Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde rapaziada. Recentemente fiz um Overclock no meu processador e queria saber se está tudo ok, tem algumas vezes que estou jogando e o meu PC reinicia, mesmo a temperatura dele estando em no maximo 60 graus em estresse de CPU. Não faço ideia do que pode ser. Processador: AMD FX 8320E e placa-mãe: N58-GS4 FX

d4735580-ac49-4307-bcb9-5c5c0004518f.png

Postado

N68-GS4 FX* ou N68-GS4 FX R2.0, eu suponho.

E eu vou ser bem franca contigo…

• Pra começar se a tua placa-mãe não for a R2.0, qualquer processador FX que não seja o FX-4100/4300/4320 não é suportado pela placa-mãe.
  • O FX-8320E é um processador de 95W e é suportado pela N68-GS4 FX R2.0, OK.
    • Porém o TDP máximo suportado pela placa-mãe é de 95W também.
  • O VRM dessa placa-mãe é terrivelmente fraco, sem o mínimo de refrigeração adequada o mesmo pode fritar com qualquer processador FX e isso antes mesmo de se pensar em overclock.
  • O chipset dessa placa-mãe, nForce 630a, nem deveria suportar o FX também, ele é até pior que os 780G da AMD.
    • FX no mínimo só é adequado com os chipsets 970, 990X, 990FX.

Por fim, a temperatura máxima pra qualquer processador FX é de até 61° C, chegando a isso ou passando o processador pode começar a apresentar todo tipo de instabilidade. E a medição da temperatura inclusive deve ser feita geralmente pelo AMD OverDrive, uma vez que os sensores térmicos do FX não funcionem tão convenientemente com outros programas de medição.

E o mais importante, manter o processador preferencialmente a 5° C de distância dos 61° C.

Mas de modo geral, creio que essa tua placa-mãe não tenha muito potencial de overclock com esse FX não, e não tem nada que possa ser feito pra melhorar a situação a não ser reduzir o overclock e ver se fica estável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!