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Driver de vídeo congelando PC


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E aí galera, beleza?

 

Bom, meu PC vem apresentando congelamentos espontâneos desde o começo do ano, e já faz um bom tempo que estou quebrando a cabeça para resolver.

Dei um upgrade no computador faz 2 anos, acabei trocando placa-mãe, processador, fonte e memória.

A princípio achei que fosse o disco rígido que estivesse comprometendo o funcionamento, então acabei trocando por um M2, mas nada resolveu...

Em seguida, foi feita a troca da pasta térmica, mas o erro persistiu...

 

Nessa semana, resolvi limpar os drivers AMD do computador com o próprio software da AMD  "CleanUpUtility" e reparei que o computador simplesmente parou de congelar!

Após isso, quando instalei novamente os drivers de vídeo, mas o problema reapareceu.

Já tentei instalar versões anteriores, mas continuou congelando da mesma forma...

Segue o vídeo de como ocorre o travamento, a tela simplesmente desliga e, em seguida o computador congela com uma tela verde: 

Também acontece de congelar sem desligar a imagem.

 

 

Será que é problema do próprio driver ou pode ter alguma coisa relacionada com o hardware? Alguma sugestão pra ajudar?

Utilizo vídeo integrado do Ryzen 3 2200g, colocando uma placa de vídeo o problema poderia ser resolvido?

 

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR:

placa-mãe: ASUS PRIME A320M-K

Processador: AMD Ryzen 3 2200G (Utilizo vídeo integrado)

RAM: DDR4 8GB (2x4) 2400Mhz

FONTE: EVGA 550W

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Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

 

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

 

Pode ser drivers sim, principalmente estes da AMD que são ruins

 

Faça os testes que pedi e depois vamos nos preocupar com isto

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@Mr. Caio Augusto Opa, amigo

Me desculpe pela demora, semana foi corrida.

  • Uso o Windows 10, não realizo Overclock.
  • As memórias RAM estão ok, realizei o diagnóstico do Windows e deu tudo certo. Para garantir, testei uma a uma, mas o PC continuou travando.
  • Fiz o teste do HD, tudo certo também
  • Não utilizo estabilizadores.
  • Única coisa que não cheguei a fazer foi a atualização de BIOS da placa-mãe

 

Essa semana finalmente consegui resolver o problema: Instalei um driver da AMD de 2018, e o problema cessou. Tive que desativar a atualização automática de drivers do Windows também. Deu tudo certo.

 

Agradeço pela atenção! Qualquer outra dica pra melhorar o desempenho é bem-vinda. Valeu, mano

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