Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Recentemente eu comprei um novo kit para substituir o meu atual, ele possui as seguintes configurações:
Ryzen R5 3600

TUF B450M-PRO GAMING
2x8GBs DDR4 2666MHz HyperX

Corsair CX650W Plus Bronze

Vou manter a minha GTX 970, armazenamento e gabinete da assinatura, porém eu gostaria de saber. É necessário comprar um cooler para o 3600? ou o Stock aguenta?

Digo isso pois eu jogo games pesados e com uso moderado-pesado para CPU (GTA V, The Witcher 3 e WATCH_DOGS 2) e tenho receio de as temperaturas ficarem muito altas (considero acima de 65 algo preocupante pois o ambiente que o PC irá ficar não é dos mais ventilados)

Eu acabei fazendo algumas pesquisas e sempre me deparo com uns falando que ele aguenta sem problemas e não fica muito quente e outros relatando que ficam acima de 80C, então não sei para qual devo acreditar.

Agradeço desde já.

• Solução
Postado

Sua GTX 970 é bem fraquinha pro 3600, ele vai levar ela com uma mão nas costas. O cooler stock aguenta sem problemas, mas pra isso você tem que se livrar dessa nóia dos 65 graus. O limite térmico do processador é 95, até uns 75~80 ainda é absolutamente tranquilo. Na verdade ele ainda precisa de bem mais que 95 pra sofrer algum tipo de dano.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@Yuquito faça alguns testes, porém 65 graus tá bem tranquilo. Como o colega disse acima, o processador precisa de muito mais do que isso para estragar.

Se teu gabinete é bem ventilado, é só ir monitorando os jogos que você gosta pra ver se tem alguma anormalidade.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sua GTX 970 é bem fraquinha pro 3600, ele vai levar ela com uma mão nas costas. O cooler stock aguenta sem problemas, mas pra isso você tem que se livrar dessa nóia dos 65 graus. O limite térmico do processador é 95, até uns 75~80 ainda é absolutamente tranquilo. Na verdade ele ainda precisa de bem mais que 95 pra sofrer algum tipo de dano.

Ah sim kkk eu já imaginei que a 970 não iria dar trabalho pra ele, é que eu acabei trocando o kit mais por causa de um problema que houve com a configuração anterior e tudo mais, e como foi um dinheiro legal que saiu, não vou trocar ela tão cedo porque ela está suprindo as necessidades por enquanto.

Em relação a noia dos 65... sim eu tenho esse medo kkkk e já vi sobre essa faixa de temperatura que ele deve operar normalmente. Meu maior medo seria ele desgastar muito rápido por não estar tão bem resfriado e não conseguir chegar no boost com tanta frequencia.

E aproveitando o ensejo, teria alguma sugestão de placa que consiga performar legal com o 3600?

Eu acabei comprando uma fonte um pouquinho melhor que a antiga para um futuro upgrade na VGA e estou com receio de ter superdimensionado ela e não precisar de muito mais energia.

9 minutos atrás, XDRZ disse:

@Yuquito faça alguns testes, porém 65 graus tá bem tranquilo. Como o colega disse acima, o processador precisa de muito mais do que isso para estragar.

Se teu gabinete é bem ventilado, é só ir monitorando os jogos que você gosta pra ver se tem alguma anormalidade.

Vou fazer isso então, quando os componentes estiverem comigo vou fazer alguns testes.

E em relação ao gabinete, sim, ele é bem ventilado, tem um fan de 120mm na frente jogando ar gelado e um na traseira tirando o ar quente (creio que seja de 80mm, não tenho certeza).

Postado
3 minutos atrás, Yuquito disse:

Meu maior medo seria ele desgastar muito rápido por não estar tão bem resfriado e não conseguir chegar no boost com tanta frequencia.

Essa é uma preocupação que faz especial sentido quando se trata de overclock. Se você está subindo a tensão, o ideal é manter o mais frio possível mesmo. Mas num cenário em que o processador tá em stock e não vai ser usado pra render ou outras atividades que joguem a carga a 100% por horas a fio, não precisa se preocupar se tiver pelo menos uns 10 graus de distância dos 95, sua CPU ainda vai durar muitíssimos anos nessa condição.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Shaman93 disse:

Essa é uma preocupação que faz especial sentido quando se trata de overclock. Se você está subindo a tensão, o ideal é manter o mais frio possível mesmo. Mas num cenário em que o processador tá em stock e não vai ser usado pra render ou outras atividades que joguem a carga a 100% por horas a fio, não precisa se preocupar se tiver pelo menos uns 10 graus de distância dos 95, sua CPU ainda vai durar muitíssimos anos nessa condição.

Entendi. Faz muito sentido e provavelmente eu não irei fazer overclock nela e nem nada.

46 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sua GTX 970 é bem fraquinha pro 3600, ele vai levar ela com uma mão nas costas.

Aproveitando que você mencionou da vga, teria alguma recomendação para o 3600?
Eu comprei uma fonte (CX650w) melhorzinha que a minha antiga thermaltake 600w plus white, pois eu creio que ela estava com alguns problemas, para um futuro upgrade na VGA, mas eu tenho receio que eu superdimensionei ela e comprei muito mais do que o recomendado para uma futura atualização de placa de vídeo.

OBS: Não tenho intenção de fazer SLI/Crossfire, era apenas pegar uma highend.

Postado
2 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Bom vou contribuir um pouco, pois minha situação era igual a sua:

Muito obrigado @Mr. Caio Augusto, eu iriei me lembrar dessas configurações que você realizou. Na verdade, eu ainda não estou com o processador em mãos, é mais pelo fato de quando ele chegar e eu ver que ele começar a esquentar demais ai eu irei testar esses procedimentos, porém o pessoal já me tranquilizou um pouco e falaram que não é pra me preocupar muito com as temperaturas acima de 65C que estaria no costumeiro do componente, o qual foi projetado para trabalhar perto dessa temperatura.

Se eu ver que for algo que está realmente me incomodando, e talvez trazendo gargalo (coisa que eu duvido pois quem será a peça mais fraca do setup será minha 970) eu adquira um air cooler de mais performance.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...