Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, fiz esse projeto de amplificador só para teste mesmo e usei um alto-falante de 8R. Minha guitarra tem uma impedância de aproximadamente 15k (de acordo com minha medida). Porém o som está muito ruim e distorcido(mas a onda está completa, sem cortes), quando coloco uma senoide na entrada, na saída ela aparece completa sem nenhum sinal de 'sujeira', porém quando ligo a guitarra aparece um sinal sujo ou com algum tipo de interferência e o som fica horrível. Alguém pode me dizer o que está errado nesse circuito?

Imagem.jpg

• Membro VIP
Postado

Algo me diz que é falta de blindagem ou blindagem ineficiente. Mas isso é óbvio d+ por isso tentemos algo menos óbvio algo  como você está pegando o gnd do cabo de entrada na saída. O que dá corrente parasita. Obs: observação empírica, conceitual e teórica

Postado
16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo me diz que é falta de blindagem ou blindagem ineficiente. Mas isso é óbvio d+ por isso tentemos algo menos óbvio algo  como você está pegando o gnd do cabo de entrada na saída. O que dá corrente parasita. Obs: observação empírica, conceitual e teórica

Já pensei na hipotese de blindagem e estou tentando resolver. Como devo fazer para essa corrente parasita desaparecer? 

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz Hoje fiz um circuito parecido com esse. Porém em vez de um seguidor de emissor na entrada, usei um 741 com a entrada não inversora e na saída em vez de formar uma configuração darlington, eu coloquei um TIP122 e um TIP127. Mas o som saiu do mesmo jeito, sem qualidade e distorcido, com onda completa na saída e com um pequeno cross-over, pois usei somente dois diodos de polarização porque quando coloquei quatro a corrente subiu exorbitantemente de 150mA para 1,4A e, obviamente, o transistor superaqueceu. Estou pensando em enrolar a protoboard com um papel alumínio e testar pra ver se altera a qualidade, o cross-over eu tento resolver depois que o sinal estiver saindo mais limpo 😉.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, João Victor do rock disse:

fazer para essa corrente parasita desaparecer

Só pra constar ... é hipotética. É questão de referência apenas. Num tradicional exercício mental pense que existe um terra em curto em todo o circuito. Oras, ele vai pro terminal do a.f. também né?. Imagine agora que você pega o terra deste ponto do a.f. pra blindar sua entrada de microfone ou afins. Afinal é terra comum, o destino de tudo😬.  Me diga agora que você consegue sentir mentalmente que a alta corrente alternada vai retornar ou melhor, induzir pela blindagem e somar algo ao frágil sinal de entrada. Se consegue, acaba de pegar um atalho duns 30 anos e bem vindo ao mundo dos insights eletro & técnicos.😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...