a menos que você tenha outra idêntica, infelizmente passa por testes de todos os componentes. 

Troquei o HD por um completamente novo que acabei de abrir do pacote e tentei instalar o Windows com um pendrive que estava dando erro (agora ele foi reconhecido) mas por conta de todos esses problemas, ele corrompeu e deu erro dos arquivos na instalação, já consegui um emprestado pra amanhã testar corretamente.

E aproveitando o gancho, caso dê tudo certo, eu conseguiria utilizar o SSD ainda? Ligando o PC pelo HD e depois formatando o SSD pelo "meu computador" pra depois passar o Windows pra ele? Ou teria que realmente reinstalar novamente no SSD?

• Curtir 1
Postado

@Enrico M Você ainda poderá usar o SSD normalmente se ele não tiver qualquer defeito (vide HDtune e crystaldiskinfo). Se tiver instalado o sistema no HD, recomendo que instale ele do zero no SSD. A transferência entre um e outro é perfeitamente possível usando programas como o macrium reflect e o acronis, mas se você está fazendo tudo novo agora não vejo razão para tanto, pois a instalação limpa e bem feita do windows leva o mesmo tempo para ambos no estágio que vocês está. 

Enfim, faça o teste e ateste que realmente seu problema era o HD antigo. Depois disso, formate seu SSD e instale tudo do zero para ter o melhor desempenho possível.

• Obrigado 1
Postado

instalei o SO no HD e de dentro dele eu nao estava conseguindo utilizar programa algum para a transferencia pro SSD, entao gastei um pouquinho a mais de tempo e após formatar o SSD instalei o windows nele e exclui o mesmo do HD, e estou utilizando meu sistema normalmente agora, agradeço demais a ajuda que voce me forneceu, aqui agora está tudo resolvido

apenas uma duvida que nao sei se voce conseguiria me responder é a se nessa placa-mãe eu possa utilizar aqueles HUBs de PWM pra ligar varios coolers, pois no meu gabinete nao tem circulação alguma de Ar fora da area de processador e dissipadores de VRM (tenho um cooler em cima puxando e o de tras jogando pra fora) e estou bem preocupado com a temperatura do HD e SSD.

Por um amigo usar e recomendar, eu estava pensando no seguinte gabinete https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100004, mas por ter que utilizar no minimo 4 headers de Fan que nao são da placa-mãe eu ja fiquei meio preocupado ou então caso uma hub dessa pese muito pra um conector de 4 pinos suprir 3 ventoinhas, um desse adaptador https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691074112-cabo-adaptador-multi-fan-4-coolers-fan-4-x-3-ou-4-pinos-12v-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=CjwKCAjwsO_4BRBBEiwAyagRTZ-WgO5lMbbz__ZO1IvZ8Gwca7SCrxfXT1El1qJU584utCikMvt8cBoC_PwQAvD_BwE&quantity=1  nao seria menos preocupante?

• Obrigado 1
Postado

@Enrico M O gabinete corsair carbide spec delta é um ótimo negócio. Só as ventoinhas inclusas de fábrica custariam, se compradas avulsas, em torno de 200 reais. Assim sendo, o gabinete sai por 200 e isso já com uma ventoinha não RGB instalada, com qualidade de fabricação corsair e excelente apelo visual. Não tem como errar comprando esse gabinete hoje.

Sobre os splitters de ventoinhas, pessoalmente nunca usei nem pretendo usar. O que acontece é que cada header da placa-mãe tem uma potência máxima que consegue alimentar, e se você sobrecarregar esses headers, pode perdê-los ou até danificar o circuito da placa-mãe. 

O que fazemos nesse caso, normalmente, é alimentar os coolers diretamente pelos adaptadores molex. Como os coolers são de qualidade e baixo ruído, mesmo rodando na velocidade máxima não vão incomodar. 

Claro que no caso do SPEC DELTA, talvez nem precise de adaptadores. Ele vem com uma placa controladora de RGB e, salvo engano, ela já alimenta os coolers também com a necessidade de conectar apenas um cabo à MB para controle de velocidade, sendo que a alimentação é obtida diretamente da fonte. Vale conferir o manual.

adicionado 15 minutos depois

Ok, fui lá conferir o tal do manual. Esse gabinete já vem com splitter para os RGBs, mas não para as ventoinhas. Vi alguns vídeos que mostram que ele não tem nenhum tipo de splitter para o PWM, então você poderá ligar alguns na placa-mãe, quantos ela suportar, mas os demais serão via molex mesmo. Nenhum vídeo ou citação de review explicitou se ele já vem com adaptadores embutidos nos cabos das ventoinhas para MOLEX, o que eu presumo que deva vier, mas posso estar errado.

Seja como for, o que recomendo é que quando chegar você avalie se vai precisar. Os adaptadores PWM>MOLEX são baratos e lojas de informática pequenas costumam ter também.

