Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou com um HD em Raid que faz anos está com um setor defeituoso, apenas um e não mudou em anos, porém quero saber se posso ficar despreocupado com ele, ou é melhor trocar ou tentar reparar, ele esta em um servidor de uma aplicação da empresa. Não tem causado problemas, mas fiquei preocupado.

Agradeço a ajuda

Postado
4 minutos atrás, yvson disse:

Boa tarde, estou com um HD em Raid que faz anos está com um setor defeituoso, apenas um e não mudou em anos, porém quero saber se posso ficar despreocupado com ele, ou é melhor trocar ou tentar reparar, ele esta em um servidor de uma aplicação da empresa. Não tem causado problemas, mas fiquei preocupado.

Agradeço a ajuda

Melhor baixar o HDTune 5.75 e rodar um diagnóstico completo, para ter uma noção real do estado do HD, como um todo.

https://www.hdtune.com/download.html

Se for apenas um setor defeituoso mesmo, dependendo de onde ele for, até seria possível particionar o HD, deixando esse espaço onde está o defeito, como "espaço não alocado". 

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, Wal SJC disse:

Melhor baixar o HDTune 5.75 e rodar um diagnóstico completo, para ter uma noção real do estado do HD, como um todo.

https://www.hdtune.com/download.html

Se for apenas um setor defeituoso mesmo, dependendo de onde ele for, até seria possível particionar o HD, deixando esse espaço onde está o defeito, como "espaço não alocado". 

Boa. Usei o HD tune mesmo. Está mais para o início, não vai dar para particionar pois deve estar próximo ao SO. 

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Tiago Solagna disse:

@Wal SJC Como faz isso para isolar o bad em espaço não alocado ? 

Primeiro voce usa algum software como o HD Tune para localizar onde está o setor defeituoso (se forem bad blocks espalhados pelo HD, não vai dar certo).

Em seguida você cria uma ou mais partições, fora da zona defeituosa.

Na zona defeituosa você não cria partição nenhuma, deixa simplesmente como espaço não alocado.

Resultado: o HD nunca vai "tropeçar" no bad block, porque ele está em um "buraco negro", ou seja, em um local onde o Windows nem qualquer outro software de produtividade/lazer jamais irá explorar.

E o que causa lentidão no PC é exatamente o WIndows ou algum software toparem com um ou mais setores defeituosos.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC Isso só funciona se for apenas 1 bad ? E se já tiver 2 bads espalhados dae já não dá ? Como faço isso ? Qual programa isolo para espaço não alocado ? Com a ferramenta de gerenciamento de disco da própria Microsoft já consigo fazer isso ? Manda um material ou vídeo por favor. 

Postado
31 minutos atrás, Tiago Solagna disse:

@Wal SJC Isso só funciona se for apenas 1 bad ? E se já tiver 2 bads espalhados dae já não dá ? Como faço isso ? Qual programa isolo para espaço não alocado ? Com a ferramenta de gerenciamento de disco da própria Microsoft já consigo fazer isso ? Manda um material ou vídeo por favor. 

Funciona quando tem um erro, ou mais de um, agrupados, mas o HD está estabilizado, os erros não estão aumentando no decorrer do tempo. Quando estão aumentando não tem mais jeito, geralmente o SMART já está dando alerta, e se você rodar o HDTune, o Crystal Disk Info ou outro software de diagnóstico, ele vai apontar problemas sérios e dar recomendação para fazer backup dos dados.

Quando é apenas uma região específica, esse procedimento resolve.

A ferramenta de disco da Microsoft é muito simples e improdutiva, difícil de trabalhar.

O ideal é baixar um software gerenciador de partiçoes, existem vários gratuitos: Easeus Partition Master, Paragon Partition Manager, Aomei Partition Assistant, Mini Tool Partition Wizard, etc. Para operações simples, como essa que eu citei, qualquer um dos gratuitos atende. Para operações mais complexas, como converter GPT para MBR ou vice versa, por exemplo, você terá que pagar pelas versões completas. Mas quem não trabalha com manutenção, raramente precisará de algo mais que as versões gratuitas. 

