Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera!

Então, estou tendo um pouco de dor de cabeça com um pc que adquiri a pouco tempo. Ele possui uma fonte da Corsair com 650w real, um AMD Fx-6100 Six-Core, AMD Rx 550 e 8gb de memória.

Ele estava bem, peguei e formatei a máquina, e então começou a dor de cabeça. Se eu forço um pouco a placa de vídeo, a tela congela, fica tudo preto e aparece o aviso "SEM SINAL".

Todas as peças são novas, mas estive reparando o cooler da placa de vídeo que não gira (até ai tudo normal), mas fiz um teste ontem com o MSI Afterburner e coloquei para funcionar integral, e parou de dar esse tipo de problema.

O que eu posso fazer para colocar o cooler pra girar sem necessitar do Afterburner?

Postado

@EliSabino No MSI Afterburner você pode configurar a curva de velocidade das ventoinhas da GPU. O ideal, na minha opinião, é 50% a 50º e 100% a 70º ou 80º, só dois pontos com escala diagonal.

Se ele estiver lento ou parado mesmo com essa configuração, então convém trocar as ventoinhas ou fazer um "quebra galho". O quebra galho que recomendo, para se poupar de ter que procurar componentes difíceis (ventoinha de GPU tem que ser compatível e é difícil de achar), basta seguir o tutorial desse artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

Já fiz muitas vezes e fica melhor que o original. Só recomendo que use ventoinhas de baixo ruído/rotação.

1 hora atrás, EliSabino disse:

Ele estava bem, peguei e formatei a máquina, e então começou a dor de cabeça. Se eu forço um pouco a placa de vídeo, a tela congela, fica tudo preto e aparece o aviso "SEM SINAL".

Isso dá a entender que o problema está na GPU, no cabo de vídeo ou no monitor. Verifique se todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Não utilize jamais utilize programas que instalam drivers automaticamente (como driver booster) nem deixe os drivers padrão do windows.

Postado
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Isso dá a entender que o problema está na GPU, no cabo de vídeo ou no monitor. Verifique se todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Não utilize jamais utilize programas que instalam drivers automaticamente (como driver booster) nem deixe os drivers padrão do windows.

Então, mas a GPU nunca deu problema, esse PC era de um amigo meu. Eu faço uso do Windows 7, porque no windows 10 o problema acontece com maior frequência, então no windows 7 não consigo instalar driver 100% atualizado, porque não oferece mais suporte para o OS.

Postado

@EliSabino Se sua placa-mãe tem drivers de windows 8 ou 10, use windows 10. Se tem drivers de windows 7, ainda sim tente baixar os drivers manualmente dos dispositivos e instalar o windows 10. Entenda que drivers podem ser baixados nos sites dos fabricantes dos dispositivos também, e essa costuma ser a solução para placas mãe AM3+. Por exemplo, o driver de chipset pode ser baixado diretamente no site da AMD. O driver de áudio pode ser baixado no site da Realtek ou NESTE link, que é ideal para dispositivos mais antigos. O driver de rede pode ser baixado no site da realtek também. O driver de vídeo só no site da AMD mesmo, e tem versão para W10 lá com certeza.

Postado
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@EliSabino Se sua placa-mãe tem drivers de windows 8 ou 10, use windows 10. Se tem drivers de windows 7, ainda sim tente baixar os drivers manualmente dos dispositivos e instalar o windows 10. Entenda que drivers podem ser baixados nos sites dos fabricantes dos dispositivos também, e essa costuma ser a solução para placas mãe AM3+. Por exemplo, o driver de chipset pode ser baixado diretamente no site da AMD. O driver de áudio pode ser baixado no site da Realtek ou NESTE link, que é ideal para dispositivos mais antigos. O driver de rede pode ser baixado no site da realtek também. O driver de vídeo só no site da AMD mesmo, e tem versão para W10 lá com certeza.

Eu uso o windows 7 porque apresentou menos problemas. O windows 10 não se adaptou muito bem ao PC!

Tentei baixar o driver mais atualizado da minha placa de vídeo para o windows 7, mas diz que não possui assinatura eletrônica (provavelmente pelo fato da Microsoft não dar mais suporte ao Windows 7). Então estou usando um driver de Dez/2019 da AMD. Tenho medo de tentar instalar o windows 10 novamente, e voltar o tormento.

Postado

Procure os drivers um a um para windows 10 agora. Se achar os essenciais (áudio já te passei, rede tem no site da realtek, fica faltando o de chipset), então prossiga para a instalação do windows 10. Acredite, o windows 10 hoje é mais estável do que o w7, e mais seguro também. 

Se seu sistema está instável, pela idade dele posso apostar que se rodar um HDtune ou Crystaldiskinfo, vai encontrar erros na aba Health/SMART. Seu problema, nesse caso, seria HD desgastado, não tendo nada a ver com o OS.

adicionado 0 minutos depois

Qual é sua placa-mãe mesmo?

adicionado 1 minuto depois

Para te ajudar, aqui está o link da AMD para download do driver de chipset de sua placa-mãe 100% compatível com windows 10: https://www.amd.com/en/support

Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Procure os drivers um a um para windows 10 agora. Se achar os essenciais (áudio já te passei, rede tem no site da realtek, fica faltando o de chipset), então prossiga para a instalação do windows 10. Acredite, o windows 10 hoje é mais estável do que o w7, e mais seguro também. 

Se seu sistema está instável, pela idade dele posso apostar que se rodar um HDtune ou Crystaldiskinfo, vai encontrar erros na aba Health/SMART. Seu problema, nesse caso, seria HD desgastado, não tendo nada a ver com o OS.

adicionado 0 minutos depois

Qual é sua placa-mãe mesmo?

adicionado 1 minuto depois

Para te ajudar, aqui está o link da AMD para download do driver de chipset de sua placa-mãe 100% compatível com windows 10: https://www.amd.com/en/support

Vou tentar fazer o teste mais tarde, instalando o windows 10.

Seria recomendado deixar a FAN da Placa de Video ativo direto? Porque pelo que parece, a placa de video está super-aquecendo.

• Curtir 1
Postado

@EliSabino

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

No MSI Afterburner você pode configurar a curva de velocidade das ventoinhas da GPU. O ideal, na minha opinião, é 50% a 50º e 100% a 70º ou 80º, só dois pontos com escala diagonal.

Essa é minha indicação. No afterburner você configura a curva de desempenho das ventoinhas. Faça isso e deixe como sugeri. Se ainda sim elas pararem, aí recomendo que pesquise se é normal nessa placa e, se não for, substitua por ventoinhas como sugeri no mesmo post acima.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@EliSabino

Essa é minha indicação. No afterburner você configura a curva de desempenho das ventoinhas. Faça isso e deixe como sugeri. Se ainda sim elas pararem, aí recomendo que pesquise se é normal nessa placa e, se não for, substitua por ventoinhas como sugeri no mesmo post acima.

Teria alguma maneira de deixar permanente ja iniciando com o computador? Porque toda vez eu tenho que abrir pra fazer funcionar.

Postado

Então, fiz a troca do monitor, coloquei um DVI e está funcionando perfeitamente. A placa de video armando a ventoinha somente em programas que fazem uso dela, e o travamento ja não existe mais.

Eu usava uma TV/Monitor com cabo HDMI, não estava se adaptando com essa placa.

Pode fechar e dar como resolvido!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...