Ainda recomendo que acrescente mais uma ventoinha para equilibrar seu fluxo de ar, ou passe uma das frontais para o topo. Além disso, se for manter um fluxo desequilibrado, tente manter as que estão com menor fluxo (seja aspirando ou expirando) conectadas via MOLEX (velocidade máxima) e as demais via PWM. Hoje a maioria das MBs tem pelo menos 2 PWM, se a sua for um pouco superior deve ter três. Basta tentar equilibrar de forma lógica. Se for mudar, ou acrescentar, uma ventoinha para o topo, lembre de instala-la no topo mais ao fundo possível, pois isso melhora o arrefecimento. Se for deixar apenas duas na frente, deixe-as na parte inferior, pois isso também tem impacto positivo.

Postado
Em 26/07/2020 às 23:57, WOZ Dods disse:

@Enrico M O gabinete corsair carbide spec delta é um ótimo negócio. Só as ventoinhas inclusas de fábrica custariam, se compradas avulsas, em torno de 200 reais. Assim sendo, o gabinete sai por 200 e isso já com uma ventoinha não RGB instalada, com qualidade de fabricação corsair e excelente apelo visual. Não tem como errar comprando esse gabinete hoje.

Sobre os splitters de ventoinhas, pessoalmente nunca usei nem pretendo usar. O que acontece é que cada header da placa-mãe tem uma potência máxima que consegue alimentar, e se você sobrecarregar esses headers, pode perdê-los ou até danificar o circuito da placa-mãe. 

O que fazemos nesse caso, normalmente, é alimentar os coolers diretamente pelos adaptadores molex. Como os coolers são de qualidade e baixo ruído, mesmo rodando na velocidade máxima não vão incomodar. 

Claro que no caso do SPEC DELTA, talvez nem precise de adaptadores. Ele vem com uma placa controladora de RGB e, salvo engano, ela já alimenta os coolers também com a necessidade de conectar apenas um cabo à MB para controle de velocidade, sendo que a alimentação é obtida diretamente da fonte. Vale conferir o manual.

adicionado 15 minutos depois

Ok, fui lá conferir o tal do manual. Esse gabinete já vem com splitter para os RGBs, mas não para as ventoinhas. Vi alguns vídeos que mostram que ele não tem nenhum tipo de splitter para o PWM, então você poderá ligar alguns na placa-mãe, quantos ela suportar, mas os demais serão via molex mesmo. Nenhum vídeo ou citação de review explicitou se ele já vem com adaptadores embutidos nos cabos das ventoinhas para MOLEX, o que eu presumo que deva vier, mas posso estar errado.

Seja como for, o que recomendo é que quando chegar você avalie se vai precisar. Os adaptadores PWM>MOLEX são baratos e lojas de informática pequenas costumam ter também.

Ainda recomendo que acrescente mais uma ventoinha para equilibrar seu fluxo de ar, ou passe uma das frontais para o topo. Além disso, se for manter um fluxo desequilibrado, tente manter as que estão com menor fluxo (seja aspirando ou expirando) conectadas via MOLEX (velocidade máxima) e as demais via PWM. Hoje a maioria das MBs tem pelo menos 2 PWM, se a sua for um pouco superior deve ter três. Basta tentar equilibrar de forma lógica. Se for mudar, ou acrescentar, uma ventoinha para o topo, lembre de instala-la no topo mais ao fundo possível, pois isso melhora o arrefecimento. Se for deixar apenas duas na frente, deixe-as na parte inferior, pois isso também tem impacto positivo.

Entendi, eu estava procurando outros modelos e achei este da deepcool https://m.kabum.com.br/produto/114953/gabinete-gamer-aerocool-quartz-revo-rgb-mid-tower-com-fan-lateral-e-frontal-em-vidro-67545, na descrição ele menciona que tem um hub controlador RGB porém em alguns vídeos eu vi que as ventoinhas já são alimentadas por essa hub mas ainda estou na dúvida quanto a isso, pois se eu tiver que utilizar os adaptadores PWM Molex eu gostaria de pegar o Corsair mesmo, você pode me ajudar nessa última questão?

Postado

@Enrico M Não recomendo esse gabinete quartz revo por ter tampo frontal em vidro. Geralmente gabinetes com esse tampo frontal em vidro ou não ventilam bem porque tem entradas muito pequenas (que parece ser o caso) ou então acumulam muita poeira por não serem filtrados adequadamente (o que parece também ser o caso). O Corsair vai te atender melhor com preço similar. 

Sobre a alimentação das ventoinhas, basta comprar um adaptador desses: Cabo Adaptador Molex Multifan 4 Coolers 3 Pinos

Tem algumas ventoinhas que tem conector de 4 pinos molex já embutido, como mencionei, e provavelmente será o caso desse gabinete. Se não tiver esse conector é só comprar o adaptador que te passei acima. 

Lembre que tem várias outras opções de gabinetes, então escolha o que tiver o melhor apelo estético para você e tamanho compatível com sua MB.

Esses são os gabinetes que indico por terem boa qualidade de ventilação e construção. Não tem como errar com nenhum deles, observando que tem modelos em versões para placas mãe micro ATX e outras para mid. Se o gabinete for para mid ou maior, cabem todos os tamanhos de placas mãe.

• Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...