Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Eu me chamo Ítalo, acabei de montar meu PC e vi quando eu pego na CPU descalço 

eu levo choque, será que problema é no cabo que tem só dóis plug? A minha fonte deepcool 500w. Instalação de energia na minha casa está tudo ok.

IMG-20200728-WA0012.jpeg

Postado

Parceiro, se for desktop, tente abrir a tampa lateral e checar se não há algum cabo da fonte, que esteja descascado ou com a fiação exposta e em contato com o gabinete, pode ser isso também.

Postado
28 minutos atrás, Italo Bruno disse:

Bom dia!

Eu me chamo Ítalo, acabei de montar meu PC e vi quando eu pego na CPU descalço 

eu levo choque, será que problema é no cabo que tem só dóis plug? A minha fonte deepcool 500w. Instalação de energia na minha casa está tudo ok.

IMG-20200728-WA0012.jpeg

adicionado 6 minutos depois

Pode ser algum contato indesejado do cabo de energia com a fonte ou com o gabinete.

Se for um choque "fraquinho" pode ser só falta de aterramento mesmo, o que é meio perigoso, pois esse "fraquinho" pode ficar forte com o tempo.

A solução ideal é instalar um cabo de aterramento, ou pelo menos fazer um aterramento meia-boca para evitar acidentes imediatos.

Uma solução tabajara, que nem sempre funciona, é inverter os pinos da tomada, caso a tensão da sua casa seja 110V.

Postado
1 hora atrás, Wal SJC disse:

adicionado 6 minutos depois

Pode ser algum contato indesejado do cabo de energia com a fonte ou com o gabinete.

Se for um choque "fraquinho" pode ser só falta de aterramento mesmo, o que é meio perigoso, pois esse "fraquinho" pode ficar forte com o tempo.

A solução ideal é instalar um cabo de aterramento, ou pelo menos fazer um aterramento meia-boca para evitar acidentes imediatos.

Uma solução tabajara, que nem sempre funciona, é inverter os pinos da tomada, caso a tensão da sua casa seja 110V.

Aqui é 220v, atomada já tem aterramento, choque é fino e é só quando eu pego no gabinete descalço.

Screenshot_2020-07-29-11-02-07-649_com.miui.gallery.jpg

Postado
25 minutos atrás, Italo Bruno disse:

Aqui é 220v, atomada já tem aterramento, choque é fino e é só quando eu pego no gabinete descalço.

Screenshot_2020-07-29-11-02-07-649_com.miui.gallery.jpg

Se tem aterramento e está dando choque, ou o aterramento está ruim ou não está conectado ao gabinete.

Quando voce coloca a mão no gabinete, está servindo de condutor para a corrente sair do gabinete e buscar a terra, ou seja, você está fazendo o papel de cabo de aterramento.

Essa é uma situação de risco potencial que você deve evitar pois, como sabemos, as vezes pode vir algo mais do que os 220 volts esperados, através da rede elétrica.

Uma descarga atmosférica, por exemplo, durante um temporal. Ou mesmo uma falha da rede elétrica externa, onde um cabo de alta tensão (que fica mais alto nos postes), cair sobre a rede de distribuição secundária (que vai para as casas). Quando isso acontece, costuma queimar aparelhos elétricos dentro das residências. Se você estiver com a mão no gabinete nesse momento, poderá sentir algo mais do que um choquinho "fino".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...