Cada um desses programas tem aulas no Youtube, explicando como usar.

Mas não é nada complicado, basta entender a ideia, que logo você estará fazendo intuitivamente.

Na verdade, o mais difícil é se familiarizar com os programas, porque você já tem uma ideia do que vai fazer, precisa apenas aprender a usar a ferramenta.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Tiago Solagna disse:

@Wal SJC Legal, tenho o AOMEI e o Mini Tool aqui licenciados, uso muito o AOMEI, o AOMEI consegue fazer esse procedimento ?   

Sim, todos os programas gerenciadores de partições conseguem, é uma operação bem simples.

O pulo do gato é fazer uma varredura com o HDTune antes e, identificar exatamente em que altura do disco está o defeito que você quer isolar. 

O negócio é matemático, se você raciocinar bem, não tem erro!

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC "primeiramente formate seu disco rigido e desmonte todas as partições ate ficar somente uma e depois siga os passo dito no video ...a parte que tiver vermelha memorize rápido ... o seu como tem dito deu erro no 18772 isto significa que tem que criar uma partição de 20 gb para isolar a parte queimada .. e o resto pode criar e usar mais nunca use nada na partição danificada nomeie ela como erro" fonte: https://www.youtube.com/watch?v=gwX5CzEiNmQ

Postado

@Wal SJC Tire uma duvida por favor, os hds do servidor estão em ride, mas se eu quiser substituir por um hd só, dá para clonar tudo para esse hd novo e instalar no servidor sem problema? e dá para fazer a clonagem antes? por exemplo, colocando o hd novo em um case ou em um sata q estiver sobrando. Pergunto isso para não parar por muito tempo o serviço. E obrigado pelas respostas aqui, a você e a todos.

Postado
1 hora atrás, yvson disse:

@Wal SJC Tire uma duvida por favor, os hds do servidor estão em ride, mas se eu quiser substituir por um hd só, dá para clonar tudo para esse hd novo e instalar no servidor sem problema? e dá para fazer a clonagem antes? por exemplo, colocando o hd novo em um case ou em um sata q estiver sobrando. Pergunto isso para não parar por muito tempo o serviço. E obrigado pelas respostas aqui, a você e a todos.

Sim, dá para clonar sem nenhum problema, recomendo fazer isso em uma porta sata livre. O Aomei Partition Assistant é um software gratuito que faz isso facilmente, mas tb tem o Easeus Todo Backup e outros que fazem a mesma coisa.

• Curtir 2
Postado

@Wal SJC ok, então não daria nenhum problema, colocar um hd comun no lugar dos dois em raid que estão lá? teria que fazer alguma configuração adicional? você recomenda algum HD melhor para servidor?

Postado
23 minutos atrás, yvson disse:

@Wal SJC ok, então não daria nenhum problema, colocar um hd comun no lugar dos dois em raid que estão lá? teria que fazer alguma configuração adicional? você recomenda algum HD melhor para servidor?

Se voce clonar o HD ele vai ficar exatamente com estava o outro, mas no caso de Raid eu acho melhor clonar com o sistema desligado.

Explicando: se voce clonar com o HD ativo, pode dar diferença entre a imagem e a situação do HD clonado, no momento em que você terminar de fazer a clonagem, pois o HD antigo estará em atividade.

Se você desligar o servidor, tirar o HD e clonar fora, não tem perigo de dar diferença, pois ele não estará ativo, estará apenas como escravo, em outro PC.

Entendeu a ideia?

Postado

Melhor você tirar cópia do que vai ser substituído.

Nós não conseguimos ver mas, provavelmente, o sistema tem algum identificador que distingue um do outro.

Postado

@Wal SJC Minha ideia era tirar os dois mesmo, e só deixar um, pois me falaram que quando esta em raid, quando um fica com BB o outro também fica, não sei se procede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!